← Conversa Geral

Internet por Fibra Optica

Lida 10474 vezes

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sim, a casa só chega cabo de rede normal, ao prédio/pontos de acesso é que chega fibra, a fibra é mais cara e tem muito maior alcance, o cabo é mais barato e os modems para cabo também muito mais baratos, apenas precisam de um switch de fibra para muitos utilizadores ao invés de um modem de fibra para cada pessoa.
A questão é mais terem de refazer a infra estrutura toda... e como com coaxial podem ir até aos 400MBps...
E... a fibra chega até ao PDO da rua não ao predio.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Mambley faz aqui neste link o teste e diz quanta velocidade sacas no máximo

http://www.tvcabo.pt/Internet/Detalhe.aspx?detail=XzU28

Eu ai chego no máximo a 9 megas por segundo

Testei hoje também consegui chegar aos 9Mb, parece que anda a melhorar :)
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

é porque o server lá do nfsi é muito bom a enviar cenas, se não conseguimos chegar à velocidade máxima é porque o server que nos envia cenas não consegue bular mais  :-P
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Permitam-me corrigir o que se diz para aqui.

O que o asturmas diz está correcto, em coaxial o limite é de ~400M, com a norma EuroDocsis 3.0.
De notar que esse não é o limite do coaxial, nem pouco mais ou menos. Esta norma tem é este limite.

No entanto, existe variações na forma como a fibra chega ao cliente ZON. Pode ser até ao PDO, ao prédio ou a Casa (neste caso, só deverão encontrar os clientes 1Gb).

A fibra vai aproximando-se de casa (PDO -> Rua -> Prédio -> Casa) mediante as necessidade da zona.

Se precisarem de mais alguma informação... avisem

HP
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

é porque o server lá do nfsi é muito bom a enviar cenas, se não conseguimos chegar à velocidade máxima é porque o server que nos envia cenas não consegue bular mais  :-P
Não me parece que o problema seja a NFSI...
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

asturmas estava a falar de outros sites de downloads, se vem menos velocidade o problema é quem envia e não do nosso isp, quanto mais gente estiver a fazer downloads de um determinado server ele pode ficar mais lento a enviar os ficheiros mesmo nós tendo 100mbit, o que às vezes também acontece é que alguns servers impõem limite de velocidade de download de cada ficheiro para cada utilizador, a solução ai é fazer downloads multiplos para se conseguir atingir a velocidade máxima do nosso isp estando a fazer mais downloads de ficheiros ao mesmo tempo  :grin:

ate agora de 1 semana de uso com 100mbit o sitio aonde consegui fazer mais rápido um download de um só ficheiro foi na NFSI a 9 megas por segundo, acredito que ela ainda consiga enviar a mais velocidade ainda mas já tou no meu limite de velocidade hehe, todos os restantes sitios de downloads que já fiz foi de velocidades inferiores, pode ter haver por estarem sobrecarregados de users ou terem limite de velocidade para cada user.
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Eu é que estou a levar a banhada do século, Fibra Optica (50Mb) e apenas 2.1 Mb/segundo..
Offline

almargo 
Membro
Mensagens 377 Gostos 1
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Eu é que estou a levar a banhada do século, Fibra Optica (50Mb) e apenas 2.1 Mb/segundo..

Faz um pedido em foruns.zon.pt

Eles dão-te uma mão
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

asturmas estava a falar de outros sites de downloads, se vem menos velocidade o problema é quem envia e não do nosso isp, quanto mais gente estiver a fazer downloads de um determinado server ele pode ficar mais lento a enviar os ficheiros mesmo nós tendo 100mbit, o que às vezes também acontece é que alguns servers impõem limite de velocidade de download de cada ficheiro para cada utilizador, a solução ai é fazer downloads multiplos para se conseguir atingir a velocidade máxima do nosso isp estando a fazer mais downloads de ficheiros ao mesmo tempo  :grin:

ate agora de 1 semana de uso com 100mbit o sitio aonde consegui fazer mais rápido um download de um só ficheiro foi na NFSI a 9 megas por segundo, acredito que ela ainda consiga enviar a mais velocidade ainda mas já tou no meu limite de velocidade hehe, todos os restantes sitios de downloads que já fiz foi de velocidades inferiores, pode ter haver por estarem sobrecarregados de users ou terem limite de velocidade para cada user.
A ensinar a missa ao padre?
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A ensinar a missa ao padre?

 :grin:

Offline

Fernando Augusto 
Membro
Mensagens 922 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Por aqui anda quase sempre entre os 80 e 90 e pouco, raramente é menos do que isso
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Alguem sabe se dá para ter ip fixo com ligações de fibra? (se algum dos operadores fornece em PT).

Tou a pensar fazer um mini datacenter em casa e com duas ligações com 2 upstreams de 10MB já me chegava para ter aqui 3 ou 4 maquinas, assim reduzia custos...
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Na minha opinião não vale a ainda a pena ter fibra por parte da maioria das pessoas.

Explico porquê:
- a maioria dos servers são de 100mb
- igual à tua ligação
- se três pessoas sacarem do mesmo server, tens 1/3 da velocidade
- se for internacional, tens ainda menos por causa do peering em horas de ponta


Escrevi isto há uns meses: http://www.ruicruz.pt/vale-a-pena-ter-fibra-optica-perguntas-e-respostas.html


Sim NetFast, tens sorte a sacar da nfsi porque ta "à porta de casa". Agora apresenta-me essa mesma velocidade a sacares do site da Microsoft  a ver no que da. :)


SL
Offline

ruicruz 
Membro
Mensagens 1105 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Alguem sabe se dá para ter ip fixo com ligações de fibra? (se algum dos operadores fornece em PT).

Tou a pensar fazer um mini datacenter em casa e com duas ligações com 2 upstreams de 10MB já me chegava para ter aqui 3 ou 4 maquinas, assim reduzia custos...


A nível particular não.
O MEO não dá (trabalho na PT Sales) no entanto a ZON Multimédia  ( aka: Zon para empresas ) dá.


SL
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Serviços empresariais apenas...