← Conversa Geral

Ideias para nichos pouco explorados em Portugal

Lida 10127 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá, hoje como até estou bem disposto vou deixar aqui alguns nichos poucos explorados em portugal.

Não dão muito, mas ainda existe alguns anunciantes para que possam ganhar com adsense.

Como há sempre pessoal sem ideias sobre o que criar.

Podem fazer sites ÚTEIS sobre:

- detectives privados
- dicas para casamentos
- fotografia

Sobre isto não há muita coisa em Portugal, pelo menos que tivesse encontrado e se forem sites com informação UTIL (nunca é demais lembrar).

Estes temas são faceis de abordar em blogs e tem muita coisa sobre o que podem escrever.
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

outro nicho pouco explorado é a Segurança (pessoas e bens), sistemas de localização de pessoas e bens
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

engraçado que ainda ontem estava a pensar que faltam sites em Portugal que abordem a fotografia e as máquinas fotográficas da maneira como já acontece com os gadgets e telelés.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes


- detectives privados
- dicas para casamentos


Como antigo autor dos maiores micro sites portugueses (pelo que vi nas SERPS) para estas duas keywords, posso dizer-vos para terem em atenção este nicho: precisam de investir muitas horas diárias e ter um orçamento relativamente elevado. A concorrência é muito forte, especialmente para a primeira.

Tive de desistir dos nichos pelo tempo gasto, embora ainda se convertam alguns €.
Offline

mind 
Membro
Mensagens 0 Gostos 0
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary

Por acaso conheço um blogger PT que aborda tanto fotografia (gadgetspt) e dicas para casamentos (não me recordo do nome), entre outros.
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Há muitos nichos pouco abordados em Portugal porque a maioria são nichos que não rendem.

Por exemplo detectives privados em Portugal é proibido. Não existem detectives privados oficiais em Portugal.

Mas há muitos como os de segurança privada que só rendem se forem vocacionados para pessoas dessas áreas o que implica conhecimentos da área. Normalmente que os tem, não está mt virado para ganhar uns trocos com sites
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Para alguns nichos, como é o caso de fotografia, é preciso realmente ter bons conhecimentos da matéria para criar um blog minimamente interessante e com utilidade para o público.

Não é para qualquer pessoa.
Offline

VpR 
Membro
Mensagens 202 Gostos 3
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Linux User Mobile User Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Mais uma ideia o site sobre o balas e bolinhos. Pelo que sei na net há pouco sobre este filme ainda dava penso eu umas visitas que ate o domínio balasebolinhas esta disponível.

Dicas para um bom estudo e/ou artigos de estudo/escola também aconselho.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

A minha ideia é a seguinte: Guardem as ideias!  :superlol:

Querem melhor ideia do que esta?

Uma coisa é dizer com que ferramentas explorar uma mina, outra, muito menos inteligente(na minha opinião), é dizer onde se encontra a mina.

Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Eu só acredito quando vir ou quando houverem provas concretas...

Agora acreditar em algo só porque tem uma coincidênciazita, isso já é paranóia... lol

Acreditar em quê?

y2j, o bonsempregos provavelmente não quer explorar os nichos, como pessoa porreira partilhou.. É óbvio que ninguém vai partilhar alguns nichos em que tem sites..
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Acreditar em quê?

y2j, o bonsempregos provavelmente não quer explorar os nichos, como pessoa porreira partilhou.. É óbvio que ninguém vai partilhar alguns nichos em que tem sites..

Tópico errado... :superlol:
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Citar
y2j, o bonsempregos provavelmente não quer explorar os nichos, como pessoa porreira partilhou.. É óbvio que ninguém vai partilhar alguns nichos em que tem sites..

Sim, claro. Eu compreendo a boa intenção por detrás do tópico dele. Quando falo, é apenas de uma perspectiva pessoal, pois sou um defensor acérrimo da não divulgação pública determinadas ideias passíveis de gerar lucro.

O que neste momento é uma boa oportunidade, à espera de ser explorada por alguém suficientemente persistente para a ter encontrado, poucas horas após uma divulgação pública poderá tornar-se num nicho extremamente concorrido e saturado, o que nem sempre se traduzirá em material de qualidade para a web.

E apesar de hoje o bonsempregos não estar interessado em explorar uma determinada ideia, não lhe faria mal absolutamente nenhum deixar essa possibilidade em aberto, para o caso de uma eventualidade, ou pelo menos não contribuir para a rápida saturação do nicho.

Da mesma forma, podemos pensar no assunto da seguinte forma:

Imaginemos que eu sou um amante da fotografia(não sou), e também adoro desenvolver projectos online. Após muita pesquisa, descubro que um determinado nicho relacionado com a área está ainda por explorar, e resolvo tentar a minha sorte, através da disponibilização de um site de conteúdo informativo referente à mesma. No dia seguinte, chego ao fórum, e descubro que alguém, ou por diversão ou por bondade, resolveu despertar a mesma ideia na cabeça de mais uns quantos milhares de webmasters, o que se traduzirá numa nova caça ao tesouro que dificultará um projecto que por mim havia sido planeado com bastante esforço, pesquisa e dedicação. Não seria agradável, pois não?

