← Conversa Geral

[OFF-TOPIC] Prog para passar OS para um novo HD

Lida 2013 vezes

Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Um pequeno off-topic,

Por acasao alguem conhece um programa para fazer migração do Sistema Operativo para uma nova partição em novo disco, e que já agora, reatribua as drive letters e faça a mudança logical/primary?

Isto pk o prog da marca do disco (WD) nao corre em Win XP Pro 64bit! E a versão de DOS só dá para instalar em diskete, e mim nao ter floppy drive, essa coisa...!!!

Fikem..
Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Não percebi muito a duvida, mas talvez o Adobe Partition Magic te resolva o problema!
Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Com o partition magic nao consegui, mas já arranjei maneira de fintar a coisa...

obrigado!  :)
Offline

__nan__ 
Membro
Mensagens 254 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Vê lá se isto te ajuda..começamos a estudar a mesma situação  e as suas “nuances” nas várias versões do Vista…


Introdução
A instalação de uma nova motherboard pode ser um processo extremamente ingrato. Se a sua nova motherboard usar um qualquer chipset diferente da antiga, o mais provável é ter uma experiência chamada BSOD (blue screen of death ou ecrã azul de morte) no Windows 2000/XP. Antigamente quando os sistemas operativos mais usados eram o Windows 95/98, bastava fazer um reset à configuração do hardware. A Microsoft decidiu inserir esta nova funcionalidade no Windows 2000/XP, que pode resolver inúmeros tipos de problemas e evitar trabalho desnecessário.

Este artigo mostra como evitar um ”blue screen of death” após a instalação de uma nova motherboard com um chipset diferente.
Como funciona? Não é de todo muito complicado. O Windows 2000/XP suporta ACPI e o antigo legado que define os controladores dos recursos, na altura em que era necessário configurar os dispositivos manualmente, e depois chegou o Windows 95, o PnP (Plug and Play) foi introduzido e passou a realizar esta tarefa por nós. O Windows 2000/XP suporta ambos e usa tabelas diferentes onde guarda as configurações do hardware. Tudo o que é necessário fazer passa por alterar do ACPI para o sistema antigo, congelando a tabela do hardware e detectando a nova motherboard sem qualquer tipo de ecrãs azuis. Não se preocupe, o seu sistema não se irá manter no sistema antigo.

Antes de começar, aviso que este processo pode não funcionar na perfeição em alguns sistemas, a não nos responsabilizamos por perdas de informação, a utilização deste tutorial será da sua inteira responsabilidade.


 O que precisa:
- Conta de administrador e respectiva password.
- A nova motherboard tem de suportar sistema operativo sem ACPI (quase todas suportam).
- Um cópia deste tutorial em papel.



 1º Etapa – Backup
A melhor forma de começar é fazer um backup completo do(s) seu(s) actuais disco(s) duro(s) para o caso de se deparar com problemas. Symantec Ghost é excelente para esta tarefa. Aqueles que preferirem saltar esta etapa, lembrem-se que foram mais do que avisados.



 2º Etapa – Limpeza dos drives
Remova e desinstale todos os seus actuais drives. Placas gráficas, placas de som, chipset, IDE. Certifique-se que removeu todos através do “Painel de Controlo” > “Adicionar e Remover”. Depois de ter a certeza que removeu todos, está na altura de reiniciar o PC.



 3º Etapa – Desactivar o ACPI
Entre no “Gestor de Dispositivos”, para isso clique em “Iniciar” > “Executar…”, escreva devmgmt.msc e pressione Enter. Expanda a linha “Computador” e clique duas vezes em “Computador de processador único”. Seleccione a janela “Controlador” e clique em “Actualizar controlador…” Uma nova janela surgirá. Escolha “Instalar a partir de uma lista ou de uma localização específica (avançadas)” > “Seguinte”, agora seleccione a opção “Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar.”. Retire o visto da caixa “Mostrar hardware compatível”. Escolha “Computador pessoal padrão” clique “Seguinte” e depois “Concluir”. Surgirá uma janela para reiniciar o computador, clique “Não”. NÃO REINICIE O COMPUTADOR!!!. Apenas encerre (shut down) o seu computador e não mais o ligue enquanto não substituir a motherboard na etapa seguinte.

 4º Etapa – Substituir a motherboard
Depois de desligar o sistema substitua a motherboard antiga pela nova. Depois de o fazer, ligue o computador e deixe o Windows carregar normalmente. O Windows iniciará normalmente e detectará novamente toda a configuração do seu hardware. Deixe o Windows instalar os novos controladores (drivers) e reinicie o sistema as vezes que forem necessárias.



 5º Etapa – Apagar os controladores (drivers) antigos
Clique “Iniciar”, em executar escreva “cmd.exe” e pressione Enter. Aparecerá a janela “linha de comandos”. Escreva: set devmgr_show_nonpresent_devices=1 e pressione Enter. Voltando ao “Executar…” escreva devmgmt.msc e pressione Enter. Vai aparecer a janela do “Gestor de Dispositivos”, nesta janela escolha a opção “Ver” > “Mostrar dispositivos ocultos”. Os dispositivos antigos têm agora um ícone transparente tal como na imagem em baixo. Remova todos os dispositivos antigos, apenas não mexa nos dispositivos antigos que se encontram dentro da opção “Controladores não Plug and Play” e “Controladores de som, vídeo e jogos”


 6º Etapa – Reinstalar o ACPI
Volte ao “Gestor de Dispositivos” clicando em “Iniciar” > “Executar..” escreva devmgmt.msc e pressione Enter. Expanda a opção “Computador, vai reparar que tem duas vezes “Computador pessoal padrão”. Clique duas vezes no primeiro (a contar do topo). Escolha a janela “Controladores” e clique em “Actualizar controlador…” Uma nova janela surgirá. Escolha “Instalar a partir de uma lista ou de uma localização específica (avançadas)” > Seguinte, agora seleccione a opção “Não procurar. Eu escolherei o controlador a instalar.”. Retire o visto da caixa “Mostrar hardware compatível”. Escolha “Computador de processador único”, clique “Seguinte” > “Concluir” e reinicie o sistema.

O Windows irá agora detectar novamente os dispositivos. Quando terminar reinicie o sistema de novo.
Depois do sistema reiniciar volte ao “Gestor de Dispositivos”, “Iniciar” > “Executar…”, escreva devmgmt.msc e pressione Enter. Expanda a opção “Computador”, com o botão direito do rato clique em cima de “Computador pessoal padrão”, seleccione “Desinstalar” e reinicie o PC.

 7º Etapa – O fim
Apague novamente os dispositivos antigos (siga a etapa novamente a 5º etapa). Instale novamente todos os seus controladores.

Bom trabalho…
Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

obrigados _nan_ mas não é nada tão complexo, só preciso mesmo de um programa como o Partition Magic, que copie os dados da actual partição C: para uma partição nova, e que mude as letras, o actual C: para uma letra livre e a partição nova para C:

Tentei com o Partition Magic, mas dá um erro ao reininciar e nao corre o processo de copia etc...