Como começar?
Ja te disseram boas dicas, mas o melhor de todas e palavra puxa palavra, o que eu quero dizer com isto e:
Fazes uns trabalhos para uns clientes, da o teu melhor, se simpatico, educa-os sem eles saberem e com sorte eles espalham a palavra para outros futuros clientes teus.
Algumas Dicas?
A clientes que te vao pedir o mundo e nao te vao dar tempo suficiente para o fazeres, mais vale nao aceitares do que fazeres uma coisa a pressa. (mancha o teu portfolio)
A clientes que te vao pedir coisas tipo .gifs foleiros animados que gostaram noutro site, coisas primitivas que ja nao se usa, mais vale tentares educa-los do que criares porcaria.
As habilitações literárias são importantes para este tipo de serviços?
Depende se fores bom e tiveres um bom portfolio de certeza que nem te vao perguntar pelas tuas habilitacoes.
Se calhar no inicio se ainda nao tiveres um portfolio ai pode ser que te pecam as habilitacoes.
As habilitações literárias são importantes para arranjar um emprego na area, e neste trabalho tens que estar sempre em cima do que e novo.
Eu digo isto porque mesmo depois de acabar um curso e um mestrado ainda tive que voltar a "escola" e agora estou a tirar um certificado da Microsoft em .NET
Outra coisa, os valores que levam á hora?
Esta e a pergunta que ninguem responde.
Eu nao sei a realidade ai em Portugal por isso nao te posso dar uma ideia.
O que te posso dizer e que tudo depende do teu portfolio, experiencia e a necessidade que tens para ganhar dinheiro.
Eu nao vou dizer publicamente quanto eu levo a hora, mas se precissares mesmo de saber para teres uma ideia diz que te mando em PM.
De resto olha muita boa sorte e forca.