← Blogging/Comunidades

Construir uma Rede Social

Lida 9341 vezes

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Qual a melhor opção para construir uma rede social? Wordpress com BuddyPress? Ou outro?

Não estou muito por dentro do assunto por isso peço a vossa ajuda.

;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Luís, vê se gostas desta: http://elgg.org/

Para mim, dos melhores CMS, embora não tenha grande destaque... ;)

Abraço
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

boonex dolphin demo
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Qual é o teu objectivo com a rede social? Tens de definir isso...

O que queres dos users:
- Tenham um perfil
- Possam uploadar as suas fotos
- tenham um espaço para interagir e discutir uns com os outros.
- ...etc.

(O maior erro nestes casos não é a plataforma, mas o webmaster não saber o que quer. Se vais instalar um facebook com todas as funcionalidades à espera de sucesso, é um erro. Define objectivos e vê o que as plataformas te podem oferecer segundo os teus objectivos.)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A minha ideia era um twitter mas com um perfil um pouco mais composto e com amigos/followers, em aparecia não só as actualizações de estado na timeline mas também as de amigos/followers e modificações no perfil.

Basicamente seria um facebook sem: fotos, grupos, páginas de fãs, foruns, notas, etc. Apenas perfis e actualizações de estado e respectivas notificações.
Offline

kitty 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Bem, vou dar o meu contributo (o primeiro weee) se me permitem.

O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer.

Queres fazer uma rede social, boa! Mas antes de a criares pensa uma coisa: Para que vai servir esta rede social?

Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? Só em Portugal há umas 10 ou mais redes sociais activas. Fora as milhentas que existem e que ninguém usa. Se queres fazer uma rede social (RS) tens de ter uma coisa em mente: Nicho! A única forma que existe para teres sucesso é criares uma ferramenta específica para um grupo de pessoas.

Deixa-me dar-te o "mapa das pedras" de como saberes como começar:

  • Identifica o teu potencial Nicho
  • Descobre o que faz falta nesse nicho. que tipo de ferramentas ou funcionalidades
  • Já existem essas ferramentas/funcionalidades?

Enfim, o mesmo tipo de análise que se faz em qualquer tipo de projecto web. Depois de toda esta análise feita, Tens de fazer om plano de marketing e de lançamento. Aqui nesta parte, é a mais interessante. Há muitas opiniões sobre isto. Eu vou-te dar a que eu gosto mais e que considero ser melhor. Neste campo, partilho a opinião dos senhores da 37signals (para quem não sabe, são os senhores que criaram o Ruby on Rails, o site Basecamp e o Backpack entre muitos outros. Eles têm a política de "release early, release often". Isto na língua de camões significa: publica mais cedo e publica frequentemente. Não esperes por teres 53453453 ferramentas criadas para publicar o teu site. Assim que estiver funcional com uma ou duas ferramentas criadas, publica-o e arranja 10 ou 20 utilizadores. Depois começa a desenvolver a próxima funcionalidade e envolve os teus utilizadores na sua criação e testes. Vão sentir-se parte da plataforma e vão chamar outras pessoas. É viral.

Para além disso, depois começas a ter o input da comunidade. Principalmente sobre o que desenvolver a seguir. O que interessa gastar 2 anos a desenvolver coisas que ninguem vai usar? Mais vale gastar 1 mes só, mas criar coisas úteis que as pessoas andam à procura.

Bom, esta é a minha opinião. Eu também estou a criar uma RS mas ainda nao posso revelar nem nicho, nem url. O segredo é a alma do negócio *risos*

Bom bjinhos a todos :D
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Também foi uma das coisas que sempre quis fazer, uma rede social...

E acabei por fazer com o domínio socialtuga.com, mas depois desisti passado alguns meses pela falta de participação, ainda era um noobzito nestas andanças.

Mas estou seriamente a pensar em fazer uma nova, mas algo único e diferente! :P
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem, vou dar o meu contributo (o primeiro weee) se me permitem.

O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer.

