← Joomla

Que extensão para SEO/SEF vocês utilizam?

Lida 7444 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas,

Gostava de saber o que outros webmasters utilizam para SEO e SEF no Joomla. Eu normalmente para SEF utilizo o sistema nativo do Joomla 1.5 e para SEO utilizo o MetaGenerator, que cria meta tags e descrição de forma automática, para além de adicionar o nome do site ao título da página, caso queiramos.

Alguém utiliza outras extensões que queira sugerir?
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não uso.
O Joomla 1.5 com SEF activado já faz um trabalho bom q.b. para mim.

Volta e meia dou uma "martelada" no .htaccess para atender às necessidades específicas de algum componente que eu próprio tenha criado.

Quanto aos metadados, também uso ora funcionalidade standard do Joomla ou código nos templates / componentes.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não usas nada para SEO? Olha que o MetaGenerator é impecável, criando automaticamente meta tags e descrição para os artigos.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não usas nada para SEO? Olha que o MetaGenerator é impecável, criando automaticamente meta tags e descrição para os artigos.

Nope, nada, nadinha...

90% dos meus sites são "custom-made" (módulos e componentes escritos por mim, ou "martelados" nos templates) - logo, receio bem que os componentes SEF não me iriam acrescentar muito valor... pois provavelmente não iriam ser compatíveis com os meus componentes.

Meto essas coisas em código.  :grin:
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Estou a falar de SEO, não de SEF. Isto afecta artigos, não propriamente componentes e de certeza que utilizas os artigos do Joomla ou criaste o teu próprio componente para conteúdo?
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

...
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu junto tudo no mesmo saco (SEO e SEF), pois para mim não há SEO sem SEF ;)

No entanto, e entendendo que te referes ao preenchimento das metatags (title, description e keywords)...

Eu uso muito pouco os artigos. Os meus sites são sites de funcionalidade (por oposição a sites de conteúdos).
Nos poucos artigos que uso, preencho os campos "Metadata Information" standard do Joomla para cada artigo (e o Title na opção de menu) e está feito.


Isto afecta artigos, não propriamente componentes
Claro que afecta componentes: componentes geram páginas, cada página tem também que ser optimizada SEO e SEF.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu junto tudo no mesmo saco (SEO e SEF), pois para mim não há SEO sem SEF ;)

No entanto, e entendendo que te referes ao preenchimento das metatags (title, description e keywords)...

Eu uso muito pouco os artigos. Os meus sites são sites de funcionalidade (por oposição a sites de conteúdos).
Nos poucos artigos que uso, preencho os campos "Metadata Information" standard do Joomla para cada artigo (e o Title na opção de menu) e está feito.

Ok, era isso que estava a perguntar. Se é esse o caso realmente não é essencial teres uma extensão de SEO.

Claro que afecta componentes: componentes geram páginas, cada página tem também que ser optimizada SEO e SEF.

Na verdade o MetaGenerator não funciona com a maioria dos componentes, pois não sabe onde ir buscar a informação para colocar nos campos de metadata. Gostava de rectificar esta situação e é uma das razões porque abri este tópico, pode ser que alguém sugira uma extensão de SEO melhor.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Para além do que expus acima, há uma razão de peso para pela qual nunca utilizaria componentes SEO para artigos e é muito simples:
  • se és tu que escreves os artigos, acreditas mesmo que um script vai fazer um melhor trabalho que tu?

Quem escreve os artigos sabe melhor que ninguém o que escrever na description e que keywords usar, certo?   :-k
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Para além do que expus acima, há uma razão de peso para pela qual nunca utilizaria componentes SEO para artigos e é muito simples:
  • se és tu que escreves os artigos, acreditas mesmo que um script vai fazer um melhor trabalho que tu?

Quem escreve os artigos sabe melhor que ninguém o que escrever na description e que keywords usar, certo?   :-k


...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Para além do que expus acima, há uma razão de peso para pela qual nunca utilizaria componentes SEO para artigos e é muito simples:
  • se és tu que escreves os artigos, acreditas mesmo que um script vai fazer um melhor trabalho que tu?

Quem escreve os artigos sabe melhor que ninguém o que escrever na description e que keywords usar, certo?   :-k


Se estamos a falar sites com grandes quantidades de artigos isso já é mais complicado de gerir. No teu caso compreende-se que não precises de usar, mas a automatização funciona muito bem para alguns sites, afinal de contas ele vai buscar as tags e descrição ao próprio artigo.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Sim e imagina que tens um blog cheio de artigos e lembras-te de meter um SEF, vais editar tudo à mão? de certeza que não...

Deveria ser irrelevante... se fui eu que enchi o blog de artigos, deveria ter preenchido as keywords / descriptions na altura ;)

Quanto ao "lembras-te de meter um SEF" - não se "mete um SEF". SEF não é um programa ou um supositório que se mete... é um trabalho que se faz sempre, todos os dias, que se introduz um artigo.

Claro que se o trabalho de casa não foi feito na altura devida, então sobra o SEF como atalho...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto não serve apenas para quem "não fez o trabalho de casa", serve para aquele que publicam imensos artigos de forma regular e não têm o tempo para andar a escolher keywords e descrições para cada um deles.

Tempo é dinheiro e se posso poupar tempo e ao mesmo tempo tirar bons resultados com automatização então melhor para mim.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Se estamos a falar sites com grandes quantidades de artigos isso já é mais complicado de gerir. No teu caso compreende-se que não precises de usar, mas a automatização funciona muito bem para alguns sites, afinal de contas ele vai buscar as tags e descrição ao próprio artigo.

Claro, mas o problema é que tags e descrição vai buscar...
É que uma das boas práticas do SEO é escolher as tags de acordo com a relevância que queres evidenciar nos motores de busca, não com base numa mera estatística das palavras existentes no artigo... pois parece-me que é isso que os componentes SEO fazem.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tempo é dinheiro e se posso poupar tempo e ao mesmo tempo tirar bons resultados com automatização então melhor para mim.

Certamente :)