← Marketing

Ganhar dinheiro & SEO - Os primeiros passos

Lida 20111 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá a todos os utilizadores :grin:

Estou a desenvolver uma série de artigos, a que algumas pessoas já tiveram acesso, mas para poder escrever com qualidade e para poder atingir as vossas necessidades venho pedir-vos uma ajuda: sugiram-me temas para escrever. Coloquem-me todas as dúvidas que tenham sobre SEO & ganhar dinheiro que irei tentar responder com todo o meu conhecimento o mais brevemente possível. Claro que todas as perguntas serão públicas e as respostas dadas aqui no fórum. Só depois irei aprofundar os assuntos e escrever artigos para publicação no fórum do mais tráfego ou no blog.

Então comecem lá. O que querem saber? Deixo em baixo alguns assuntos que vos poderão ajudar a desencadear dúvidas:

  • Nichos e sua rentabilização
  • Off-page SEO - backlinks, etc
  • On-page SEO
  • Truques para rápida indexação
  • Quantidade vs. Qualidade
  • Outras dúvidas...

Qualquer pessoa é livre de colocar dúvidas e responder a questões, claro :)

Comecem lá pessoal ;)



Index - Perguntas e respostas

Utilizador | Assunto da Pergunta | Aspectos Referidos na resposta | URL da resposta

Shaddz | Trabalhar Keywords | On Page SEO e Off Page SEO | URL
sandrabaroni | Indexar rapidamente nos SEs | Digg.com, MundoPT.com e ferramentas grátis | URL
ins3rt | Trabalhar e monetizar um nicho específico | O que eu faria no seu papel, from scratch | URL
sandrabaroni | Comentários em blogs, mundopt.com e digg.com | O meu parecer sobre os anteriores | URL
espaconline | Melhorar resultados para uma keyword geral, já bem indexada | Off Page SEO e sugestões de On Page SEO | URL
90fm | Nichos no Presente | Confidencialidade e nichos actuais | URL
sandrabaroni | Digg.com e conteúdos em Português e comentários SPAM | Como submeter o site inicialmente e plugin WP-Spam Free | URL

Disclaimer

Respondo com aquilo que sei. Posso estar a dizer coisas muito acertadas, poderei estar a dizer asneiras. Conto com a vossa ajuda também para aprender. Tudo o que digo é baseado em testes e gosto pelas técnicas de monetização e SEO. Não tenho nada a ganhar com isto, exceptuando vir a saber mais qualquer coisa com a vossa ajuda.
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

on-page seo e backlinks e já agora, como trabalhar keywords. Tenho um site pretendo receber visitas das keywords xxx, xxx e xxx. Qual as melhores maneiras de conseguir..

ficam aqui as sugestões
Offline

sandrabaroni 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Olá!
Como faz para indexar mais rápido?
Quanto tempo demora?
Link building também é importante se puder dar algumas dicas.
Obrigada!
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Aproveito para citar a minha ultima resposta no tópico "[DOU / OFEREÇO] domínios" que se encontra em: http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=19398.msg232337#msg232337

Citar
"Pensando contigo...

1. Quanto à iniciativa considero que esta é muito boa para quem começa, como é o meu caso, e desde já aproveito para agradecer "publicamente" ao raugusto. Todavia, e não querendo eu desvalorizar esta iniciativa até porque sou um dos que com ela beneficia, sendo desconfiado como sou, julgo que o raugusto terá feito o trabalho de casa e saberá que ao entregar os domínios a alguém que só agora se inicia nesta área terá não só disponibilidade como também a motivação de alguém que dá os primeiros passos podendo os benefícios futuros serem claramente superiores aos valores de uma possível venda.

2. Aproveitando o significado da expressão "tábua rasa", usada por John Locke para descrever uma das suas teorias empiristas, gostaria que me esclarecessem alguns pontos, nomeadamente o significado de link juice, possíveis ideias para um domínio como o buytoyotaprius.com nomeadamente temas de wordpress e formas de rentabilização deste, entre outros.

2.1. No seguimento do paragrafo anterior e não querendo dar a falsa ideia de que estou sem ideias, sou preguiçoso ou algo parecido aproveito para enunciar as ideias que tive para o domínio:

a) um visitante do buytoyotaprius.com estará obviamente interessado em carros híbridos, na marca toyota e no modelo prius, logo informações sobre a marca e o modelo, nomeadamente consumos, motorizações, preços, entre outras.

b) o domínio inclui a keyword "buy", logo um possível visitante não estará de todo alheando da intenção de adquirir um carro desta marca, nomeadamente este modelo ou então uma possível alternativa dentro do mesmo segmento, híbrido. Desta forma, e falando com pouco ou nenhum conhecimento, julgo que o ebay partner program poderá encaixar no site como forma de o rentabilizar.

c) após uma pesquisa no google keywords reparei que o CPC médio da(s) keyword(s) "buy toyota prius" é 3€, isto para o mercado Norte americano e Inglês, deste modo o uso de ad sense será importante para a rentabilização do site.

3. Gostaria ainda de referir que as minhas motivações não serão certamente as mais louváveis e confesso que não sou propriamente um "maluquinho dos automóveis", por outras palavras não é paixão pelo tema nem proximidade profissional a esteque me ligam a este projecto mas sim procuro como tantos outros gerar rendimentos por muito altos ou baixos que sejam com "uma primeira aventura" como blogger, webmaster ou como lhe queiram chamar.

4. Peço a vossa colaboração porque só agora começo e não domino, não tenham qualquer "pudor" de me corrigir porque estou onde estou errado. Por ultimo como podem constatar pela hora da ultima modificação, quatro e vinte e nove da manha não é propriamente cedo para quem acordou as nove da manha, não se espatem pela possível difícil leitura que tiveram ou terão a ler o post uma vez que apenas dei uma rápida revisão a este.

Cumprimentos


Tendo em conta isto o que me aconselharias a fazer? Como começar? No que investir? Etc.. etc...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

@Shaddz

Ok, posso-te já dizer até as melhores formas de direccionares visitantes para uma determinada keyword:

On-Page SEO
  • Coloca a keyword dentro da title tag
  • À medida que vais escrevendo conteúdo, vai utilizando as tags <h1> e <h2> com a tua keyword lá inserida
  • Não abuses do bold (<b>) e utiliza apenas em palavras-chave relevantes ao teu conteúdo. Tenta não repetir mais de duas vezes por cada 600 palavras
  • O conteúdo de qualidade é obrigatório - pode originar situações de backlinking orgânico e o Google gosta de bom conteúdo
  • Imagens e alt-tags - porque não? Tráfego de menor qualidade, mas são visitas na mesma. Utiliza nas imagens keyword.jpg e na Alt tag a palavra chave e outras relevantes

Arranjar Backlinks
  • Directórios - submete o teu link a directórios - o Google já não liga grande coisa aos directórios gratuitos (tirando certas excepções). Sugiro o dmoz (não custa tentar!) e, em Portugal, mundoPT.
  • Marketing de Artigos - escreve um bom artigo e submete a um directório. Na bio box ou na resource box coloca uma pequena descrição tua e um link para o teu site
  • Comentários em blogs (dofollow ou nofollow, todos os links são importantes) - arranjar uns blogs com pagerank e boa indexação no google e submete comentários com o teu URL - sugestões para maior taxa de sucesso: usa o teu nome no campo "Nome" e constrói um bom comentário.
  • Redes sociais - o Digg é poderoso, mas tens imensas mais em Portugal. Não costumo utilizar muitas, apenas recentemente tenho submetido artigos, dentro em breve tentarei tecer uma opinião concreta

Mais qualquer coisa diz... Mas repito: todos estes assuntos irão ser abordados em artigos dedicados... ;)

Abraço
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá!
Como faz para indexar mais rápido?
Quanto tempo demora?
Link building também é importante se puder dar algumas dicas.
Obrigada!

