← Conversa Geral

Opensource

Lida 1370 vezes

Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas pessoal

Há já muito tempo que não criava um tópico mas tenho uma questão pretinente para vós.

Actualmente parece estar na moda criar sites sobre opensource. O que mais se começa a ver é uma duplicação dos conteúdos, os programas mais conhecidos são muito referênciados e os novos projectos, devido à sua dimensão passam para trás. Há também uma maneira muito igual de apresentar os conteúdos, não há inovação.

O que eu gostava de saber é porquê a criação de novos sites sobre o mesmo tema, porque não tornar as equipas existentes mais fortes?
Acham que o opensource como tema para um site é algo que está para durar?
É realmente lucrativo um site com esta temática?
É justo receber dinheiro de publicidade sobre uma temática que nunca se propôs a tirar dinheiro com software?

Cumps 8)
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Em relação a tua ultima pergunta , o paradoxo criado é realmente muito estranho lól, lucrar com o trabalho gratuito de outros, mas vê o caso da seguinte forma-
A publicidade, que é uma mais valia para os desenvolvedores de opensource,  não é gratuita e nestes websites que ganham uns trocos com programas do tipo adsense dá-se a conhecer os softwares opensource . A firefox vende artigos para suportar alguns custos tal como webmasters tem que suportar alguns.

Site que lucra é o primeiro, e melhor a ser criado sobre este e qualquer outro tema.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

"Actualmente parece estar na moda criar sites sobre opensource." - Nepias moda moda e criar sites de "como fazer dinheiro online".

Estou a reinar.

"O que eu gostava de saber é porquê a criação de novos sites sobre o mesmo tema, porque não tornar as equipas existentes mais fortes?"
Eu acho que depende de muita coisa.
A quem criem os sites por "amor a camisola" e esses acho bem criarem desde que nao repitam 100x o que os outros ja disseram.
Outros para fazer dinheiro.

"Acham que o opensource como tema para um site é algo que está para durar?"
Se inovares e lancares artigos ou tutoriais que nao existam e mais sitios acho que seja qual for o tema sera para durar.

"É realmente lucrativo um site com esta temática?"
Nao faco ideia.

"É justo receber dinheiro de publicidade sobre uma temática que nunca se propôs a tirar dinheiro com software?"
Hmm..
Podes ser bonzinho e metade dos lucros das ao projecto open source, pois eles aceitam sempre donativos.


Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Já que andam a fazer o cerco ao warez, toca a dar no opensource e no freeware...  :lol:
Offline

palavras 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Só uma coisinha, quase off topic...

em relação ao chamado paradoxo.. de facto nao o é.

Explicando... Se fizerem dinheiro a VENDER software opensource, não só é errado como não é de todo legal. Mas por outro lado, se cobrarem dinheiro à vizinha para la irem instalar o ubuntu (e aproveitam vão ver se dá alguma coisa mais...), não é desonesto. Aliás, é essa a base do conceito de negócio OpenSource, pelo menos um dos conceitos.

Passando para os blogs, se quiseres ganhar dinheiro, com artigos e conteúdos, sobre um assunto (como o OpenSource), é válido. Se quiseres cobrar para as pessoas fazerem o download, é errado.

Em relação ao hype do momento, acho que veio para ficar. Mas vai, obviamente, secar rapidamente.

Deixo-vos aqui um artigo para perceberem o meu ponto de vista:

Linux is about to take over the low end of PCs

Por isso acho que é um bom nicho, mas acho que muito em breve irão haver quatro ou cinco bons e outros a fazerem eco. O normal de qualquer nicho.

Zen, o evangelista...