Queres fazer uma rede social, boa! Mas antes de a criares pensa uma coisa: Para que vai servir esta rede social?

Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? Só em Portugal há umas 10 ou mais redes sociais activas. Fora as milhentas que existem e que ninguém usa. Se queres fazer uma rede social (RS) tens de ter uma coisa em mente: Nicho! A única forma que existe para teres sucesso é criares uma ferramenta específica para um grupo de pessoas.

Deixa-me dar-te o "mapa das pedras" de como saberes como começar:

  • Identifica o teu potencial Nicho
  • Descobre o que faz falta nesse nicho. que tipo de ferramentas ou funcionalidades
  • Já existem essas ferramentas/funcionalidades?

Enfim, o mesmo tipo de análise que se faz em qualquer tipo de projecto web. Depois de toda esta análise feita, Tens de fazer om plano de marketing e de lançamento. Aqui nesta parte, é a mais interessante. Há muitas opiniões sobre isto. Eu vou-te dar a que eu gosto mais e que considero ser melhor. Neste campo, partilho a opinião dos senhores da 37signals (para quem não sabe, são os senhores que criaram o Ruby on Rails, o site Basecamp e o Backpack entre muitos outros. Eles têm a política de "release early, release often". Isto na língua de camões significa: publica mais cedo e publica frequentemente. Não esperes por teres 53453453 ferramentas criadas para publicar o teu site. Assim que estiver funcional com uma ou duas ferramentas criadas, publica-o e arranja 10 ou 20 utilizadores. Depois começa a desenvolver a próxima funcionalidade e envolve os teus utilizadores na sua criação e testes. Vão sentir-se parte da plataforma e vão chamar outras pessoas. É viral.

Para além disso, depois começas a ter o input da comunidade. Principalmente sobre o que desenvolver a seguir. O que interessa gastar 2 anos a desenvolver coisas que ninguem vai usar? Mais vale gastar 1 mes só, mas criar coisas úteis que as pessoas andam à procura.

Bom, esta é a minha opinião. Eu também estou a criar uma RS mas ainda nao posso revelar nem nicho, nem url. O segredo é a alma do negócio *risos*

Bom bjinhos a todos :D

indeed
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto serve para qualquer site... As "RS" não existem, qualquer site em que os utilizadores possam participar tem um cariz social, sejam, foruns, blogs, etc!

A próxima rede social que estou a criar posso revelar (que venha a concorrência). É um rede social de web marketing, para bloggers e webmasters em que os utilizadores vão poder trabalhar todo o seo off-site dos seus projectos de forma social e viral, em exclusivo para o mercado português. ;)
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Luís, vê se gostas desta: http://elgg.org/

Para mim, dos melhores CMS, embora não tenha grande destaque... ;)

Abraço

Não tem demo?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olá pedro,
Concordo com tudo o que disse Kitty, é um bom conselho e sabe do que fala.
No caso do Release First... se veres a política da Google Inc é precisamente lançar produtos a testes (neste momento, nem devem ter nenhum produto acabado, são tudo betas) e lançam coisas novas com frequência.

Com esse tipo de abordagem beneficias de duas coisas:
1. Experiência do Utilizador (UX), o pouco que está feito devem funcionar bem, e eles dar-te-ão feedback, que te ajudará a determinar que ferramentas irás instalar a seguir
2. Quando publicares coisas novas, será bom para os utilizadores, que irão ficar agradados e levará ao crescimento da comunidade
3. Um bom plano de marketing, mostrará que é um projecto sólido e com pernas para andar, com uma boa filosofia, e não mais outro "wanna be" qualquer.

Por fim, não te podes fiar no que já existe no mercado; o Wordpress é sem dúvida uma boa ferramenta, mas não é o indicado, nem a maioria dos OpenSources que aparecem por aí.
O melhor é identificares o teu nicho e criares a tua plataforma que te permitirá crescer dentro das tuas necessidades, com absoluto controlo, sem estar à espera que outros decidam. O que é bom para os outros, poderá não ser bom para o teu nicho; se os outros desistirem de apostar no script, ficas sem nada.

