← Blogging/Comunidades

Discourse - Revolução no mundo dos FORUMS ?

Lida 21619 vezes

Offline

nuno pastorinho 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Provalmente alguns de vocês já conhecem este novo tipo de forum, mas acredito que a maioria ainda não conheça:

http://meta.discourse.org

Só conheci há dias e fiquei fascinado pela sua simples e interactiva usabilidade.

Conheci porque descobri um forum de pessoas que utilizam a bicicleta como seu meio de transporte diário em PORTUGAL - http://forum.mubi.pt - por acaso muito interessante, e que usam este tipo de forum DISCOURSE.

É um forum muito mais interactivo que os outros tipos de forums falados aqui neste forum. Acho mesmo que se deva chamar "Social Forum" a isto porque parece mais uma mistura de Forum+Rede Social.

Analisem e depois emitam a vossa opinião… acho que até este forum "Mais Trafego" deveria fazer o seu UpGrade para o DISCOURSE!
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O discourse inova pela tecnologia que usa e pelo desenvolvimento de frontend/backend, é por isso que é falado e conhecido. Em termos práticos, não trás nada de novo ao mundo dos fóruns e em termos de UX deixa muito a desejar, mas sou fã do trabalho que ali foi feito. A minha opinião...

A minha plataforma preferida da actualidade é o xenforo.
Offline

nuno pastorinho 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

estranho haver so' um comentario a algo inovador no mundo dos Foruns.. experimentem!

Desconhecia o xenforo, Nuno, e, depois de andar a investigar continuo a achar o Discourse mais intuitivo e social-friendly.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

estranho haver so' um comentario a algo inovador no mundo dos Foruns.. experimentem!
Talvez devido ao setup necessário para instalar a aceitação à plataforma vai ser lenta.

Desconhecia o xenforo, Nuno, e, depois de andar a investigar continuo a achar o Discourse mais intuitivo e social-friendly.

Que features achas que o tornam mais social-friendly?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Gostei do que foi apresentado (fez-me lembrar um pouco o stack overflow). Simples, intuitivo, embora não tenha gostado daquela box no final dos posts com informação que não considero ser muito relevante.

Gostei de algumas características (reply while reading, paste images), embora aquilo que dizes que torna esta experiência mais social possa ser adaptado a qualquer plataforma (o ajax, as menções, os logins sociais, etc).

Mas de uma forma geral, acho que embora não se queiram posicionar como um software de fóruns mas de conversações, gosto daquilo que apresentam numa clean install, que demoraria umas horas a configurar num SMF, vbulletin ou vanilla. Xenforo ainda não testei.

Talvez devido ao setup necessário para instalar a aceitação à plataforma vai ser lenta.

Confesso que ainda não tinha visto isto. Acho que Ruby é o futuro (e o presente), mas é também um obstáculo para novas instalações.

Um abraço
Offline

mlcalves 
Membro
Mensagens 40 Gostos 1
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Boas pessoal,

Chamem-me antiquado :P mas eu continuo a gostar mais do phpbb
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Boas pessoal,

Chamem-me antiquado :P mas eu continuo a gostar mais do phpbb
O problema não é ser antiquado, é apenas o phpbb esta mais do que morto e vamos ver se o SMF não lhe segue o caminho :(
Offline

nuno pastorinho 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Pensava que os forums phpbb & SMF ja' estavam enterrados.. tipo mIRC  [-X afinal ainda ha' quem use  :shock:

Porque raio as pessoas, mesmo quando admitem/sabem que e' para melhor, sao tao resistentes a mudar  :-k
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pensava que os forums phpbb & SMF ja' estavam enterrados.. tipo mIRC  [-X afinal ainda ha' quem use  :shock:

Porque raio as pessoas, mesmo quando admitem/sabem que e' para melhor, sao tao resistentes a mudar  :-k

Estás neste momento a postar num fórum SMF :lol:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A tecnologia por de trás da coisa, tem a sua importância, principalmente a longo prazo. Mas o mais importante é o que se faz com ela...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Porque raio as pessoas, mesmo quando admitem/sabem que e' para melhor, sao tao resistentes a mudar  :-k

Calma, daqui a pouco estás a bater em que não usa Discourse :)

Eu estou como o Nuno, favorito é o xenforo. E o SMF, que só peca pela extrema lentidão da equipa de desenvolvimento, mas mesmo passado estes anos todos continua a ser TOP, uma referência nesta categoria de CMS.

Quanto ao Discourse, depois de testar emito opinião, mas tudo o que é novo nesta área é bem-vindo pois os fóruns precisam de um refresh em plena era de social media.
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Pensava que os forums phpbb & SMF ja' estavam enterrados.. tipo mIRC  [-X afinal ainda ha' quem use  :shock:

mIRC e IRC não são a mesma coisa, pois o mIRC é uma aplicação enquanto que o IRC é um protocolo de comunicação e não, não está "enterrado", eu pessoalmente ainda uso IRC e muita gente tem voltado a utilizar.

Porque raio as pessoas, mesmo quando admitem/sabem que e' para melhor, sao tao resistentes a mudar  :-k

O que pode ser melhor para ti, pode não ser melhor para mim ou até para outros, portanto essa tua "idea/visão" está, errada.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quanto ao Discourse, depois de testar emito opinião, mas tudo o que é novo nesta área é bem-vindo pois os fóruns precisam de um refresh em plena era de social media.
Concordo totalmente, acho que está a ser muito desvalorizado este atraso tecnológico dos fóruns. Talvez o Discourse faça parte do futuro, parece-me mesmo que sim.