← Blogging/Comunidades

Um site para os imigrantes! Blog ou fórum?

Lida 2625 vezes

Offline

phpbb3user 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Boas,

Algum tempo que tenho andado com idéias em fazer um projecto relacionado com os portugueses que vivem lá fora, "imigrantes"até já tenho um bom domínio, mas a minha dúvida é entre um blog, ou um fórum?

Alguém tem algumas idéias?
Ou alguém gostaria de participar neste projecto?

Fiquem bem.
 :+trafego:
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se o que pretendes é divulgar informação útil que sentes ser essencial par esta comunidade então um blog.

Se pretendes que eles sintam a possibilidade de trocar informação, experiências e ideias ... um fórum.

Mas porque não as duas coisas?
Offline

HeM 
Membro
Mensagens 95 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts

Um dos principais problemas com os fóruns é a participação. É muito difícil arranjar participação em fóruns por duas razões:

-> falta de conteúdo
-> concorrência

Se és tu que vais inserir conteúdo no fórum no início, já tens 1/3 das probabilidades de sucesso garantidas.
Se, por outro lado, já existe concorrência, a não ser que o fórum concorrente seja fraco ou haja problemas de funcionamento com o mesmo, é muito difícil (mas não impossível) conseguir criar massa e tráfego para arrancar com o teu.

Um bom exemplo português é o Chupa-mos e o Sexo na Banheira. Se bem me lembro o CM surgiu primeiro e depois então o SNB.

Domain Name: CHUPA-MOS.COM
Created on: 29-Nov-02

Domain Name: SEXONABANHEIRA.COM
Created on: 17-Apr-03

Posso estar enganado, porque nunca acompanhei realmente nenhum dos dois, mas no início o CM tinha bastante mais tráfego que o SNB.

De qualquer forma, segundo o Google, nos últimos tempos é assim:



Linha Azul CM
Linha Vermelha SNB

Isto mostra que é possível ser o primeiro se não formos o "first to market", mas tal demora tempo e depende de variáveis que não podemos controlar. Daí o meu conselho: se existe concorrência e bem estabelecida, ESQUECE, fica-te pelo blog, apenas e se, conseguires acrescentar valor ao que já existe na net. Se é para escrever o mesmo que qualquer pessoa já pode ler, não te dês ao trabalho.

Contudo, existe uma excepção a este comportamento muito interessante e que se insere mais ou menos na tua pergunta.
O percurso blog -> fórum.

Primeiro crias um blog e depois um fórum para reunir quem lê o blog. Por vezes resulta, outras vezes, não.
Um excelente exemplo de um bom blog que está a dar também um excelente fórum: www.pedropais.com

Acho uma boa ideia um fórum para emigrantes e não existem resultados interessantes no Google ao pesquisar por forum + emigrantes, o que é sempre um bom sinal de que há espaço... As perspectivas de rentabilização também são muito boas (voos e viagens)... ;)

Avança quanto antes (copycats)! E usa o Vanilla! ;)

Se quiseres um exemplo do maior fórum, mas ao contrário, para estrangeiros a viverem em Portugal:
http://expatsportugal.com/
Neste é curtido ler o que muitas das vezes os estrangeiros dizem de nós... :lol:

Existem outros, mas este é o mais conhecido. Há um alemão qualquer, mas não percebo puto daquilo...  :lol:
Offline

phpbb3user 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Obrigado pela informação.

O que eu gostava mesmo, era de fazer um blog, mas o meu problema é, como não sei escrever muito bem portugês nao é muito interessante, talvez se ouver alguns imigrantes no forum, que estejam dispostos a escrever alguns artigos para o meu blog, em troca podem por publicidade que quizeren, banner of link dos voçes websites, os post podem conter todo tipo de informação sobre imigrantes, até acontecimentos.

Se alguem estiver interessado, que entre em contacto comigo.

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A meu ver o ideal era um blog acompanhado de um fórum...Informações mais importantes no blog, e troca de experiências por parte dos membros no fórum.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Primeiro crias o blog. Depois crias o Fórum. E depois logo se vê :lol:

Quanto a escrita, podes utilizar o word em portugues e tradutores.