← Negócios Online

Criar loja online... questões legais... alguem me ajuda?

Lida 22462 vezes

Offline

miguelcorreia 
Membro
Mensagens 16 Gostos 2
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Level 4 10 Posts Combination Level 3 Level 2 Avatar Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Boa Noite,

Eu queria criar uma loja online, mas não tenho recursos financeiros suficientes para legalizar nas finanças e segurança social. A loja apenas terá um lucro considerável se vender muito (nos estados unidos existe o mesmo tipo de loja a vender o mesmo produto que tiveram lucros consideráveis quando venderam muito todos meses), ou seja nos primeiros meses ou 1º ano o lucro não será suficiente para pagar impostos e segurança social. Eu estive a pensar e arranjei uma solução, mas queria a vossa opinião. A solução seria apenas vender para toda a Europa e bloquear o acesso à loja em Portugal. Ou seja, em Portugal não seria possível comprar, a informação whois do site seria privada e também não seria possível em Portugal aceder às redes sociais da loja e assim eu  impedia que as autoridades conheçam a loja.

Queria ouvir a vossas opiniões sobre a minha solução?


Obrigados pelas vossas respostas ao post. :obrigado:
Cumprimentos,
miguel.
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na minha modesta opinião, se não tens capacidade para abrir um negócio "online" então tenta juntar o dinheiro necessário e faz as coisas direitas.

O que estás a dizer, é que queres fugir ao fisco, à SS e a impostos e mesmo assim ter os lucros.

Abre uma empresa em nome individual, pelo menos para já. Pagas menos impostos e já que dizes que não vais ter grande facturação nos primeiros tempos ajuda a pagar menos impostos. Estás isento de SS no primeiro ano e assim dá para juntar e ao final do ano abrir algo em condições.

Não queiras brincar às empresas, faz as coisas correctamente...mais tarde ou mais cedo és apanhado e aquilo que ganhaste não chega para pagar coimas..

 :+trafego:
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Tanto esforço e complicações não valem a pena o risco de mais tarde poderes levar com as Finanças em cima...
E se é preciso assim tantas vendas para conseguir obter lucro, é porque talvez não seja grande ideia então.

(Lembrando que esse exemplo que deste dos EUA é totalmente irrelevante. Duas realidades totalmente diferentes)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá Miguel,

Uma breve consideração: o lucro não serve para pagar impostos. Tu pagas impostos sobre o lucro.

Se te referes a impostos de valor acrescentado (IVA), essa taxa (23% em PT) tem de ser imputada no preço do produto e assumida pelo cliente. Logo, não é "lucro" nem "despesa", é um IMPOSTO. O que é do estado, é do estado, o que é teu, é teu.

Se queres mesmo começar a vender, basta iniciares atividade nas finanças e começar por aí (é gratuito). Mas se fosse a ti, falava primeiro com um contabilista :)

Bom trabalho!
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Boa Noite,

Eu queria criar uma loja online, mas não tenho recursos financeiros suficientes para legalizar nas finanças e segurança social. A loja apenas terá um lucro considerável se vender muito (nos estados unidos existe o mesmo tipo de loja a vender o mesmo produto que tiveram lucros consideráveis quando venderam muito todos meses), ou seja nos primeiros meses ou 1º ano o lucro não será suficiente para pagar impostos e segurança social. Eu estive a pensar e arranjei uma solução, mas queria a vossa opinião. A solução seria apenas vender para toda a Europa e bloquear o acesso à loja em Portugal. Ou seja, em Portugal não seria possível comprar, a informação whois do site seria privada e também não seria possível em Portugal aceder às redes sociais da loja e assim eu  impedia que as autoridades conheçam a loja.

Queria ouvir a vossas opiniões sobre a minha solução?


Obrigados pelas vossas respostas ao post. :obrigado:
Cumprimentos,
miguel.
Se nunca tiveste a exercer actividade no primeiro ano não pagas segurança social e o registo nas finanças é gratuíto. O que precisas é contabilidade mas isso não é caro.
Venderes sem estar legal corres o risco de ser apanhado, há muita gente que o faz mas muitos são apanhados. Proteger o whois é uma ilusão, as autoridades podem contactar a empresa que te fornece o dominio e eles são obrigados a forncer os teus dados, essa protecção só serve para público geral, não para autoridades quando existem suspeitas de algo ilicito. Além disso ficam os registos dos pagamentos que de alguma forma vão entrar na tua conta e poderás ter que justificar esses rendimentos.
Pessoalmente recomendo fazer as coisas legalmente.
Offline

mygel2016 
Membro
Mensagens 8 Gostos 1
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Fourth year Anniversary Third year Anniversary Quick Poster Level 3 Level 2 Windows User Linux User Mobile User Combination Poll Voter

Boas Miguel,

Nem penses nisso, sé fores apanho e mais tarde ou mais cedo és apanhado só em Multas vai te sair muito caro, como referido anteriormente se nunca exerceste uma activade o primeiro ano estas isento, sé fizeres descontos por outra entidade também ficas isento e até 10.000€ de facturação não tens problemas com impostos.
O IVA quem paga é o cliente final.
Bom trabalho e informa te melhor nas Finanças.
Offline

miguelcorreia 
Membro
Mensagens 16 Gostos 2
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Level 4 10 Posts Combination Level 3 Level 2 Avatar Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Obrigado pelas respostas.
Offline

tugatrader 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 9
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Webmaster Avatar One year Anniversary

Miguel,

As respostas dos outros membros estão 100% corretas. No entanto eu diria para desdramatizares um pouco. Se quiseres ser rigoroso, cada cêntimo que recebes tens que declarar. No entanto a maioria das pessoas que vende objetos no OLX ou que recebe 75 euros no adsense não o declara certo?
Se a tua loja vai faturar 100 euritos nos primeiros meses acho que não deves de o deixar de fazer e tens sempre a opção de te registares como ENI.
Offline

francianeamoedo 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Poll Voter Level 1 First Post Windows User

Olá!
 
Bom dia! Bom... esse post já tem algum tempo. Vamos ver se alguém ainda poderá me responder.

Eu tenho atividade aberta nas Finança, posso ter uma loja virtual inicialmente assim e após criar uma empresa unipessoal??
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Antes de mais sê bem-vindo.
Tanto quanto sei, se a actividade que tens "aberta" nas finanças for essa sim podes sem qualquer problema.
Offline

toppaperservice 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 7
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 First Post Webmaster Avatar Level 1 Windows User

Great