@betanalista,
Se o google partilha o negócio dos motores de busca com o bing e a yahoo, segundo o teu exemplo, como é que o google pode ser um monopólio?
Se consideras isso um monopólio, não tenho mais nada a dizer. Eu acho que estou certo mas é uma boa pergunta para colocares nas tuas aulas de economia.
Pelo que tens afirmado esse era o teu ponto de vista e não o meu. O que tenho vindo a dizer é que o google é monopolista, o facebook é monopolista e a microsoft é monopolista isto apesar de existirem outros concorrentes na área. Tu é que o facebook não era monopolista porque qualquer um podia criar uma rede social, dai eu dei o exemplo da google e da Microsoft.
Quanto a concorrência perfeita, esta não existe em nenhum mercado. Existia se fosse possivel entrar e sair de um mercado a qualquer altura e sem prejuízo. Existem é sim mercados próximos da concorrência perfeita.
As minhas aulas de economia já acabaram e por acaso falamos de mercados, como o mercado monopolista.
Entendo essa perspectiva mas a minha compreensão de monopólio não é essa (e penso que desde o ponto de vista dos economistas tb não).
Existem dezenas, centenas, ou talvez milhares de redes sociais (http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_social_networking_websites).
Estando o facebook a competir no mercado com as mesmas, não considero o facebook um monopólio, apesar de neste momento a sua vantagem competitiva face aos outros ser significativa.
Enquanto nada me impede de criar outra rede social para competir com o FB e as outras, num mercado verdadeiramente monopolista, as barreiras à entrada são costumam ser impossibilidades legais (eletricidade em Portugal) ou a impossibilidade de oferecer o produto porque não temos acesso a ele (diamantes angolanos).
Competir no mercado das redes sociais requer "apenas" dinheiro, ideias, antecipação de tendências, inovação, etc. Mas nada impede alguém de o fazer.
Competir no mercado da eletricidade ou dos diamantes Angolanos implica alteração das Leis e/ou invadir Angola para lhes retirar os seus recursos naturais.
cjseven o monopólio não esta relacionado com a quantidade de empresas que existem, mas sim com a "porções" de mercado que essas empresas dominam. Quanto tens uma empresa, como neste caso o facebook, em que domina grande parte do mercado estamos num monopólio.
Por exemplo existem marcas como o coco-cola que para rentabilizarem os seus ganhos no monopólio criam os seus próprios concorrentes, neste caso a pepsi (ambas pertencem a mesma empresa). Assim podem controlar as curvas da procura e da oferta de forma a mantém o mercado satisfeito e impedindo que novas marcas entrem no mercado. Isto explica o interesse do facebook no twitter.