← UI & UX Design

Designer vs Pseudo-Designer

Lida 32117 vezes

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Diogo,

Estamos a discutir uma questão de semântica.

Eu posso ser formado sem tirar um curso, e posso ter um curso e não ser formado (leia-se formado como alguém com competências e não com um mero canudo). Logo pessoa com competência/s não é igual a pessoa com curso.

Com isto n quero desvalorizar os cursos ou quem os tira (tb sou licenciado...), somente dizer que é apenas uma mais valia (se aproveitada) e não uma garantia de competência.

Se fosse uma garantia de competência não havia tanta gente à rasca...
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Concordo com o Diogo acerca do assunto dos estudos, comecei a trabalhar em design em 2005 e até ao ano passado tudo o que fazia era sem um estudo prévio, até podia fazer uma coisa muito bonita mas a imagem não era muito estudada, desde que entrei para o curso de design gráfico percebi que há um método, um estudo, uma linha em qualquer dos produtos que concebemos.
Eu tinha realizado alguns trabalhos e até com um bom conceito antes de entrar no curso mas esstá a ajudar-me a melhorar os meus conhecimentos e a qualidade dos meus trabalhos, mas quem frequenta um curso deste genero tem mesmo de gostar porque vejo pessoas que andam aqui por andar e a tirar a oportunidade a quem gostaria mesmo de andar.

Agora já faço um estudo prévio em cada trabalho que faço, até porque isso nos ajuda a dar um trabalho mais rico  em conceito ao cliente.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

- Confundir "mercado do design" com o "mercado de logos a 10 euros" faz pouco sentido.

- Há espaço para todos e não é são os que fazem logos a 10 euros que estragam o "mercado" - se é que alguém estraga...

- E também não é a ordem dos designers que vai resolver este "problema". No máximo irá "chular" uma contribuição anual a todos os que desejarem ser Drs. Designers, tal como acontece com os economistas, engenheiros, etc.

- Ter curso não significa nada. Não faltam por aí canudos que não percebem patavina do que estudaram e outros, autodidatas, que surpreendem tudo e todos com a sua criatividade e desempenho.

- Pessoalmente defendo que cada um deve preocupar-se com o seu trabalho, com os seus objectivos e com os seus alvos. Quem procura logos a 10 euros não está interessado em imagens corporativas a 5000 euros e vice-versa, assim como quem procura um restaurante para comer o prato do dia, não está interessado em caviar a 150 euros o prato, e vice-versa.

- "Valor acrescentado" não significa / não é igual a "lucro". É verdade que muitas empresas competem pelo preço (basta olhar para o webhosting) mas muitas também competem pela diferenciação, e aqui sim, pode-se dizer, adicionam valor aos seus produtos e serviços.

- Compreendo que quem estudou para ser designer (ou outra actividade diplomada) deseje "proteger-se". Contudo, digo-vos com toda a sinceridade: Essa perspectiva / ponto de vista é "chover no molhado" e não nos leva a lado nenhum em termos pessoais ou como sociedade, aka adiciona mais dinheiro ao nosso bolso ou prestigio às profissões. Para obtermos isso basta sermos bons / muito bons no que fazemos e ninguém  nos confundirá / colocará no mesmo saco dos maus prestadores do mesmo tipo de serviços.

Subscrevo inteiramente a opinião do cjseven!

Encomendei 2 trabalhos ao Ricardo e ficaram excelente, não teria possibilidade de pagar 100€ pelos 2 logos, ficaria mais caro que alojamento + domínios e mais temas...

Se não existisse quem fizesse logos a um preço acessível teria que aprender a trabalhar no photshop,etc...

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A mim o que me irrita não são os pseudo-designers mas sim os pseudo-profissionais, esses é que são uma praga e um problema para quem trabalha de forma séria.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não li a discussão aqui toda, mas chegou-me ver estarem a falar dos cursos e gostava de dar uma palavrinha

Um curso não significa nada,  um curso nada mais é que um papel a confirmar um rank criado para estratificar a população.

Quem anda na ilusão que um curso é muito fixe porque toda a gente tira um hoje em dia anda muito enganado, uma pessoa se não chega a um determinado nivel sozinha tambem nao chega com curso e vice-versa

É a maior discriminação possível andar a separar a capacidade e potencial das pessoas com e sem curso
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um curso não significa nada,  um curso nada mais é que um papel a confirmar um rank criado para estratificar a população.

Desculpa? Uma pessoa que tenha andado a estudar 5 anos numa universidade não conta nada? Só podes estar a brincar. Se estiveres a falar de cursos de 100h ou 200h concordo, eu próprio tirei alguns desses e na maioria o que aprendi já sabia, eram muito fraquinhos para quem se quer realmente especializar na área.

Não digo que não existem bons designers sem terem nenhum curso superior, eu conheço um ou dois bem bons, mas dizer que um curso não conta nada só pode ser ignorância.

Um bom curso superior dá muitas bases e ensina metodologias que um auto-ditacta dificilmente terá. Ou pensas que um auto-ditacta ou alguém que tirou um curso de 100h ou 200h aprende o que outro aprendeu em 5 anos a estudar num instituto superior? Sejamos realistas.

Não estou a menosprezar os auto-dictactas, mas sim a contestar o teu menosprezo por quem tem uma licenciatura nesta área.
Offline

João Simões 
Membro
Mensagens 1177 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não li a discussão aqui toda, mas chegou-me ver estarem a falar dos cursos e gostava de dar uma palavrinha

Um curso não significa nada,  um curso nada mais é que um papel a confirmar um rank criado para estratificar a população.