O tempo de indexação de um website num motor de busca é muito variável. Mas para indexar um domínio mais rapidamento no Google deixo umas sugestões que têm funcionado lindamente comigo:

  • Submeter o meu site ao Digg.com - não há certeza nenhuma de que o digg influencia ou não os SEs, mas no meu parecer, tem grande influência no google. Consigo ter sites indexados 2 horas depois de submeter ao digg.com.
  • Submeter o meu site ao MundoPT.com - os editores do MundoPT.com geralmente aceitam todos os sites e ficam rapidamente indexados no google. Isto trás uma grande vantagem, que é a de ter uma página rapidamente indexada com um backlink para o nosso site
  • Utilização de ferramentas gratuitas - esta é uma dica que ainda não foi revelada neste fórum nem nunca vi revelada em Portugal. Não me perguntem se é white hat ou black hat mas a verdade é que tem funcionado comigo - http://www.websiteoutlook.com - insiram o vosso site e ganhem um backlink de um site com pagerank 6, por exemplo. A página com o vosso site fica indexada no google, e transmite bom "suminho" para o vosso site. Mas se querem ter sucesso com esta técnica, uma ferramenta não chega, precisam de muitas mais...

Aqui estão umas breves dicas que podem ajudar o google a indexar mais rapidamente o vosso website :)
Offline

sandrabaroni 
Membro
Mensagens 35 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Olá!
Que legal, então na verdade vale mais a pena deixar comentários em blogs com nosso próprio nome e não com palavras-chave! Bem que achava que isso não ajudava em nada rs...
Mas o Digg.com não é só para blogs em inglês?
O MundoPT é bom mesmo?
Obrigada!
Offline

espaconline 
Elite
Mensagens 1066 Gostos 10
Feedback +10

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já que estás tudo lançado, aqui vai a minha "dúvida":

Vamos supor que tenho um site com o url: apelidodacidade.com .

Fazendo pesquisas por: monumento da cidade, castelo da cidade, comida da cidade , o meu site aparece nas primeiras posições, no entanto se fizer a pesquisa pelo nome da cidade nem nas primeiras 100 posições se encontra.

Alguma dica para dar a volta a isto?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pensando contigo...

1. Quanto à iniciativa considero que esta é muito boa para quem começa, como é o meu caso, e desde já aproveito para agradecer "publicamente" ao raugusto. Todavia, e não querendo eu desvalorizar esta iniciativa até porque sou um dos que com ela beneficia, sendo desconfiado como sou, julgo que o raugusto terá feito o trabalho de casa e saberá que ao entregar os domínios a alguém que só agora se inicia nesta área terá não só disponibilidade como também a motivação de alguém que dá os primeiros passos podendo os benefícios futuros serem claramente superiores aos valores de uma possível venda.

2. Aproveitando o significado da expressão "tábua rasa", usada por John Locke para descrever uma das suas teorias empiristas, gostaria que me esclarecessem alguns pontos, nomeadamente o significado de link juice, possíveis ideias para um domínio como o buytoyotaprius.com nomeadamente temas de wordpress e formas de rentabilização deste, entre outros.

2.1. No seguimento do paragrafo anterior e não querendo dar a falsa ideia de que estou sem ideias, sou preguiçoso ou algo parecido aproveito para enunciar as ideias que tive para o domínio:

a) um visitante do buytoyotaprius.com estará obviamente interessado em carros híbridos, na marca toyota e no modelo prius, logo informações sobre a marca e o modelo, nomeadamente consumos, motorizações, preços, entre outras.

b) o domínio inclui a keyword "buy", logo um possível visitante não estará de todo alheando da intenção de adquirir um carro desta marca, nomeadamente este modelo ou então uma possível alternativa dentro do mesmo segmento, híbrido. Desta forma, e falando com pouco ou nenhum conhecimento, julgo que o ebay partner program poderá encaixar no site como forma de o rentabilizar.

c) após uma pesquisa no google keywords reparei que o CPC médio da(s) keyword(s) "buy toyota prius" é 3€, isto para o mercado Norte americano e Inglês, deste modo o uso de ad sense será importante para a rentabilização do site.