Isto não acabou de acontecer comigo, mas pode bem ter acontecido com alguém. Óbvio que cada um tem a liberdade de divulgar a informação que bem entender, mas talvez quem divulga a informação não gostasse de ver os seus projectos e ideias também eles divulgados.

É bom haver ideias que não são amplamente divulgadas, pois favorecerá a sua descoberta individual, assim como ajudará a evitar a  rapidez de saturação.

Como já referi anteriormente, acredito e defendo a liberdade de cada um expor e divulgar aquilo que bem entender. No entanto, apenas não acho que seja uma boa jogada, nem para eles, nem para a web em geral. Sou a favor da partilha de experiências e de certos conhecimentos, mas no que toca a ideias concretas para projectos e negócios, acho que as mesmas deviam  ser exploradas, e não publicamente divulgadas.

Aceito opiniões contrárias, mas continuarei a não ver com bons olhos a decisão de tentar facilitar a caça ao tesouro alheia.
Offline

cremosin 
Membro
Mensagens 920 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Os nichos foram citados de maneira generalista. Não existe motivo para tanto medo de concorrência. O caminho será longo para qualquer escolha.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Os nichos foram citados de maneira generalista. Não existe motivo para tanto medo de concorrência. O caminho será longo para qualquer escolha.

Definitivamente, não se trata de medo da concorrência, até porque nenhum dos nichos acima citados tem o que quer que seja a ver com as minhas áreas de actuação. Acho que deixei o meu ponto muito bem explicado, portando não valerá a pena insistir mais na conversa.


E não são assim tão generalistas quanto pensas. Uma pequeníssima pesquisa a respeito de cada um deles rapidamente nos levará a concluir o que vale ou não a pena explorar. Uma pequena divulgação de um nicho mais obscuro é o suficiente para o tornar alvo da atenção de milhares e milhares de pessoas.

E apesar de me parecer haver aqui muitos defensores da prática de "divulgação de ideias", duvido que algum deles gostasse de ver as suas ideias divulgadas publicamente. Mas é que duvido mesmo.

Como já disse, respeito a vossa liberdade, assim como a vossa opinião. Aquilo de que acabei de falar mais não é do que uma preferência pessoal. Se eu estiver a par de um determinado nicho pouco explorado e com potencial, a última coisa que farei será vir aqui divulgá-lo. Neste aspecto, sou um grande apreciador da descoberta individual.  E além disso, acho que não precisamos de mais 1 milhão de domínios registados só porque sim. Posso até estar enganado, mas não vejo tal como um bom amigo da qualidade.






Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em cada nicho que coloquei ai, há pelo menos uns 1000 sub-nichos (e não é um número atirado ao ar, existem bem mais até).

Imaginemos que tinhas um nicho e eu o divulgava aqui, um nicho que demoraste imenso tempo a desenvolver e de repente eu ou outra pessoa o dizia aqui. Se tivesses com medo que todos caíssem em cima desse nicho, das duas uma, ou não tinhas feito "os trabalhos de casa" ou o teu site não tinha qualidade e conteúdo suficiente para "wannabees" fazerem o outranking do nicho.

Da mesma forma, não sei porque meterias um site na internet, já que mais dia menos dia um webmaster o vai descobrir e se achar que tem jeito para a coisa vai fazer um site concorrente ao teu.

Já agora posso deixar aqui mais um nicho: EMPREGO

Não garanto é que que seja tão simples como os que indiquei em cima ou que seja pouco explorado....

Das ideias para um nicho, até ás keywords certas, estrutura de sites, modo de rentabilização do mesmo vai um GRANDE passo.

Concorrência sempre vai haver e haverá na internet, ou em qualquer negócio, agora meios para serem uma autoridade no nicho já é outra história.

Eu adoro um nicho (fora da internet), telecomunicações, mas não monto uma zon ou um meo porquê? Porque embora saiba o conceito comprar e vender serviços de telecomunicações não tenho nem 1% dos skills e poder financeiro para montar uma empresa no ramo.

Uma coisa que as pessoas tem de aprender na internet é que a partilhar não faz mal nenhum, eu até posso dizer em quais projectos estou a trabalhar, aliás, já apresentei muitos deles "praticamente em branco" na zona de apresentação de sites. Se estou preocupado que vão para aquele nicho? De maneira nenhuma, até me ajudam, porque isto não é só fazer sites, tens de ter um plano a longo prazo, saber o que vais fazer com o nicho. E pelo meio de tantas tentativas de imitação falhadas acabo por ver exactamente os erros que não devo cometer.

Quem quer guardar "os seus tesouros" numa caixinha, então não está no sitio certo, porque a internet é mesmo isto partilha de informação.