Caso estejas interessado em levar isso avante e a sério, fala comigo, poderei criar a plataforma indicada para ti, e já tenho algumas ideias que tenho introduzido em alguns dos meus projectos que serão bstantes úteis.
Offline

kitty 
Membro
Mensagens 17 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá pedro,
Concordo com tudo o que disse Kitty, é um bom conselho e sabe do que fala.
No caso do Release First... se veres a política da Google Inc é precisamente lançar produtos a testes (neste momento, nem devem ter nenhum produto acabado, são tudo betas) e lançam coisas novas com frequência.

Com esse tipo de abordagem beneficias de duas coisas:
1. Experiência do Utilizador (UX), o pouco que está feito devem funcionar bem, e eles dar-te-ão feedback, que te ajudará a determinar que ferramentas irás instalar a seguir
2. Quando publicares coisas novas, será bom para os utilizadores, que irão ficar agradados e levará ao crescimento da comunidade
3. Um bom plano de marketing, mostrará que é um projecto sólido e com pernas para andar, com uma boa filosofia, e não mais outro "wanna be" qualquer.

Por fim, não te podes fiar no que já existe no mercado; o Wordpress é sem dúvida uma boa ferramenta, mas não é o indicado, nem a maioria dos OpenSources que aparecem por aí.
O melhor é identificares o teu nicho e criares a tua plataforma que te permitirá crescer dentro das tuas necessidades, com absoluto controlo, sem estar à espera que outros decidam. O que é bom para os outros, poderá não ser bom para o teu nicho; se os outros desistirem de apostar no script, ficas sem nada.

Caso estejas interessado em levar isso avante e a sério, fala comigo, poderei criar a plataforma indicada para ti, e já tenho algumas ideias que tenho introduzido em alguns dos meus projectos que serão bstantes úteis.

Isso tudo. O Google tem tudo beta (com a excepção do gmail que, por motivos de negócio, teve de passar a final). Identifica um nicho. Pode ser qualquer um. Mas mesmo qualquer um. Faz aquilo que é mais de base. Autenticação, registo de utilizador, settings do user e mensagens (envio/recepção). Depois desse passo terminado, muda o teu cérebro. Deixa de pensar em tecnologia e pensa apenas e só no nicho. Borrifa-te à grande na escalabilidade e optimização e o diabo a quatro. Obviamente que o Twitter e o Facebook medem ao bit cada recurso utilizado (e oxalá que consigas desenvolver o proximo Twitter ou o próximo Facebook). Mas as probabilidades disso acontecer, admitamos, são pequenas. O mais provavel é teres uma comunidade agradável, de utilizadores focados num nicho. Portanto não precisas de ter logo tudo e mais um par de botas. Os users devem poder se registar, enviar entre mensagens entre eles. Mesmo o "adicionar como amigo" ou o "convidar a familia toda" deve ficar para segundas núpcias.

Bom é nem sequer haver registo. Ser apenas por convite. E cada utilizador ter 5 convites que pode utilizar. Isso sim é viral e é a arma mais poderosa que existe no marketing: o desejo. O utilizador que está de fora deseja entrar, tem inveja. Depois o feedback será natural. Vão começar a pedir coisas (e todos aqui que já geriram uma comunidade sabe que os users PEDEM!!!!).

Daqui a nada vou começar a cobrar para escrever posts :P (a brincar não se exaltem ok? e miuda é só espirituosa)

beijinhos bons
K
Offline

marketocracia 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Bem, vou dar o meu contributo (o primeiro weee) se me permitem.

O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer.

Queres fazer uma rede social, boa! Mas antes de a criares pensa uma coisa: Para que vai servir esta rede social?

Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? Só em Portugal há umas 10 ou mais redes sociais activas. Fora as milhentas que existem e que ninguém usa. Se queres fazer uma rede social (RS) tens de ter uma coisa em mente: Nicho! A única forma que existe para teres sucesso é criares uma ferramenta específica para um grupo de pessoas.