3. Gostaria ainda de referir que as minhas motivações não serão certamente as mais louváveis e confesso que não sou propriamente um "maluquinho dos automóveis", por outras palavras não é paixão pelo tema nem proximidade profissional a esteque me ligam a este projecto mas sim procuro como tantos outros gerar rendimentos por muito altos ou baixos que sejam com "uma primeira aventura" como blogger, webmaster ou como lhe queiram chamar.

4. Peço a vossa colaboração porque só agora começo e não domino, não tenham qualquer "pudor" de me corrigir porque estou onde estou errado. Por ultimo como podem constatar pela hora da ultima modificação, quatro e vinte e nove da manha não é propriamente cedo para quem acordou as nove da manha, não se espatem pela possível difícil leitura que tiveram ou terão a ler o post uma vez que apenas dei uma rápida revisão a este.

Cumprimentos

Li e reli o teu post, deixa-me dizer que gosta da forma como expões o assunto e as tuas dúvidas. Comecei há cerca de 6 meses (mais coisa menos coisa) como tu, numa viagem que achava impossível vir a concretizar. Mas a verdade é que aqui estou! Não sabia como começar, pouca gente me ensinou... Mas com o apoio de muita gente acabei por conseguir atingir os meus objectivos. Enough with the shit chat, cá vai:

Tens um domínio excelente nas mãos. Aqui está uma breve análise que fiz num programa:



Como vês tem uma procura de 320 pessoas por mês, aproximadamente. Relativamente pouco.  No entanto tem o "Força de Competição" a nível 13. É baixo para um nicho que tão bem paga. Consegues um preço porque clique médio de 3$, o que é excelente (em adsense). Então vou pôr-me no teu papel e dizer o que faria se estivesse na tua situação:

 - Conteúdo de qualidade em inglês - artigos com mais de 400 palavras com keywords bem trabalhadas, tags <h1> e <h2> pelo conteúdo dando destaque às keywords.
 - O conteúdo pode ser relativo ao toyota prius em geral - preços, mecânica, funcionamento, etc. Isto só vai atraír ainda mais visitantes para o teu blog.
 - A plataforma seria, sem dúvida wordpress. Um tema "normal" com um bloco adsense + um bloco de links adsense. O bloco 336x280 em baixo do título do artigo e o bloco de links na sidebar.
 - Escreve algum conteúdo e coloca no blog, deixando-o indexar (podes ver algumas técnicas para indexar mais em cima). Quando estiver indexado vai colocando um artigo de dois em dias, durante um mês ou assim. Enquanto vais criando conteúdo vai fazendo algumas técnicas de linkbuilding que referi ao responder ao shaddz.
 - Vai trabalhando diariamente o off-page SEO - compra links, cria links, directórios, marketing de artigos, comentários, entre muitos outros. O teu objectivo é arrasar a concorrência o que não deve ser difícil.

Resumindo:
- Plataforma: Wordpress
- Monetização: Adsense
- Conteúdo: Um artigo de 2/2 dias ou 3/3 dias de qualidade e bem trabalhados

O que acho que este nicho tem de bom: por enquanto tem pouca procura. Mas cada vez mais temos uma consciência ecológica... Em breve as procuras sobre o tema vão multiplicar-se!

Mais alguma dúvida concreta, diz ;)
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

 DiguiVirus , já que abriste este tópico, gostaria de saber qual é o nicho que as utilizadores, de momento, mais gostam de ler ou de visitar?
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Já que estás tudo lançado, aqui vai a minha "dúvida":

Vamos supor que tenho um site com o url: apelidodacidade.com .

Fazendo pesquisas por: monumento da cidade, castelo da cidade, comida da cidade , o meu site aparece nas primeiras posições, no entanto se fizer a pesquisa pelo nome da cidade nem nas primeiras 100 posições se encontra.

