← Conversa Geral

Dia 1 de Maio - A loucura total em todas as lojas do Pingo Doce

Lida 44009 vezes

Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Continuo a dizer que não faz sentido o que dizes, na minha opinião claro. Eu sendo consumidor, desde que tenha dinheiro para pagar, levo os produtos que eu quiser.
É como o "gajo" que tem o Porsche e vai abastecer às bombas de baixo custo. Cada um poupa dinheiro onde acha que pode poupar. Simples.


Eu só não concordo porque eles vieram com a conversa que era para ajudar os "pobrezinhos " quando claramente não é, atiram areia para os olhos...

Para se ajudar é quem precisa e não o contrário. Estarem lá pessoas com 5 e 6 carros de compras como eu  vi nas notícias e com taxis à espera na rua porque já não cabia as compras no carro deles desculpa lá mas é pura ganância...


Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Quantos milhões é que eles do Pingo Doce devem ter feito só neste dia em todas as lojas? E outra coisa, esta promoção agressiva do Pingo Doce, deixou todas as outras lojas da concorrência (continente, jumbo, etc) tudo às moscas sem ninguém LOL

O Pingo Doce além de ter facturado muito dinheiro (estamos a falar em milhões de euros) prejudicou fortemente toda a concorrência :-P
Offline

Pedro IM 
Membro
Mensagens 41 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Simplesmente uma jogada genial!

Teve um efeito viral bombástico. Soube da iniciativa através de amigos que me ligaram de manhã e ao almoço já via a notícia na televisão. Creio que aconteceu o mesmo com a maior parte das pessoas.

Também não percebo qual o problema de uma pessoa com um rendimento de 5000€ não poder ter direito à promoção. E pensem bem, uma pessoa de classe média alta vai-se sujeitar a esperar 3, 4 ou 5 horas no meio de uma enorme confusão para poupar 50€?

Apesar desta campanha ter um objectivo político-económico, os grandes beneficiados foram aqueles que têm um rendimento muito baixo no qual uma poupança de 50€ ou 100€ pode fazer toda a diferença no orçamento familiar.

As únicas pessoas que vejo a criticar esta iniciativa estão ligadas a sindicatos que levaram um grande balde de água fria, porque não contavam com um impacto tão grande nem esperavam uma adesão tão fraca dos trabalhadores às sua iniciativas.

Eu já achava que o pingo doce dos melhores a trabalhar em marketing e hoje ainda fiquei com essa ideia mais reforçada.
Offline

69-ideias 
Membro
Mensagens 212 Gostos 0
Feedback +9

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se realmente soubessem com eles conseguem fazer estas jogadas, talvez não se dizia certas coisas como aqui já se escreveu.
Tem um marketing agressivo? sim tem
Mas a que preço? Será que que é assim tão limpo o que eles tem feito?
Quem se recorda( isto para os mais velhos), que no Pingo Doce  só faziam compras  os ricos e hoje tem os preços mais baixos?
O que aconteceu para tudo isso mudar?

P.S.- Trabalhei 21 anos para o Pingo Doce
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu só sei que até o tráfego dos sites caiu.. e não foi por causa do Google! Foi mesmo por causa do Pingo Doce. Sacanas... eu à espera de muito tráfego por causa do mau tempo e eles estragaram tudo.  :lol:

Agora a sério, achei uma boa estratégia tendo em conta que a concorrência mal teve clientes, eles despacharam quase tudo e ainda sacaram publicidade grátis.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Queria aqui comentar vários pontos...

Disseram ainda aqui que antigamente o Pingo Doce era onde iam os ricos e os preços eram altos, e que agora é o contrário. Pois bem, os tempos mudam e eles foram obrigados a mudar também : )

Também disseram aqui que não fizeram publicidade nenhuma, mas a mim chegou-me a informação de que ontem à noite (Segunda à noite) passou alguns anúncios de que hoje havia a tal promoção. Se não for verdade, houve pelo menos fuga de informação (que provavelmente espalhou-se pelas redes sociais, etc) pois havia malta que ontem já sabia que hoje isto iria acontecer...

Boca-a-boca é a melhor publicidade que existe, e hoje tudo o que era vizinhos e familiares ligaram/comentaram no café para a malta toda lá ir comprar!!

Venderam abaixo do preço de custo? Então praticaram dumping e com certeza serão multados por isso. Inflacionaram os preços e depois sim aplicaram o desconto? Talvez. Têm uma grande margem e esmagaram parte dela? Talvez. Tiveram prejuízo? Talvez, mas duvido muito. Ninguém dá nada a ninguém...