Quem anda na ilusão que um curso é muito fixe porque toda a gente tira um hoje em dia anda muito enganado, uma pessoa se não chega a um determinado nivel sozinha tambem nao chega com curso e vice-versa

É a maior discriminação possível andar a separar a capacidade e potencial das pessoas com e sem curso

Eu falei no curso mas não foi no sentido do "canudo", eu falei no sentido daquilo que aprendemos, saber o que devemos fazer e o que não devemos fazer ou como costumamos dizer conhecer as regras para depois passar por cima delas. Não é tanto o diploma que me interessa mas mais o conhecimento que se adquire com profissionais com muita mais experiência no ramo. E 3 anos a adquirir conhecimentos e a investir mais de 500€/ano nisso não é pouco nem é uma coisa que mesmo em papel "não signifique nada"
Offline

jribeiro 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary

Convém frisar que há cursos e cursos! Há com cada curso de Designer Gráfico que não lembra a NÍNGUEM, onde ensinam a fazer as típicas "montagens".

Se tivermos apenas em consideração os cursos superiores (Design Gráfico, Design de Comunicação) é lógico que são bastante significantes e que por vezes fazem TODA a diferença. É óbvio que há gente competente sem curso, também há gente que sabe que sabe fazer umas contas e não é contabilista mas claro está, não com tanto "profissionalismo"... é a chave!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Acho melhor começarem a separar o curso as in licenciatura (ou até mesmo algo superior a isso) dos cursos de X horas.

Obviamente que nem todos que tiram uma licenciatura saem da universidade/faculdade com os conhecimentos que deviam. Mas quem compara estes dois tipos de cursos ou quem acha que uma licenciatura não serve para nada, não podia estar mais errado.

Não estou aqui a menosprezar os cursos de X horas, mas esses cursos servem para aprender a fazer coisas e pouco mais. Ninguém te ensina o porquê das coisas, a teoria por detrás do trabalho, aquele conhecimento que realmente faz dos demais bons profissionais.

Como o Rodrigues disse, não menosprezem quem tira um curso superior, é simplesmente idiota da vossa parte.

E não estou com isto a dizer que toda a gente deveria tirar um e só assim é que são bons profissionais, nada disso. Mas há que saber separar as coisas e perceber que um gajo que anda a tirar uma licenciatura de 3 ou 5 anos, não anda a ter 1001 disciplinas diferentes por semestre para encher chouriços. Com excepção de uma ou outra claro, mas isso é outra questão.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

idiota é menosprezar quem não tem um curso superior

O conhecimento não se mede, não é por ter um papel a dizer que tem um curso que se pode automaticamente dizer que é mais inteligente ou mais competente
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Como já disse, quanto a mim uma licenciatura permite ao estudante adquirir metodologia, interiorizar processos...a verdadeira "luta" começará depois no mundo do mercado. Aí sim é quando se começam a "moldar" os profissionais, sejam de que área sejam. Ser profissional vai mais além do que ter um curso, seja ele qual for! É uma postura que compreende todo um conjunto de características que permite a alguém exerce com boas práticas a sua profissão.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

idiota é menosprezar quem não tem um curso superior

O conhecimento não se mede, não é por ter um papel a dizer que tem um curso que se pode automaticamente dizer que é mais inteligente ou mais competente

E quem é que disse o contrário amigo? Tu é que menosprezaste os cursos superiores, não o contrário.

Com 18 anos com certeza não tiraste nenhum curso superior (a não ser que sejas algum génio), mas se um dia o fizeres logo nos vens dizer se não serviu de nada e se manténs essa opinião... Até lá falas sem conhecimento e por ignorância.
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

E quem é que disse o contrário amigo? Tu é que menosprezaste os cursos superiores, não o contrário.

Com 18 anos com certeza não tiraste nenhum curso superior (a não ser que sejas algum génio), mas se um dia o fizeres logo nos vens dizer se não serviu de nada e se manténs essa opinião... Até lá falas sem conhecimento e por ignorância.

Realmente dar opiniões sem ter conhecimento de causa, parece-me de alguém imprudente!
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

E quem é que disse o contrário amigo? Tu é que menosprezaste os cursos superiores, não o contrário.

Com 18 anos com certeza não tiraste nenhum curso superior (a não ser que sejas algum génio), mas se um dia o fizeres logo nos vens dizer se não serviu de nada e se manténs essa opinião... Até lá falas sem conhecimento e por ignorância.

Eu nao menosprezei os cursos superiores só disse que nao concordava com essa de por de parte quem não tem curso.

Não não tenho nenhum curso superior, estou a tirar um, mas tenho planos muito bem definidos e não é o papel a dizer que tenho o curso ou não que vai mudar alguma coisa, alias eu não estou a tirar o curso para ter um papel a dizer que o tenho, estou a tirar pelos conhecimentos que posso adquirir adjacente a este e que me facilitarão nos meus planos futuros
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A discussão não é sobre licenciados vs não-licenciados, mas sim sobre designers profissionais vs designers amadores.

Eu próprio tenho vastos conhecimentos com Photoshop, CorelDraw, Flash, etc, e podia se quisesse fazer logótipos e outro tipo de trabalhos, mas nunca me posso considerar um profissional pois faltam-me bases essenciais de design e comunicação que um licenciado em design ou um auto-ditacta experiente já têm.

Não é necessário uma licenciatura em design para se ser um bom designer, mas um miúdo só porque sabe mexer em Photoshop e faz uns logozinhos e banners não se pode considerar um designer profissional.