Alguma dica para dar a volta a isto?

espacoonline, suponho que a concorrência para cada situação seja completamente distinta. No entanto, estando bem indexado para as outras posições, penso que estejas a pecar em níveis de off-page SEO. Porque não comprares links de qualidade em sites de qualidade com conteúdo relevante? Tenta variar na palavra chave, mas lembra-te sempre de colocar o "nome da cidade" no texto âncora. Algumas sugestões: "visitar cidade", "informações cidade", "cidade".

Se não tens budget para compra de links, então sugiro que faças comentários em blogs de alto PR com o teu link lá. Ou então negocia com alguém de forma a conseguires ter um link para o teu site.

Outra sugestão: concentra-te mais em conteúdo sobre a cidade em si. Dados históricos, entre outros, trabalhando bem as keywords "cidade", colocando nas tags <h1> e <h2>.

É uma questão de tempo... Se a concorrência for muita, vai ser trabalhoso... ;)

Boa sorte!
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá!
Que legal, então na verdade vale mais a pena deixar comentários em blogs com nosso próprio nome e não com palavras-chave! Bem que achava que isso não ajudava em nada rs...
Mas o Digg.com não é só para blogs em inglês?
O MundoPT é bom mesmo?
Obrigada!

Ao colocares o nome do teu site no campo "Nome" os bloggers poderão considerar SPAM e eliminar directamente o comentário. O que interessa é o google seguir o link. Para ele seguir podes simplesmente utilizar o teu nome.

O Digg.com, pelo menos, tem aceita bem os meus sites portugueses... Não sei nada de ser exclusivo em inglês, mas tenho lá artigos há um mês, bem indexados, em português e até agora nada de queixas ;)

Eu acho que o MundoPT.com está-se a tornar cada vez mais um DMOZ português... Na minha opinião tem grande influência no google. Consigo em 8 horas ter um domínio indexado, com pouco conteúdo, apenas com um link a partir do mundopt.com. Eu, pelo menos, recomendo a toda a gente a sua utilização.

 ;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

DiguiVirus , já que abriste este tópico, gostaria de saber qual é o nicho que as utilizadores, de momento, mais gostam de ler ou de visitar?

Ora aqui está algo que toda a gente gostaria de saber. Mas infelizmente, informação valiosa dessa não pode ser revelada assim. E porquê? Porque ao dar-te a ti, estou a dar a outros 5000 webmasters. Rapidamente esse nicho de mercado ficaria saturado e deixaria de ser rentável.

Não sei qual é o nicho que os utilizadores mais gostam de ler ou visitar neste momento, mas basta pegares num jornal e começares a ler para teres algumas ideias. As seguintes ocorreram-me assim de repente:
- Mundial de futebol (2010)
- Europeu de futebol (2012)
- A crise que tanto tem assolado os portugueses!

Entre muitos outros que requerem que tu faças o teu trabalho de casa: muitas pesquisas! :)

 ;)
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ora aqui está algo que toda a gente gostaria de saber. Mas infelizmente, informação valiosa dessa não pode ser revelada assim. E porquê? Porque ao dar-te a ti, estou a dar a outros 5000 webmasters. Rapidamente esse nicho de mercado ficaria saturado e deixaria de ser rentável.

Não sei qual é o nicho que os utilizadores mais gostam de ler ou visitar neste momento, mas basta pegares num jornal e começares a ler para teres algumas ideias. As seguintes ocorreram-me assim de repente:
- Mundial de futebol (2010)
- Europeu de futebol (2012)
- A crise que tanto tem assolado os portugueses!

Entre muitos outros que requerem que tu faças o teu trabalho de casa: muitas pesquisas! :)

 ;)
Parece ser muito interessante...
Já agora, obrigado.

Por acaso, gostaria de ter um projecto independente da Rádio, não ser só conhecido aqui no Fórum - o "homem da On Move" ou o "homem da Rádio". ahah
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Parece ser muito interessante...

Além de muito interessante é incrivelmente rentável. Temos é de saber o que estamos a fazer... e do que estamos a falar! :)