Uma coisa é certa, eles conseguiram (sem publicidade - ou quase sem) meter um país inteiro a falar neles, abrir os telejornais com 10 ou 15 minutos dedicados a eles, milhares de pessoas a correr às lojas, despachar stocks, meter dinheiro a circular, tanta coisa...

Também me chegou a informação que os trabalhadores neste feriado ganharam 4x mais. Se é verdade não sei... Jumbo, Continente, LIDL, etc foram completamente esmagados neste feriado. Até porque alguns tinham lojas fechadas, com greves, etc.

Também ouvi dizer que havia limite de unidades para alguns produtos.

Já por outro lado, é de lamentar a atitude de algumas pessoas. Uma pessoa que ganha 5000€ tem todo o direito a poupar o mesmo que uma que ganha 500€. Mas houve muita confusão, conflitos, encontrões, etc. Pareciam os pobres esfomeados em África a correr atrás dos camiões com comida... Isto está complicado, o país está em crise e há muita gente a passar mal, mas acho que houve situações muito tristes neste feriado...

Depois há pessoas que se queixam de gastar por exemplo 50€ num dia "normal" no Pingo Doce, e hoje aparecem na televisão todas contentes a dizer que gastaram 200 ou 300... É certo que pouparam e tão cedo se calhar não vão às compras outra vez. Mas enfim... As pessoas ficaram cegas.

E é isto. A meu ver, o que o Pingo Doce fez foi genial!
Offline

dslemos 
Membro
Mensagens 75 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Foi genial.

Quem acha que o Pingo Doce ou qualquer outra marca faz estas promoções para ajudar as pessoas deve estar noutro planeta  :-P

Com isto o Pingo Doce conseguiu vender o que vendia numa semana ou num mês, com margens de lucro grandes, mesmo com o desconto... Venderam tb produtos que não são facilmente escoados, pq as pessoas compraram o que precisavam e o que não precisavam, tinha de se passar os 100€ e o que interessava era encher a casa. O efeito promoção leva a uma "cegueira" completa.
E, claro, agora estão nas bocas do mundo durante algum tempo, sendo referenciados como uns "porreiros" que ajudam a malta  :-P enorme publicidade que nem é a baixo custo, é a nulo :o
Até aqui, num fórum de webmasters, estamos a falar disso :superlol:

Mas no fim, a verdade, é que o consumidor geral lucrou pq comprou a preços mais baixos, o Pingo Doce lucrou, e muito mesmo, e quem perdeu foi o Continente que mesmo com a promoção actual de 75% de desconto (reparem que é ao longo do mês e o desconto maior) não conseguiu criar nem de perto este efeito.

Muito bem jogado, que venha mais disto!  :grin:
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

dslemos, até num Fórum de Tuning se fala disto :b E o desconto do Continente é em cartão, só em alguns produtos e a descontar em 2 partes em Maio e Junho... Não é a mesma coisa xD
Offline

dslemos 
Membro
Mensagens 75 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Publicidade MESMO em todo o lado :-P Precisamente, o desconto até pode ser maior, mas como há esses factores todos não causa o mesmo efeito...
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não sei bem o que se passou, posso não ter percebido a história toda, mas qual é o problema de fazer uma promoção ou desconto? Por exemplo, se uma empresa de alojamento faz um desconto nos serviços que usamos ou aparecem domínios a preços baixos não vamos aproveitar? Até quem está bem aproveita...

O mau comportamento de algumas pessoas não é da responsabilidade do Pingo Doce. Porque é que as pessoas não se organizaram e tiraram as coisas com calma e de forma civilizada? A empresa agora tem que ser responsável pela falta de educação dos clientes?

Quanto ao ser ou não correcto que as pessoas que ganham bem tenham acesso a estes descontos, bem, o Pingo Doce não é uma instituição de caridade, não ia estar para ali a verificar os ganhos de cada pessoa para depois atribuir o desconto (qual é a loja que faz isso?). Agora, quem não tem dificuldades financeiras, podia pensar e então deixar para quem precisa mais, mas mesmo assim ninguém é obrigado a fazer isso.

Resumindo: a empresa fez uma promoção, as pessoas aderiram e algumas comportaram-se como animais. A empresa não pode ser responsável pelo mau comportamento/falta de educação/desespero por comida dos clientes.

Daqui a uns tempos estamos pedir as lojas que façam o trabalho de pais e comecem a educar as pessoas para não se comportarem desta maneira... #-o
Offline

PedroCruz 
Membro
Mensagens 252 Gostos 43
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não sei bem o que se passou, posso não ter percebido a história toda, mas qual é o problema de fazer uma promoção ou desconto? Por exemplo, se uma empresa de alojamento faz um desconto nos serviços que usamos ou aparecem domínios a preços baixos não vamos aproveitar? Até quem está bem aproveita...

O mau comportamento de algumas pessoas não é da responsabilidade do Pingo Doce. Porque é que as pessoas não se organizaram e tiraram as coisas com calma e de forma civilizada? A empresa agora tem que ser responsável pela falta de educação dos clientes?

Quanto ao ser ou não correcto que as pessoas que ganham bem tenham acesso a estes descontos, bem, o Pingo Doce não é uma instituição de caridade, não ia estar para ali a verificar os ganhos de cada pessoa para depois atribuir o desconto (qual é a loja que faz isso?). Agora, quem não tem dificuldades financeiras, podia pensar e então deixar para quem precisa mais, mas mesmo assim ninguém é obrigado a fazer isso.

Resumindo: a empresa fez uma promoção, as pessoas aderiram e algumas comportaram-se como animais. A empresa não pode ser responsável pelo mau comportamento/falta de educação/desespero por comida dos clientes.

Daqui a uns tempos estamos pedir as lojas que façam o trabalho de pais e comecem a educar as pessoas para não se comportarem desta maneira... #-o

Nem Mais Sr. Celso :)

Não poderia concordar mais!

Cumprimentos,

Pedro Cruz
Offline

Rui Quintas 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Apesar de todos os argumentos pró e contra, isto é o reflexo do nosso pais e da nossa sociedade.
Vamos ver se no futuro mais medidas destas se vão repetir e até noutras áreas, podendo até tirar alguns ensinamentos disto tudo.
Offline

Rob 
Membro
Mensagens 132 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Vários factores:

1ª fase
- Introdução de produtos de linha branca
- Produtos com design facilmente confundivel com marcas notórias

2ª fase
- Redução de espaço de prateleira aos outros produtos
- Retirar produtos de fornecedores que não sejam líderes de mercado

Acabou-se com muito fornedor om esta estratégia..

Mas que eu gostava é que pagassem aos fornecedores a Pronto-Pagamento.. gostava de ver se iam adoptar esta estratégia de Marketing...


Em relação à promoção, ricos ou pobres concordo que sejam para todos, não há muito a dizer excepto falta de educação por parte das pessoas.

Mas isso já pediram aos professores para serem pais..



Se realmente soubessem com eles conseguem fazer estas jogadas, talvez não se dizia certas coisas como aqui já se escreveu.
Tem um marketing agressivo? sim tem
Mas a que preço? Será que que é assim tão limpo o que eles tem feito?
Quem se recorda( isto para os mais velhos), que no Pingo Doce  só faziam compras  os ricos e hoje tem os preços mais baixos?
O que aconteceu para tudo isso mudar?

P.S.- Trabalhei 21 anos para o Pingo Doce
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Relativamente ao "mau" comportamento que se andou a falar, é um pouco ridículo se tivermos em conta que em todo o mundo quando existem promoções consideráveis ou até quando são lançados determinados produtos específicos muito esperados pelo público este tipo de comportamento repete-se.

A mim espanta-me é o que isto deu que falar, com muitos profissionais a aplaudirem uma estratégia como se a estivessem a ver pela primeira vez, mas que na realidade nem sequer é nova e já foi repetida milhares, quem sabe milhões de vezes por todo o mundo.

Seja num país pobre que passa por dificuldades ou até o mais rico do mundo, as grandes promoções atraem multidões e existem SEMPRE casos de violência.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Relativamente ao "mau" comportamento que se andou a falar, é um pouco ridículo se tivermos em conta que em todo o mundo quando existem promoções consideráveis ou até quando são lançados determinados produtos específicos muito esperados pelo público este tipo de comportamento repete-se.

A mim espanta-me é o que isto deu que falar, com muitos profissionais a aplaudirem uma estratégia como se a estivessem a ver pela primeira vez, mas que na realidade nem sequer é nova e já foi repetida milhares, quem sabe milhões de vezes por todo o mundo.

Seja num país pobre que passa por dificuldades ou até o mais rico do mundo, as grandes promoções atraem multidões e existem SEMPRE casos de violência.

Exacto. Fez-me logo lembrar os varios videos que vi na net de promoções grandes. Em que o pessoal "invade" as lojas.