← Negócios Online

O que se passa com Portugal?

Lida 63425 vezes

Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Vou agora falar um pouquinho no modo "empresarial" de uma realidade que vivo no dia a dia:

Temos uma página no nosso website em que anunciamos claramente que damos alojamento/recursos grátis ou patrocionamos projectos.

Como devem calcular, em 2 anos que esta página existe, devemos ter recebido centenas (ou milhares de pedidos). Tirando as Associações sem fins lucrativos ou de cariz social devidamente registas (apoio é sempre aprovado) e os pedidos de patrocínio de Gameservers ou teams (que são sempre recusados), muitos foram os projectos que nos foram apresentados.

Muito interessante certo? Devemos ter montes de iniciativas a serem apoiadas não? ERRADO

E porquê?

Muito simples, senão vejam:

- Descrição dos projectos pobre e sem conseguir chamar a atenção

- 95% oferece publicidade em troca. Porque não oferecerem sociedade? Porque não oferecerem uma fatia do projecto a quem pedem apoio? Não porque as pessoas tem dificuldade em abrir mão do que é deles mas não tem qualquer problema em pedir que os outros lhes dêem o que não é deles

- Dos poucos projectos que tinham uma memória descritiva e conteúdo que valha a pena perder tempo a ler, 99% não está disposto a partilhar  seja o que for com quem vai investir neles.

Sobra o 1% que uns foram aprovados e outros não pelos mais variados motivos.

Para terminar deixo um conselho de "potencial investidor":

- Passem as vossas ideias para o papel

- Criem uma estrutura coerente

- Analisem o mercado e o potencial da ideia

- Desenvolvam algo para ver "como pega"

- Criem um documento dividido em duas partes: Resumo do projecto com foco nas vantagens do investidor e Descrição detalhada de todo o projecto ao mais ínfimo pormenor

- Sejam visíveis: Não se recusem a dar a cara para uma reunião ou o telefone para uma conversa

- Não peçam que o investidor faça tudo. Sacrifiquem um pouco do vosso próprio investimento

- Façam um plano a 2/3 anos e não algo só para o imediato

- Se não sabem apresentar ou não tem jeito, arranjem alguém que o fala por vocês - Lembrem-se que estão a VENDER e que o investidor é o COMPRADOR. Tem de agir como um comercial e cuidem da imagem que passam

Vou terminar por aqui que esta "parede de texto" não deve ser fácil de digerir.

Espero ter deixado alguns conselhos úteis...
Acho que este post merece ser fixo na secção de Negócios Online ou algo semelhante.

Está muito bom, parabéns :)
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O post do Santos revela uma crua realidade...

O pessoal só se queixa que não há apoios e etc, mas também não têm qualquer projecto de interesse para mostrar...

É precisamente este tipo de mentalidade que tem de mudar.... So pelo facto de um ou dois membros terem em consideração o que já foi aqui escrito já fez valer a abertura deste post :)
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Atenção que o PTGamers encerrou devido aos cortes de orçamento originados pela crise. Grandes, pequenas e medias empresas fecharam por todo o mundo... Foi um acontecimento que ninguém conseguio prever e teve efeitos desastrosos no nosso país. Antes disso o projecto estava de saúde. Se queres usar como exemplo o PTGamers posso te dizer que o mesmo tinha já mais de 9 anos e é a prova de como pode ser benéfico investir em projectos nacionais com qualidade.

E eu digo-te que isso é falso. Eles investiram num projecto a pensar que depois iam ter retorno, e não tiveram.

Os 9 anos de história não foram sempre iguais, não foi algo feito da mesma foram durante 9 anos. O final é a prova de que não compensou profissionalizar.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

PTGamers fechou por má gestão... um site daquele tamanho só fecha se quem o administrar não perceber de Internet.

O maior problema da web nacional são as ideias não é bem o investimento.
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Web Milionário  e spec não vou discutir com vocês sobre o PtGamers porque, primeiro não tem nada a ver com o tópico, e segundo porque não sabem do que falam nem o que aconteceu... Têm a vossa perspectiva e opinião do qual eu respeito mas não são donos da razão...

Eu trabalhei la, eu fiz parte do PTGamers, por isso n sabem melhor do que eu o que aconteceu. E ponto final n vou discutir mais sobre o PTGamers pois esse assunto ja é passado, esta encerrado, e não me diz respeito.

De qualquer das maneiras Web Milionário para a próxima vez quando afirmares alguma coisa pelo menos verifica se sabes realmente do que estas a falar...
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Não retiro nem um ponto ao que disse, mas também não vou entrar nessa discussão. Nem noutras aqui, porque já vi que cada um tem ideias muito bem definidas e só quer ler quem concorda com elas.
Offline

batmitra 
Membro
Mensagens 160 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Este tópico está deveras interessante, ainda bem que ainda há pessoas a defenderem conteudo em português.

