← Desenvolvimento

Tenho dois routers. Como configuro o Dyndns para ter IP Fixo?

Lida 4178 vezes

Offline

dsantospt 
Membro
Mensagens 2 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Olá a todos,

Vou tentar resumir o meu problema de uma forma simples:

Em casa tenho internet da Cabovisão com IP dinâmico e preciso de ter um IP Fixo para poder configurar uma VPN e outros serviços remotos. Por isso comprei o serviço dns dinâmico da Dyndns ( http://dyn.com/remote-access/ ), mas após várias tentativas ainda não o consegui por a funcionar.

Por isso preciso de ajuda. Deixo abaixo explicação do meu problema para que alguém me possa ajudar / dar sugestão:

Em casa tenho dois routers: um é o da Cabovisão (Sagem F@st 3184) e o outro é um TP-Link ER-5120. O router da Cabovisão serve apenas como modem"para passar net" ao TP-Link. Ou seja, do router da Cabovisão sai apenas uma porta LAN que liga à porta WAN do TP-Link.

SETUP:
Cabovisão Internet --> Router Cabovisão [LAN] --> Router TP-Link [WAN] -->  Computadores

Tenho esta configuração porque nunca gostei de usar os routers dos isp's para gerir a minha rede, devido à fraca qualidade deles. Por isso tenho o TP-Link para poder ter uma rede interna mais segura, rápida e fiável.

Em termos de IP's, o router da Cabovisão usa 192.168.1.1 e o TP-Link a 192.168.0.1.

Ora bem, para já a minha pergunta / dúvida é:

1- Ambos os routers têm na sua interface de administrador a opção de configurar o Dyndns. Devo efectuar a configuração da minha conta Dyndns em ambos os routers ao mesmo tempo ou apenas num deles? Se apenas num deles, em qual?

2- Além de configurar a conta Dyndns no router, tenho de fazer mais alguma coisa, tipo abrir portas ou efectuar alguma configuração da minha rede ou computadores?

3- Em termos de DNS, após o serviço Dyndns estar activo posso continuar a usar os servidores DNS do meu ISP Cabovisão, ou tenho de usar os DNS's da Dyndns?

4- Como posso verificar nos meus computadores se estou a usar o serviço Dyndns?

Se precisarem de saber mais alguma coisa sobre a minha configuração para me darem uma ajuda, façam o favor de perguntar.

Obrigado
Offline

fmelo7 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boas!

1 - Será melhor configurares no router do ISP o DynDns.

2 - Sim, terás que abrir as portas no router do ISP e do TP-Link dependendo do serviço que queiras usar.

3 - Poderás continuar a usar os dns do ISP, sem problemas.

4 - Basta verificares se o hostname que escolhes-te no DynDns, está a apontar para o ip de tua casa. ( faz ping ao hostname )