← Negócios Online

Doações para projecto open source

Lida 4739 vezes

Offline

spacemig 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Olá,
Gostava de saber se alguém tem ideia de qual é a melhor forma de sustentar um pequeno projecto open source na web? Queremos comprar um computador, pagar o site anualmente e ter mais uns trocos para comprar um software ou outro.

Conta bancaria no nome de duas pessoas? Conta paypal? ...

Não pretendo que o dinheiro vá para uma conta pessoal mas que também não seja extremamente difícil de mexer o dinheiro como costuma ser com as contas bancarias em nome de varias pessoas.

A outra grande pergunta é sobre a legalidade de fazer isto. Nós não queremos fazer dinheiro com o projecto nem ter grandes complicações em fazer uma empresa porque não se justifica. se recebermos doações em quantidades pequenas temos que declarar? Como é que estas coisas funcionam?

Estou mesmo curioso por saber como montar um mini-projeto sustentável.
Obrigados
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Começando pelo fim: para ser legal em Portugal tens de declarar os rendimentos e pagar impostos sobre eles..
Quanto a primeira parte, não te quero desanimar mas se queres ganhar alguma coisa e se o software for mesmo bom vende uma versão com mais funcionalidades e/ou suporte, esquece as doações.
Offline

spacemig 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Ok, faz sentido.
Mas para declarar os rendimentos tenho que fazer isso em nome de uma pessoa ou existe alguma forma de o fazer como sendo a entidade do projecto?

É que não queria que uma pessoa só tivesse essa responsabilidade, de receber o dinheiro e pagar impostos sobre o que for receber. 

Outra pergunta, mesmo para pagamento o software ou doações, o paypal recomendasse ?

Onde é que posso encontrar mais info sobre este processo?

Obrigado
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Podes explicar melhor o que pretendes?
Fiquei indeciso no que respeita ao que pretendes, a ideia é criar um software open source e disponibiliza-lo numa página web, recebendo donativos para a manter?
Fazes programação?
Offline

spacemig 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Olá kurtmix,
vou tentar explicar melhor o que pretendo.
O projecto é um site de músicas com acordes e partituras, já temos um site a funcionar há vários anos e apenas eu tenho suportado os custos. Recentemente o projecto ganhou interesse de algumas pessoas que me pediram para o desenvolver ainda mais. Uma dessas pessoas desenvolveu uma app para Android para expandir o projecto das músicas e agora está a fazer para o iPhone. Estamos a receber um bom feedback. As apps são gratuitas neste momento.

Estamos a desenvolver os conteúdos das músicas, a web page e as mobile apps ... tudo voluntário e open source. Mas estamos agora a ter algumas dificuldades em expandir o projecto porque precisamos de um computador novo para desenvolver melhor as apps, temos que possivelmente arranjar um servidor melhor e temos outras despesas que gostaríamos de ver cobertas. Temos pessoas que querem doar ao projecto mas preferem fazer isso online.

Qual é a melhor forma de avançar com isto? Queremos que o projecto seja sustentável e que não dependa de uma pessoa apenas, e não quero ser eu a receber os donativos na minha conta pessoal. Pensamos em criar uma conta bancaria em conjunto e depois ter uma conta do paypal associada. Parece-nos uma opção viável mas gostaríamos de saber se existem sugestões melhores. E depois como é para declarar os rendimentos? 
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Olá kurtmix,
vou tentar explicar melhor o que pretendo.
O projecto é um site de músicas com acordes e partituras, já temos um site a funcionar há vários anos e apenas eu tenho suportado os custos. Recentemente o projecto ganhou interesse de algumas pessoas que me pediram para o desenvolver ainda mais. Uma dessas pessoas desenvolveu uma app para Android para expandir o projecto das músicas e agora está a fazer para o iPhone. Estamos a receber um bom feedback. As apps são gratuitas neste momento.

Estamos a desenvolver os conteúdos das músicas, a web page e as mobile apps ... tudo voluntário e open source. Mas estamos agora a ter algumas dificuldades em expandir o projecto porque precisamos de um computador novo para desenvolver melhor as apps, temos que possivelmente arranjar um servidor melhor e temos outras despesas que gostaríamos de ver cobertas. Temos pessoas que querem doar ao projecto mas preferem fazer isso online.

Qual é a melhor forma de avançar com isto? Queremos que o projecto seja sustentável e que não dependa de uma pessoa apenas, e não quero ser eu a receber os donativos na minha conta pessoal. Pensamos em criar uma conta bancaria em conjunto e depois ter uma conta do paypal associada. Parece-nos uma opção viável mas gostaríamos de saber se existem sugestões melhores. E depois como é para declarar os rendimentos? 


Receber donativos e ter tudo legal tem algumas complicações porque no teu caso implica alguns aspectos que podem ser legalmente leituras diversas.
Legalmente qualquer donativo deve ser declarado, além disso penso que para receber donativos de diversas fontes deve possuir uma organização legalmente registada.
Os donativos serão taxados, uma percentagem terá que ser entregue às finanças e deve ser justificada a finalidade dos donativos para não ser considerado negócio que nesse caso tem outra taxação, outros encargos e obrigações.
Pode ser interpretado que o que as pessoas fazem é uma aquisição de serviço ou da app em vez de donativo.
Donativos a um destinatário que não seja uma organização (principalmente humanitária) não é coisa vista com bons olhos perante as entidades tributarias.
Offline

spacemig 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

pagar impostos ou declarar os donativos não é problema ... desde que saibamos qual a melhor forma de nos organizarmos. Não queremos despender dezenas de horas ou muito dinheiro a criar a tal "organização legal" porque não temos muitos recursos para isso e parece-me demais para um projecto pequeno como este.

mas secalhar é por aí que devemos ir, não sei, é por isso que queria saber se existem outras pessoas pelo fórum que tenham experiência sobre isto e possam aconselhar qual a melhor forma de prosseguir.

será que devemos fazer uma associação na hora?
http://www.associacaonahora.mj.pt
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não conheço o que pode ser considerado uma associação mas, provavelmente isso ou uma empresa será a unica coisa a fazer mas duvido seriamente que ganhes mais do que vais gastar pois tudo isso tem custos. De qualquer forma como eu disse, não vais receber donativos.
Vende contas premium no teu projecto ou mete as apps a pagar.

Citar
5. O custo da "Associação na Hora" é de €300,00 e de apenas €200,00 se se tratar de uma associação de estudantes.
Offline

batmitra 
Membro
Mensagens 160 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Conheces o modelo de angariação de de fundos, crowdsourcing? é um modelo interessante , tanto a nível de custos como de impostos.

Neste momento até existe um político a usar essa técnica para angariar fundos para a sua campanha.

Quanto À delcaração do que se recebe, o melhor será ires Às finanças porque, se não estou em erro podes ficar livre de impostos.

A ideia do asturmas é a ideal, usando o modelo freemium consegues realizar fundos para o pojecto e mante-lo opensource na mesma. Se o projecto tem pernas para andar vais ter muita gente a querer pagar para aceder a conteudos premium.

Só uma ultima coisa, não te foques apenas no mercado nacional.

E sim, pode-se receber fundos pelo paypal, é por isso que se vê milhares de sites com um botão a dizer "Donate" :)