Deixa-me dar-te o "mapa das pedras" de como saberes como começar:

  • Identifica o teu potencial Nicho
  • Descobre o que faz falta nesse nicho. que tipo de ferramentas ou funcionalidades
  • Já existem essas ferramentas/funcionalidades?

Enfim, o mesmo tipo de análise que se faz em qualquer tipo de projecto web. Depois de toda esta análise feita, Tens de fazer om plano de marketing e de lançamento. Aqui nesta parte, é a mais interessante. Há muitas opiniões sobre isto. Eu vou-te dar a que eu gosto mais e que considero ser melhor. Neste campo, partilho a opinião dos senhores da 37signals (para quem não sabe, são os senhores que criaram o Ruby on Rails, o site Basecamp e o Backpack entre muitos outros. Eles têm a política de "release early, release often". Isto na língua de camões significa: publica mais cedo e publica frequentemente. Não esperes por teres 53453453 ferramentas criadas para publicar o teu site. Assim que estiver funcional com uma ou duas ferramentas criadas, publica-o e arranja 10 ou 20 utilizadores. Depois começa a desenvolver a próxima funcionalidade e envolve os teus utilizadores na sua criação e testes. Vão sentir-se parte da plataforma e vão chamar outras pessoas. É viral.

Para além disso, depois começas a ter o input da comunidade. Principalmente sobre o que desenvolver a seguir. O que interessa gastar 2 anos a desenvolver coisas que ninguem vai usar? Mais vale gastar 1 mes só, mas criar coisas úteis que as pessoas andam à procura.

Bom, esta é a minha opinião. Eu também estou a criar uma RS mas ainda nao posso revelar nem nicho, nem url. O segredo é a alma do negócio *risos*

Bom bjinhos a todos :D

Volto a citar a parte: "O meu negócio é marketing. É isso que sei fazer." Depois de ler o que escrevestes, aceito que percebes de Marketing. E concordo com quase tudo que escrevestes. Mas, quase...

É claro que é possível criar um facebook para quem fale português. Com a simples ideia de ser português. E é neste ponto que contesto o que escrevestes: "Toda a gente quer fazer um Facebook. Mas, para o caso de ainda não teres reparado, o FaceBook já existe! Já está criado! Porque raio se vai criar uma coisa que já está criada? "

Queres saber porque contesto? Porque o Facebook é um site americano. Sabes quem é que fica mais rico com o Facebook, para além dos próprios donos? A cultura e a economia americana. Portanto, existe uma razão muito forte para criar um facebook português. Porque não somos americanos. Nem vivemos nos EUA. Nem temos a qualidade de vida dos americanos. E provavelmente porque nos conformamos demasiado com aquilo que recebemos dos EUA.

Queres saber qual é o motor de busca número 1 na Rússia? Não é o Google.
Queres saber qual é o motor de busca número 1 na China? Não é o Google.

Eu vejo muitos filmes americanos. Confesso. Mas, também vejo muito filmes chineses. A cultura deles é fabulosa. E vejo muito filmes brasileiros. Há dias, o Steve Jobs disse que não abria a primeira loja oficial no Brasil porque os impostos deles para produtos importados eram muito elevados. Pois não... são burros...

O Facebook já existe para os americanos. Eu adoro os EUA. Mas, gosto mais de Portugal.

Existe 1 razão muito FORTE para criarmos redes sociais para o nosso mercado online. A língua. O português é uma das línguas mais faladas do mundo. E tens aí uma arma para o MARKETING de qualquer rede social para esse mercado. Para quem tiver poucos recursos, de nicho. Para quem tiver os recursos necessários, o único limite é o MEDO.

Em tudo o resto, concordo contigo. Acho que destes conselhos muito válidos e competentes, principalmente a ideia de envolver a comunidade no projeto de desenvolvimento do própria comunidade e das respectivas ferramentas: "release early, release often".

Abraço