← Hosting

Overselling - É assim tão mau? Quem não o faz?

Lida 16161 vezes

Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts


Bem o problema do overselling é que numa escala maior, pode descambar rapidamente...
Caso não seja bem controlado, rapidamente um servidor pode entrar em colapso... Muito ao género de um banco ser no mesmo dia visitado por todos os clientes e os mesmos levantarem o que supostamente tem em conta.

Portanto tu acreditas que um banco deve ter lá o dinheiro de todos os clientes pronto a levantar, caso contrário é desonesto.
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boa Noite,

Inicialmente não pretendia participar na discussão porque normalmente este assunto gera muita controvérsia devido à inexperiência na área empresarial de alguns participantes, de qualquer forma gostaria apenas de submeter a seguinte afirmação:

- O sistema financeiro mundial / bancário funciona em "overselling", se é permitido atribuir-lhe esta denominação.

Desde que controlado e fiscalizado é a base da nossa civilização.


Cumprimentos,

João Neves
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Portanto tu acreditas que um banco deve ter lá o dinheiro de todos os clientes pronto a levantar, caso contrário é desonesto.
Ia falar exactamente nesse assunto..
Se um provedor tem de ter os recursos disponíveis para o cliente na hora um banco também...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Isto do lado do utilizador é relativo. Acho que ninguém recebe um mail a perguntar "fazem overselling?"

Enquanto cliente quero que os meus sites não falhem e estejam rápidos. A maneira como o fazem é me completamente indiferente. Mas no dia que alguma coisa falhar, ou algum recurso pelo paguei me seja negado, obviamente que se muda de "casa" em pouco tempo.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Enquanto a perspectiva de alojamento se resumir a um site estar alojado num único e comum servidor, efectivamente o "ilimitado" não faz muito sentido (os tais comentários dos discos de GB ilimitados, das ligações de rede ilimitadas, etc...). Acontece que na perspectiva das empresas nacionais, as coisas têm de evoluir. A virtualização existe e permite dispersar os recursos de tal forma que esses comentários deixam de fazer sentido. Existe equipamento que permite realmente ter bastante espaço, a custos reduzidos. A largura de banda cada vez está mais acessível, permitindo que, utilizando uma amostra de 1000 sites por exemplo, a média de consumo de tráfego seja perfeitamente sustentável... tudo isto, permitindo fazer overselling de forma honesta.

Estou certo que dentro de 2 a 4 anos, muitos dos que tanto criticam o overselling estarão a fazê-lo ou então não estarão cá. E afirmo isto, devido ao público-alvo cujo serviço que prestam se destina, um público com exigência média, que valoriza bastante o valor atribuído ao preço/características.

- Quantos de vocês não perderam clientes bastante agradados com o serviço, mas que consideram que 2GB de espaço por XX€ é demasiado, quando a empresa ao lado faz 300GB por um valor inferior?
- Quantos receberam telefonemas a perguntar o que era o tráfego, e porque existia limite quando a (julgo que não posso colocar o nome) faz ilimitado?
- Quantos nunca tiveram oportunidade de mostrar a qualidade de serviço que têm, pelo simples facto de não fazerem overselling?

Eu pessoalmente já partilhei da opinião que o "overselling" era um bicho papão digno do conto do vigário, mas já desisti dessa guerra. O erro está em quem o iniciou, agora, nada mais resta que adaptar-se a ele. Não é com artigos que explicam como o overselling é errado que se vai lá.

Impulsionadores da venda dos "ilimitados" como a Amen e a Esoterica ditam a forma como a maioria do mercado português se rege. Claro que podemos pensar "pequenino", mas aí a história é outra...

PS: Na empresa que giro ainda praticamos a venda "à pequenino" que refiro acima. Como tal, espero que os que se reflictam na imagem que descrevo não encarem os meus comentários como críticas negativas, mas sim, a minha apreciação do mercado e deste assunto. Acho no entanto que, em tom pessoal e sediada em Portugal, não existe nenhuma empresa com capacidade de fazer o que considero o "overselling" honesto...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boa Noite,

Inicialmente não pretendia participar na discussão porque normalmente este assunto gera muita controvérsia devido à inexperiência na área empresarial de alguns participantes, de qualquer forma gostaria apenas de submeter a seguinte afirmação:

- O sistema financeiro mundial / bancário funciona em "overselling", se é permitido atribuir-lhe esta denominação.

Desde que controlado e fiscalizado é a base da nossa civilização.


Cumprimentos,

João Neves

Esse argumento e optimo. Contudo pode dar ainda mais apoio a quem contesta o overselling :D (dadas as ultimas consequencias nos mercados financeiros)

Na verdade todo o dinheiro que existe e divida de alguem. Se juntassem o dinheiro todo do mundo, nao chegava para pagar todas as dividas do mundo. Ja para nao falar nos juros...

Esse exemplo e realmente optimo. Os bancos sao obrigados a reter 8% dos depositos em reseerva. O resto podem emprestar (que depois sera novamente depositado, retido 8% e emprestado novamente)

Isto nem e overselling >> e multi selling! O mesmo dinheiro e vendido varias vezes! :D
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A teoria de que as empresas que não praticam "overselling" são mais "honestas" que os outros provedores não tem qualquer sentido, estão apenas a aplicar o truque de marketing ao contrário, de que nós somos "honestos" e os outros provedores "trapaceiros". Tentando aumentar as suas vendas e normalmente praticar preços mais altos.

