← Desenvolvimento

Quando a proveniência geográfica diferenciada das visitas é um problema

Lida 2731 vezes

Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Boa tarde,

Estou a desenvolver um sitio que aborda vários ramos de uma mesma área e recentemente tenho-me deparado com vários problemas, um dos quais se prende com o facto de ter bastantes visitas provenientes do Brasil.

Isto pode à primeira vista parecer ridículo, uma vez que mais visitas é na generalidade dos casos uma vantagem, todavia tendo em conta que as praticas e preceitos desta área apesar de semelhantes no Brasil e em Portugal não são iguais, não se regendo pelas mesmas regras ou princípios.

Deste modo acabo acabo por fornecer informação "errada" ao visitante Brasileiro.

Haverá então alguma forma de resolver este problema? Por exemplo o visitante Brasileiro aceder a conteúdo para o seu país e o Português conteúdo para Portugal?

Já me sugeriram que atribua uma categoria diferente para cada país, por exemplo "XPTO Brasil" e "XPTO Portugal", no entanto apesar de ser uma hipótese é uma solução imperfeita.

A plataforma usada no sitio é wordpress.

Obrigado
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Remove os links que colocas-te nos sites brasileiros e procura só expor o site em sites de trafego português.

Diz no google webmaster que o site é de Portugal.

É inevitável teres visitas do Brasil, mas consegues reduzir bem a % de tráfego Brasileiro.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se procurares no Google encontras maneiras de filtrar a coisa por IP ou mesmo bloquear visitantes do Brasil

Procura algo como filter visitants by country no Google
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Não terei porventura referido o valor, mesmo que potencial, das visitas provenientes do Brasil, ou seja o visitante proveniente desse país correspondera uma grande cota da totalidade das visita não podendo deste modo ser ignorado ou filtrado como sugeriram.

O que pretendo, e me parece algo difícil de concretizar, é canalizar os visitantes de acordo com a sua proveniência, acedendo os Português ao conteúdo para Portugal e os Brasileiros ao conteúdo destinado ao Brasil.

Obrigado
Offline

Manuel Moreira 
Membro
Mensagens 228 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá Insert


Por acaso estou totalmente solidário com esse teu problema pois num site meu também já o tive. Isto é, queria dar um conteúdo diferente aos users de PT e BR.

Bom, se o problema é este vou-te contar um pouco do que aconteceu comigo.

A minha primeira abordagem, foi a de detectar o IP e o respectivo país e segundo isso redireccionar o user para onde queria. Erro crasso. Ao que tudo indica o Google poderia não gostar da ideia, porque isto é cloaking, feito de boa fé mas é cloaking. Parei antes que fosse tarde demais.

Depois, decidi fornecer o mesmo conteúdo (com ligeiras alterações) para cada "tipo" de user, fazendo-o através da disponibilização da hipótese do user escolher o seu país (isto no canto superior direito). Resultado: pouquícimos users escolhiam a opção. Poderia divagar sobre os porquês, mas deixo isso para outra altura.

Solução: decidi continuar a captar o IP e a distinguir a nacionalidade dos users, mas desta vez, em vez de os redirecionar para onde queria, coloquei uma caixa de aviso enorme onde diz algo como: "Este conteúdo está escrito para users de PT. Para users do BR clique aqui".

Resultados até agora, estou muito satisfeito pois quadrupliquei as minhas "conversões" desde o início deste processo e estou satisfeito também pelo facto de estar a dar a cada pessoa o que ela realmente procura.  

Nota final: aviso que esta foi a minha abordagem. Se é a melhor não sei, mas comigo de certo. Se alguém puder partilhar a sua opinião e indicar algo mais eficiente, também eu terei todo o gosto em "ouvir sugestões", afinal, mais conversões  = mais dinheiro ;)

Boa sorte Insert.


Cumps
MM
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Não terei porventura referido o valor, mesmo que potencial, das visitas provenientes do Brasil, ou seja o visitante proveniente desse país correspondera uma grande cota da totalidade das visita não podendo deste modo ser ignorado ou filtrado como sugeriram.

O que pretendo, e me parece algo difícil de concretizar, é canalizar os visitantes de acordo com a sua proveniência, acedendo os Português ao conteúdo para Portugal e os Brasileiros ao conteúdo destinado ao Brasil.

Obrigado

O que podes fazer e faz-se é detectar a proveniência de cada visita e mostrar Anúncios de acordo com isso.

Se queres diminuir as visitas do Brasil é bom começares por saber a fonte delas, se vêm directamente, dos motores ou doutros sites.

Se for directamente o que duvido, é porque o site é mesmo bom. Se for pelos motores, dizes no google webmaster para apresentar os resultados para Portugal, se vêm de outros sites eliminas a fonte.

Se usares palavras que não são utilizadas no Brasil restringes facilmente a procura também nos motores de busca.


Sem mais informações é complicado ajudar-te, visto que cada caso é um caso.
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Como referi a cota correspondente aos visitantes provenientes do Brasil é muito significativa, e consequentemente não pode ser ignorada nem e excluída.

O que pretendo é direccionar o visitante para o conteúdo destinado ao seu país.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Como referi a cota correspondente aos visitantes provenientes do Brasil é muito significativa, e consequentemente não pode ser ignorada nem e excluída.

O que pretendo é direccionar o visitante para o conteúdo destinado ao seu país.

Assim é complicado de arranjar soluções. As visitas têm que vir de algum lado. Podes fazer o que o Manuel referiu.

Código: [Seleccione]
A minha primeira abordagem, foi a de detectar o IP e o respectivo país e segundo isso redireccionar o user para onde queria. Erro crasso. Ao que tudo indica o Google poderia não gostar da ideia, porque isto é cloaking, feito de boa fé mas é cloaking. Parei antes que fosse tarde demais.
Mas o conteudo tem que ser igual para todos, podes mudar só alguns links de Advertising
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Obrigado pelas sugestões, devo no entanto optar por criar categorias diferentes, que dentro das soluções apresentadas é provavelmente a melhor no meu ponto de vista.

Obrigado
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Outra solução seria criar por exemplo 2 subdominios um para portugal e outro para o brasil, e na pagina principal colocar as bandeiras de cada país, assim o visitante escolhia o país e era enviado para o site correspondente.