Eu, pessoalmente sou a favor de criar conteúdo de qualidade em português, aliás a maior parte dos projectos em que me envolvi são em português, no entanto posso dizer-vos que o feedback é realmente muito pobre, pois as pessoas "acreditam" mais nos sites em inglês do que nos portugueses.
Eu tenho, em particular um blog em que me dedico a explicar photoshop e não só, para iniciados principalmente, no entanto posso também dizer, que antes de ter o dominio próprio o mesmo blog existia (ainda existe mas está morto) no blogspot e nessa altura conseguia qualquer coisa como 2000 e tal visitas por dia, repartido entre todos os paises que falam português, agora ,com o dominio próprio e muito por minha culpa que não tenho tido muito tempo para escrever , as visitas cairam para um número ridiculo.

Isto só para dizer que não é por isso que desisto, e não estou a olhar a rendimentos,pois quem for ao site vê muito pouca pub, mas era bom que me rendesse uns trocos, isso sem duvida.


A questão em Portugal passa mesmo pela cultura do nosso povo e atenção que não quero ofender ninguém com o que vou escrever a seguir. Ora reparem:

Sites que têm imensas visitas:

1º -Sites de pirataria, com uns links para fazer download de filmes, livros , jogos, etc, emules e  torrents incluidos
2º -Sites de "gajas" (não quero ofender ninguém) tais como aqueles que fazem blogs a porem fotos dos perfis que existem em redes como o Hi5 ou facebook

3º - Sites cracks para jogos ou outros softwares.

Resumindo, conteúdo com qualidade não é bem visto pela maioria da sociedade portuguesa, mas conteúdo ilegal, bem, adoram.

Eu por exemplo já me dei ao trabalho de perguntar à amazon porque é que não havia uma amazon portuguesa, pois aí começavamos a poder também ganhar dinheiro com eles vendendo artigos de Portugal. A resposta foi curta e simples, que eles neste momento não planeavam investir em Portugal.

Por mim, prefiro poucos mas bons, por isso continuo a lutar para escrever conteúdo em português, no entanto é o mercado estrangeiro que me dá uns trocos na net e isso é a realidade.

Tentem criar um site em Portugal com conteudo de qualidade mas a pagar (opt-in) e vão chegar a algumas conclusões :)
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

O terceiro ponto que disseste não existe muito por portugal.


Bom, agora deixo-vos a comer-se uns aos outros, que esta discução anda muito divertida para um domingo de manhã...

Cheers,

SL
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se vocês acham que em Portugal esta mau... Então aqui na Suíça... uii... lol

Estou aqui há 4 anos e ainda não fiz nenhum projecto em francês, estou a pensar em fazer alguns, mas até agora nada. Isto porque sei que aqui nunca iria ter grande sucessor a não ser com MUITO trabalho.

PORTUGUÊS! Nunca vou deixar de criar projectos em Português! ;) Até agora o único que não é português é o meu portefólio.

Vou ir as HQ da Google em Zurique pedir para me ajudar com um projecto em francês... hehe :P
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Enfim de certa forma isto não é problema exclusivo de Portugal mas sim de todo o mundo. Também é preciso ver que apesar de na Internet as palavras como "qualidade" ou "profissionalismo" terem sido vulgarizadas, as práticas e ideias transmitidas contrariam isso. A Internet está aberta a qualquer um e isso pode ter o seu lado positivo e atrair pessoas capazes ou um negativo e atrair incapazes, Mas como já disse, se a vida real está cheia disso era de espantar se a Internet também estivesse. Cada um defende e acredita naquilo que quer e bem entende, é claro que no final do dia todos sabemos identificar o que é um trabalho de qualidade e isso felizmente é algo que nunca vai mudar.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Boas

Como sou novo aqui no forum, fiquei curioso em saber qual o projecto em que referes no teu post.

Cumprimentos
Jose Pires

Não vou repetir o que já alguns disseram neste tópico, apenas acrescentar isto. Infelizmente Portugal é péssimo para os "webmasters", mesmo que montes um site de qualidade e com potencial ninguém está disposto a investir. Alguma vez Facebooks e companhia teriam o sucesso que tiveram sem a ajuda dos investidores que acreditaram no projecto? Aqui em Portugal isso é muito difícil  ou quase impossível de acontecer.

Eu faço parte de um projecto de sucesso que conta com dezenas de milhares de utilizadores em quase 20 servidores topo de gama e emprega actualmente seis pessoas em tempo inteiro e uma em part-time. Mas fizemos tudo por nossa conta sem a ajuda ou apoio de ninguém. Isto num país como os EUA ou Alemanha teríamos tido investidores interessados no projecto ou outras formas de apoio de forma a crescermos mais e melhor.

Se por um lado somos um país com uma grande taxa de utilização de internet, por outro lado ninguém leva a internet realmente a sério, logo os grandes sites não nos levam a sério...
Offline

justangel 
Membro
Mensagens 924 Gostos 1
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Este tópico está deveras interessante, ainda bem que ainda há pessoas a defenderem conteudo em português.

Eu, pessoalmente sou a favor de criar conteúdo de qualidade em português, aliás a maior parte dos projectos em que me envolvi são em português, no entanto posso dizer-vos que o feedback é realmente muito pobre, pois as pessoas "acreditam" mais nos sites em inglês do que nos portugueses.
Eu tenho, em particular um blog em que me dedico a explicar photoshop e não só, para iniciados principalmente, no entanto posso também dizer, que antes de ter o dominio próprio o mesmo blog existia (ainda existe mas está morto) no blogspot e nessa altura conseguia qualquer coisa como 2000 e tal visitas por dia, repartido entre todos os paises que falam português, agora ,com o dominio próprio e muito por minha culpa que não tenho tido muito tempo para escrever , as visitas cairam para um número ridiculo.

Isto só para dizer que não é por isso que desisto, e não estou a olhar a rendimentos,pois quem for ao site vê muito pouca pub, mas era bom que me rendesse uns trocos, isso sem duvida.


A questão em Portugal passa mesmo pela cultura do nosso povo e atenção que não quero ofender ninguém com o que vou escrever a seguir. Ora reparem:

Sites que têm imensas visitas:

1º -Sites de pirataria, com uns links para fazer download de filmes, livros , jogos, etc, emules e  torrents incluidos
2º -Sites de "gajas" (não quero ofender ninguém) tais como aqueles que fazem blogs a porem fotos dos perfis que existem em redes como o Hi5 ou facebook

3º - Sites cracks para jogos ou outros softwares.

Resumindo, conteúdo com qualidade não é bem visto pela maioria da sociedade portuguesa, mas conteúdo ilegal, bem, adoram.

Eu por exemplo já me dei ao trabalho de perguntar à amazon porque é que não havia uma amazon portuguesa, pois aí começavamos a poder também ganhar dinheiro com eles vendendo artigos de Portugal. A resposta foi curta e simples, que eles neste momento não planeavam investir em Portugal.

Por mim, prefiro poucos mas bons, por isso continuo a lutar para escrever conteúdo em português, no entanto é o mercado estrangeiro que me dá uns trocos na net e isso é a realidade.

Tentem criar um site em Portugal com conteudo de qualidade mas a pagar (opt-in) e vão chegar a algumas conclusões :)

Será que com uma maior aposta de sites e conteúdo de qualidade irá muda um pouco os hábitos dos utilizadores Portugueses?

E n falo apenas em conteúdo escrito, acho que uma maior aposta na multimédia e entretenimento também podia ser interessante para cativar o publico... os maiores sites estrangeiros todos têm podcast, videocast, shows e etc...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

justangel, tenho a minha visão exterior do que aconteceu na PTGamers, um site com as visitas que eles tinham, com a fama que eles tinham só fecha por incompetência, riscos não calculados, má gestão... até aquele email que foi motivo de riso em toda a web nacional, aquele a pedir milhares de euros, só prova a falta de noção de realidade que a direcção teve.

Não quero que concordes comigo, sabes melhor do que eu o que aconteceu... é apenas a minha opinião.



ontopic:

Como Portugueses que somos temos de ter uma justificação para o nosso atraso em relação aos outros países, somos amadores e culpamos a falta de capital pelo nosso insucesso na web... o Google nasceu através de 2 pessoa numa garagem, a Apple nasceu através de 2 pessoas numa garagem, a Microsoft nasceu através de 2/3 pessoas numa arrecadação ou coisa parecida...

A culpa é do dinheiro, é da falta de investimento, é do atraso tecnológico nacional, é das ligações de Internet nacionais, a culpa é de todos... menos nossa. [/sarcamos]
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

o Google nasceu através de 2 pessoa numa garagem, a Apple nasceu através de 2 pessoas numa garagem, a Microsoft nasceu através de 2/3 pessoas numa arrecadação ou coisa parecida...

Nasceu em garagens, mas logo depois teve investidores que fizeram crescer estes projectos. Mas concordo contigo, se por um lado é mais complicado conseguir investidores em Portugal, por outro lado também temos que sabe "nos fazer à vida". Existem projectos de sucesso em Portugal e eu faço parte de um deles e não tivemos ajuda de ninguém. Mas algo ao nível de um Google, Apple ou mesmo Facebook precisa de grandes investimentos, e isso é muito raro conseguir em Portugal. Claro que há excepções, como o SAPO, etc...
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nasceu em garagens, mas logo depois teve investidores que fizeram crescer estes projectos. Mas concordo contigo, se por um lado é mais complicado conseguir investidores em Portugal, por outro lado também temos que sabe "nos fazer à vida". Existem projectos de sucesso em Portugal e eu faço parte de um deles e não tivemos ajuda de ninguém. Mas algo ao nível de um Google, Apple ou mesmo Facebook precisa de grandes investimentos, e isso é muito raro conseguir em Portugal. Claro que há excepções, como o SAPO, etc...

Esses exemplos são as excepções, até porque ideias como essas não surgem todos os dias. Mas não tenho dúvidas que caso alguém apareça com uma ideia nova e totalmente inovadora, vão haver empresas interessadas. Agora atenção, é preciso ter cuidado mesmo quando os apoios surgem, ou o timing é perfeito ou deita-se tudo a perder por uns tostões.