Na verdade ao cliente que utilizar recursos que não se coadunam com o alojamento partilhado irão ser apresentadas alternativas de alojamento, naturalmente que um cliente que tenha um script que monopolize os processos do servidor será contactado quer a empresa pratique overselling ou não.

Alojamento partilhado é isso mesmo, um servidor partilhado por vários clientes que devem utilizar os recursos de forma equilibrada.

O discurso de que nós somos "honestos" e os outros "trapaceiros" é o mais velho truque de marketing. Talvez menos leal pois não sabemos o que os outros provedores têm capacidade para disponíbilizar.

Cumprimentos,

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Isto do lado do utilizador é relativo. Acho que ninguém recebe um mail a perguntar "fazem overselling?"

Enquanto cliente quero que os meus sites não falhem e estejam rápidos. A maneira como o fazem é me completamente indiferente. Mas no dia que alguma coisa falhar, ou algum recurso pelo paguei me seja negado, obviamente que se muda de "casa" em pouco tempo.
Por acaso já recebi e decerteza que muitas empresas daqui também já receberam essa pergunta :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Alojamento partilhado é isso mesmo, um servidor partilhado por vários clientes que devem utilizar os recursos de forma equilibrada.

Vocês que são prós nestas áreas esquecem-se que quem compra é leigo no assunto. Eu como cliente não tenho obrigação de saber o que é alojamento partilhado, como funciona, e se corro riscos de estar a tirar todo o equilíbrio do "eco-sistema", ou se um outro cliente o pode estar a fazer...

Obviamente que quem compra deveria informar-se do que está a comprar. Mas a maior parte das pessoas que têm alojamento partilhada aposto que nem sabem o que isso significa.

Por acaso já recebi e decerteza que muitas empresas daqui também já receberam essa pergunta :lol:

Pois, de certeza que na área do alojamento apanham tudo o que é cromo e clientes chatos... Desculpa esqueci-me desse pequeno pormenor. lol
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Voltando á questão da Expectativa e oferta do mercado.

O que eu espero é que os clientes sejam pessoas conscienciosas e que percebam que não existe milagres quando são apresentados produtos para alojamento.
Não existem nem espaços ilimitados nem podem existir planos com centenas de gigas por valores que outros praticam para alguns gigas...

Mais do que irem em cantigas de ter muito por muito pouco, os clientes devem mas é fazer as suas próprias contas e ver o que realmente precisam para o seu/s projecto/s.
Vender sob o infinito ou sob a premissa de não utilização dos recursos é e sempre será uma prática comercial muito pouco transparente...

Esperemos que no futuro a pressão dos "inteligentes" que inventaram o Overselling não venha a forçar todo um mercado a andar a praticar este tipo de prática...
Mas como tudo o que é mau vem sempre dos "states" não me admira nada que tal aconteça...

E não querendo ser um fatalista, esperemos que não aconteça neste mercado o que aconteceu no "sub-prime" americano e nos "monopólios dos bancos americanos".

Cumprimentos,

LPC
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

No nosso caso particular tentamos ter o máximo de informação disponível no nosso website, temos chat online activo 10 horas por dia, faq´s sobre o que é alojamento, regras de serviço, etc.

Naturalmente não informamos que o cliente não pode alojar o YouTube num alojamento partilhado, até porque a maioria dos casos dos utilizadores consumidores de recursos não são leigos na matéria, pelo contrário muitas vezes migram de serviço em serviço a tentar alojar websites que sabem não serem adequados para planos partilhados.

No entanto caso se verifique e se me recordo pessoalmente lidei com 3, 4 situações, contactamos o cliente e tentamos encontrar uma solução que se adeque às necessidades do cliente e que seja de agrado do mesmo.


Cumprimentos,
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu posso pôr um anúncio no jornal a dizer que estou a vender um iate e não o ter, mas se aparecer algum interessado eu tenho de arranjar um iate para lhe vender.
Funciona igual: eu alugo 1GB, ocupo 100MB. Mas se chegar ao 1GB, tenho o direito de usar o que comprei, independentemente de à data da compra esse espaço existir ou não!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não quero entrar em discussões, no entanto o mercado a 2 anos era muito diferente do que é hoje e daqui a outros 2 será ainda mais diferente...
Teremos de nos adaptar ao mesmo senão corremos o risco de ser esmagados pela concorrência, essa é a realidade em QUALQUER mercado.

Leitura recomendada:

"Quem mexeu no meu queijo?"
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts


Mas como tudo o que é mau vem sempre dos "states" não me admira nada que tal aconteça...


Não me interprete de forma errada mas parece-me que habita num planeta diferente do meu.

Os EUA são os maiores exportadores de tecnologia que o resto do mundo segue, não me diga que estou errado e o que é bom vem de Portugal.

Cumprimentos,
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Leitura recomendada:

"Quem mexeu no meu queijo?"
Por uma vez na vida, dêem ouvidos ao Asturmas :cool: