← UI & UX Design

instalação do mysql (problemas)

Lida 13600 vezes

Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

já tinha tentado à algum tempo, e tinha tido problemas, agora lembrei-me de vos perguntar

falo de utilizar o pc como servidor:
instalei o apache tudo direitinho, e instalei o php tambem tudo direitinho, já experimentei tudo e tah tudo a funcionar bem, mas quiz instalar o mysql, e aqui é que começam os problemas, penso que fiz tudo o que devia fazer, mas quando tento abrir uma conecção em php, nada acontece, nem ele se liga ao mysql nem ele dá erro de ligação, não mostra nada...

queria isto, porque quero testar os meus proprios scripts de php/mysql, e só consiggo testar o php... o que sucka bastante, visto que o que quero fazer necessita do mysql, e host gratuitos que tem php/mysql, são sempre uma bosta que 90% dos casos não funciona como eu quero...

se alguem aqui souber como instalar o mysql que postasse, porque concerteza me está  falhar alguma coisa nisso...
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Hummm, queres um conselho?

Desinstala isso tudo, e faz o download do EasyPHP.

Este pack inclui: Apache / MySQL / PHP / PhpMyAdmin

Bastante facil a sua instalação.



Espero que ajude, um abraço []
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "MeNz"
Hummm, queres um conselho?

Desinstala isso tudo, e faz o download do EasyPHP.

Este pack inclui: Apache / MySQL / PHP / PhpMyAdmin

Bastante facil a sua instalação.



Espero que ajude, um abraço []


É uma excelente recomendação ;)
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

muito obrigado, vou experimentar, nunca me passou pela cabeça que pudesse existir um pack que já instala tudo

 :mafioso: vamos lá ao trabalho!! ^^
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Existem vários esse é um dos melhores ;)
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Então, any news? ;)
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

yep já está a funcionar, o mysql já funciona desta vez, mas estou com uns pequenos problemas de permissoes, é que não sei mudar as permissoes dos ficheiros e das pastas, é que dantes fazia por ftp, o que agora já não é possivel.. se por acaso souberes como fazer isto posta, ou dá-me um link que ensine, já tive à procura mas provavelmente estou a procurar mal, porque não sei bem como ei de procurar, ou entao estou a procurar bem mas os resultados não são bem o que estava à espera... como sempre

outra coisa é que ao testar um script apareceu-me erros que não estava à espera porque já tinha experimentado os cripts noutros sitios e tinha funcionado bem, vou postar aqui:

tenho isto:
$name = $_POST["txt_name"]; em que txt_name é o nome do input do codigo html, tenho outros codigos semelhantes mas esses estao dentro de um "if", este esteve de ficar cá fora por causa de fazer a condição de que só recolhe os dados caso haja nome, e o erro só dá neste que esta fora do "if" e o erro é:
Notice: Undefined index: txt_name in ...(o resto não interessa, mas aponta para aquela parte do codigo)

o outro erro é muito semelhante, já o resolvi e até percebo a logica, só acho estranho eu já ter testado o script antes e não ter dado esse erro

a minha opiniao para o primeiro erro é que como ainda não existe a informação do txt_name porque ainda não carreguei no butao (neste caso, submit) para enviar os dados, ele tasse a queixar que não existe nada em txt_name, e talvez seja por isso que os outros codigos que estao dentro do if não acusaram erro, porque como ainda não foram executados devido ao if...

o que pedia era se alguem que perceb de php (por exemplo o MeNz, lool) me tentasse arranjar uma solução que faça o script só executar aquele pedaço quando se carrega em submit, ou entao um codigo que verifique se existe alguma coisa em txt_name ou não e se não passar um determinado pedaço de codigo à frente, espero que tenham percebido.. lol

e não se esqueçam daquilo das permissoes ;)
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Citação de: "kebrus"
yep já está a funcionar, o mysql já funciona desta vez, mas estou com uns pequenos problemas de permissoes, é que não sei mudar as permissoes dos ficheiros e das pastas, é que dantes fazia por ftp, o que agora já não é possivel.. se por acaso souberes como fazer isto posta, ou dá-me um link que ensine, já tive à procura mas provavelmente estou a procurar mal, porque não sei bem como ei de procurar, ou entao estou a procurar bem mas os resultados não são bem o que estava à espera... como sempre


Exprimenta este software, shareware, mas isso arranja-se :P
:arrow: http://www.tucows.com/preview/389482.html
O que fiz, foi procurar no google, por Windows File Attributes... e voilá! ;)



Citação de: "kebrus"
outra coisa é que ao testar um script apareceu-me erros que não estava à espera porque já tinha experimentado os cripts noutros sitios e tinha funcionado bem, vou postar aqui:

tenho isto:
$name = $_POST["txt_name"]; em que txt_name é o nome do input do codigo html, tenho outros codigos semelhantes mas esses estao dentro de um "if", este esteve de ficar cá fora por causa de fazer a condição de que só recolhe os dados caso haja nome, e o erro só dá neste que esta fora do "if" e o erro é:
Notice: Undefined index: txt_name in ...(o resto não interessa, mas aponta para aquela parte do codigo)

o outro erro é muito semelhante, já o resolvi e até percebo a logica, só acho estranho eu já ter testado o script antes e não ter dado esse erro

a minha opiniao para o primeiro erro é que como ainda não existe a informação do txt_name porque ainda não carreguei no butao (neste caso, submit) para enviar os dados, ele tasse a queixar que não existe nada em txt_name, e talvez seja por isso que os outros codigos que estao dentro do if não acusaram erro, porque como ainda não foram executados devido ao if...

o que pedia era se alguem que perceb de php (por exemplo o MeNz, lool) me tentasse arranjar uma solução que faça o script só executar aquele pedaço quando se carrega em submit, ou entao um codigo que verifique se existe alguma coisa em txt_name ou não e se não passar um determinado pedaço de codigo à frente, espero que tenham percebido.. lol

e não se esqueçam daquilo das permissoes ;)


Vou-te postar aqui um extracto de código, de um form simples, com submitter, e com php/mysql ligados.
(News Script que fiz à uns tempos atrás)

Formulário:
Código: [Seleccione]
/* ---- FORM ---- */
<?
<table border=\"1\" cellpadding=\"0\" cellspacing=\"0\" style=\"border-collapse: collapse\" bordercolor=\"#111111\" width=\"51%\" id=\"AutoNumber1\">
  <tr>
    <td width=\"100%\" bgcolor=\"#C6D8E8\">
    <p align=\"center\"><font face=\"Tahoma\"><b><font size=\"2\">Inserir nova notícia:</font></b></font></td>
  </tr>
  <tr>
    <td width=\"100%\"><form method=\"POST\" action=\"?action=adicionar\">
      <p><font face=\"Tahoma\"><font size=\"2\"><br>&nbsp;&nbsp; »<b>»</b> Título da notícia: </font>
            <input name=\"news_titulo\" size=\"33\" style=\"border: 1px dotted #788F9C\"><br>
            <br>
<font size=\"2\" face=\"Tahoma\">&nbsp;&nbsp; »<b>»</b> Notícia:<br> </font><font face=\"Tahoma\"> &nbsp;
            <textarea rows=5 name=\"news_noticia\" cols=47 style=\"border: 1px dotted #788F9C\"></textarea></font><font size=\"2\" face=\"Tahoma\">
            </font>
</p>
<p align=center>
<font face=\"Tahoma\">
<input type=\"submit\" value=\"Adicionar Nova Notícia\" name=Submit size=\"20\" style=\"color: #335084; font-size: 10pt; font-family: Tahoma; font-weight: bold; border: 1px dotted #335084; background-color: #C6D8E8\"></font></p>
</form></td>
  </tr>
</table>";
?>



"Sub-Função" Adicionar notícia:
Código: [Seleccione]
<?
if ($action=="adicionar") {
$query_adicionar = "INSERT INTO news(news_titulo,news_noticia) VALUES('$_POST[news_titulo]','$_POST[news_noticia]')";
mysql_query($query_adicionar);
echo "Nova notícia adicionada com sucesso!<br><a href=\"news.php?action=ver\"><b>Voltar</b></a>";
?>



Isto tudo no mesmo ficheiro.

Espero que tenha ajudado alguma coisa...

Alguma duvida, SCREAM! ;)
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

yep realmente é mais rapido, vou tentar integrar no meu, mas só o vou fazer depois de me explicares o que é a $action e porque crias-te a condição $action=="adicionar" lol
e ainda há outro problema, é que eu só quero correr a query caso exista alguma coisa no nome, ou pegando no teu exemplo, caso exista news_titulo
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

:popcorn:
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Citação de: "kebrus"
yep realmente é mais rapido, vou tentar integrar no meu, mas só o vou fazer depois de me explicares o que é a $action e porque crias-te a condição $action=="adicionar" lol


Ora bem... o $action ... como te heide de explicar...

Para chegares a esta "action", no link, terá de haver algo tipo: www.olink.com/ficheiro.php?action=ALGO_AQUI

Ou seja, para que cada bloco de código seja executada, terá de estar no link aquela cena "?action=WHATEVER", onde o código a executar, está dentro de uma condição IF (if ($action == WHATEVER) { ................ } )



Citação de: "kebrus"
e ainda há outro problema, é que eu só quero correr a query caso exista alguma coisa no nome, ou pegando no teu exemplo, caso exista news_titulo

Agora, em relação a isto, basta fazeres um simples check (em PHP ;) ).
Como? :arrow:
Código: [Seleccione]
if ($NOMECAMPO != "")
(Podes meter isto logo após a condicção IF, que falei em cima [relativa ao $action])



Fui claro?
Offline

MiguelTavares 
Membro
Mensagens 3871 Gostos 0
Troféus totais: 33
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Citação de: "fpware"
:popcorn:

Quando estiveres cheio de pipocas, manda umas para mim! :P
Offline

fpware 
Fundador
Mensagens 15318 Gostos 7
Troféus totais: 38
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5

Citação de: "MeNz"
Citação de: "fpware"
:popcorn:

Quando estiveres cheio de pipocas, manda umas para mim! :P


Eheheh! Acabaram... :lol:
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

lol, não precisavas de ter explicado como se não percebesse o significava ?action=qualquercoisa , mas eu comprendo, a culpa foi minha, porque não tinha reparado que no codigo html estava action="?action=adicionar" e quando vi o $action==adicionar fiquei a pensar que te tinhas esquecido de alguma parte do codigo em que estava a dizer o que era a $action

quanto ao if ($NOMECAMPO != ""), afinal talvez já não precise dele, mas obrigado na mesma porque esse " ! "  já andava esquecido por estes lados, vai-me servir para outra coisa ;)
Offline

kebrus 
Membro
Mensagens 459 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

uhm só experimentei agora aquele programa que encontraste, acho que não percebeste bem o que perguntava, ou entao nao perguntei bem, é que esse program só muda atributos aos ficheiros, tipo data da ultima modificação ou se é read-only e cenas assim, e eu queria era saber fazer chmod aos ficheiros tal e qual como se faz num programa ftp, mas como isto é um servidor "caseiro" não dá para utilizar o ftp e por isso não sei nenhuma outra forma de o fazer