← Conversa Geral

Duvida: Hardware X Cloud?

Lida 10278 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Do que se diz ao que se faz vai uma grande distância. E sinceramente acho muito improvável que isso venha a acontecer em 10 ou 20 anos. Convém não esquecer que nesta indústria há muitas empresas, empresas poderosas, muitos interesses por trás, as coisas nunca são tão bonitas como se pintam.

10-20 anos? Há 20 anos atrás o topo de gama era um 486 a 50Mhz e há 10 anos o Pentium 4 tinha acabado de ser lançado ;)

Eu acho que em menos de 5 anos vamos começar a assistir a uma séria transição para a núvem.

Alguns factores cruciais prendem-se com o custo, o consumo energético e os serviços que podem ser prestados em núvem.

Quanto à latência... se os jogos correm, então o que não correrá? =) O equipamento Tesla aqui vai ter um papel certamente importantíssimo.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, mas aqui outros valores se levantam, tal como eu disse.

O facto de se utilizar cloud a grande escala iria ter grandes implicações para muitas empresas da área... E quando assim é as coisas nunca são tão rápidas como é expectável.

E continuo a dizer que vai continuar a existir a necessidade de alguma independência deste tipo de serviços em certas situações, já para não falar das questões de privacidade :p
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O futuro (próximo) passa por computadores com o sistema operativo da Google (ou similar), onde tudo é acedido online, incluindo as aplicações, utilizando a tecnologia cloud. Mas claro que vai continuar a existir computadores normais, especialmente para quem utiliza aplicações pesadas.

O cloud vai ser especialmente útil para empresas e profissionais, mas essencialmente para aplicações de escritório e utilização de internet. Neste caso basta um pequeno terminal (até um tablet de 100€ chega) e tudo é acedido online.
Offline

gamer987 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Suponhamos que isso que os amigos falaram aconteça, que tudo vire nuvem...
Vcs acreditam, que nos proximos 10-15 anos ainda haverá fabricação e consumo de desktops e notenooks?


Só acho dificil uma empresa como Dell Alienware falir por conta da nuvem...
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É claro que vai continuar a haver produção. Os computadores não são feitos para quem trabalha ou para quem joga jogos de computador.

Há empresas de desenvolvimento, laboratórios de investigação onde lidas com informação altamente confidencial, etc. etc.
Offline

gamer987 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

É claro que vai continuar a haver produção. Os computadores não são feitos para quem trabalha ou para quem joga jogos de computador.

Há empresas de desenvolvimento, laboratórios de investigação onde lidas com informação altamente confidencial, etc. etc.
Digo, para o user comum, gamers, entusistas... Haverá ainda?
por uns 10-20 anos?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Digo, para o user comum, gamers, entusistas... Haverá ainda?
por uns 10-20 anos?

Ninguém aqui te pode responder a essa pergunta com toda a certeza... Lê o que foi dito aqui e tira as tuas próprias ilações.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É tudo à base de opiniões... Se queres a minha pessoal, e baseado nas minhas convicções: penso que não vão deixar de haver Desktops nem Laptops ou seja o que for do género
Offline

Fábio Pereira 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

É claro que vai continuar a haver produção. Os computadores não são feitos para quem trabalha ou para quem joga jogos de computador.

Há empresas de desenvolvimento, laboratórios de investigação onde lidas com informação altamente confidencial, etc. etc.

Os laboratórios hospitais e empresas do género é onde se encontra o cloud computing mais avançado. Eu estive a cerca de 1 ano a estagiar num hospital distrital e foi onde andei a instralar terminais Ncomputing. Ou seja, o hospital a cerca de 1 ano já estava a investir na cloud.

E normalmente quando um laboratório quer fazer cálculos avançados não utiliza os seus meios nem sequer tem meios para isso. O que fazem é alugar um supercomputador por um determinado período de tempo para poder fazer cálculos e investigações.

Nota: www.top500.org site com o top500 de supercomputadores, não se assustem com a capacidade desses computadores :)

Já para não falar do software utilizado para as consultas e armazenamento de dados dos utentes que funciona na cloud. Esse software é desenvolvido em java e funciona pelo browser, exactamente da mesmo forma que administras o wordpress. Se não me engano até acho que a base de dados das consultas está toda armazenada num hospital do Porto. Estando assim toda a informação armazenada num único lugar,  caso um determinado utente tenha que ser transferido, não é necessário andar cá com papeladas ou emails, qualquer hospital tem acesso a informação do utente. Acesso a informação mais rápido o que pode salvar vidas.

Os bancos funcionam da mesma maneira.

Basicamente, todos os computadores do hospital estão a ser substituídos apenas por terminais para acederem aos dados nos servidores do hospital.  É o que vai acontecer com os pc pessoais.
Toda a tecnologia de top quando chega ao comsumidor doméstico quase de certeza que já é utilizada a anos em grandes instituições, como bancos, laboratórios,  militares, etc aconteceu o mesmo com a internet que só era utilizada por militares e foi inventada para eles.

É certo que os pc normais acabem em breve e sejam substituídos por outro tipo de máquinas, até lhes podem dar o mesmo nome "computadores" mas a grande mudança será no interior como já referi num post anterior.


O número de servidores vai aumentar consideravelmente.

Mas não confundam computadores pessoais, com supercomputadores, máquinas especializadas, e servidores, são coisas totalmente diferentes. Quando falo em acabar, refiro-me aos computadores normais que utilizamos no dia a dia.

A não ser que empresas como a Apple não tenham mais nada para fazer ao dinheiro e andam a investir milhares na cloud para depois não ser utilizada.

Com a cloud o mais provável é que as empresas de informática do bairro que arranjam computadores acabem de vez. Para quem está dentro dessa área sabe bem que as margens de lucro de venda de um portátil são mínimas e muitas empresas de bairro só vender para parecer bonito. Não é por acaso que muitas se estão a virar para softwares de gestão tipo o PHC e Primavera onde conseguem ter maiores margens de lucro e ganhar mais com assistências.
Offline

Diogo Oliveira 
Membro
Mensagens 1111 Gostos 3
Feedback +5

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Quando falei de investigação referia-me mais especificamente a investigação informática.
Offline

Fábio Pereira 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Quando falei de investigação referia-me mais especificamente a investigação informática.

Hum :) isso vai sempre existir.


Ontem por acaso encontrei um documentário bastante interessante sobre a google e a cloud.

Deixo aqui o link para quem ainda não assitiu. link inside google o jeito google de trabalhar