← Hosting

O que devemos fazer antes de comprar um bom alojamento de web?

Lida 10152 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Gostaria de saber o que é considerado um uptime adequado. 30 dias, 100 dias? 500 dias? Certamente qum entende de segurança informática, considerará o ponto 4 pouco expressivo.

Em relação à empresa registada... existem grandes "empresas" (em nome pessoal), que, por questões contabilísticas optam por se manter em nome individual e não colectivo. Do ponto de vista de confiança, uma limitada ou sociedade anónima representa uma menor protecção para o comprador, do que um individual, que actua sobre o seu nome, e que coloca toda a responsabilidade em seu nome pessoa.

Quanto ao ponto 5....  gostaria que me explicassem como é que, com 10 a 20€ anuais por plano, se consegue investir numa infra-estrutura sólida, que garanta uma estabilidade e, sobrtudo, segurança e disponibilidade adequadas. A isto chama-se "investir muito"?

Com alguns pequenos ajustes, sugeridos pelos membros desta comunidade, acho que este tópico poderá ser limpo e "sticky"ed.
Offline

apmuga 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary

Boas,

Ponto 1: Concordo contigo mas há um senão. Ao meu ver, um bom fornecedor não fornece dados dos seus clientes. Uma boa maneira de ver quem está satisfeito é ver que sites são patrocinados pelo alojamento web. No google, "alojamento fornecido por xpto".

Ponto 2: O preço só por si não chega. O espaço e o tráfego disponibilizado são importantes. Mas o mais importante é averiguar que limitações são impostas como por exemplo existência do safe-mode no php, limites de envios de emails, firewall activa e as ditas políticas de sobrecarga do sistema. O que acontece se um script tiver um erro e ocupar 90% dos recursos do servidor?

Ponto 3: Um bom alojamento deve ser intuitivo. Uma boa dica é verificar existência de documentação/manuais e tutoriais do tipo "como fazer para". Um bom exemplo é http://www.safe-net.eu/tutoriais

Ponto 4:
O uptime pode ser medido em dias de actividade mas o que desejamos mesmo saber é a % de disponibilidade, já que o servidor pode ter estado ligado 364 dias num ano, mas devidos a falhas de rede, na realidade, ao longo do ano só ter estado disponível 300. O ideal é ter os dois, assim ficamos com uma ideia do que falha mais. Um uptime de 100% ou 365 dias é muito difícil de manter. Existe competições para ver quem consegue ter os servidores mais tempo disponíveis. Espera-se num alojamento web parar os serviços pelo menos uma/duas vezes por ano para manutenção. Algo como duas paragens de 4 horas por ano, logo, um uptime mínimo de 99%

Ponto 5:
Sobre o facto de ser uma empresa registada ou um individual, nada melhor do que experimentar. Há bons profissionais como também existe maus (http://www.katembe2.com/WEBRITMO.htm). Um alojamento decente tem um período de experiência onde qual podemos desistir e receber o dinheiro de volta. O ideal é mesmo entrar em contacto com o suporte e ver o tempo de resposta e qualidade das mesma.

Ponto 6: Tirando dois/três casos, todos os alojamentos web que conheço em Portugal são subcontratos de outras empresas, normalmente nos estados unidos. Logo vejo duas desvantagens, não são eles que controlam os servidores, logo não podem responder aos "pequenos pedidos", e a resolução dos problemas costuma ser mais lenta por ter mais intermediários. Para verificar, basta verificar onde fica alojado o site institucional com ferramentas do tipo http://whois.domaintools.com/apmuga.com.

Espero ter ajudado.

Abraços,
André P. Muga
-----------------
www.apmuga.com
www.safe-net.eu


Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Em relação ao ponto 1, não é bem o caso, por exemplo o cliente pode dar o feedback no fórum, ou pode aceitar que o seu feedback seja tornado público. Estás à espera que a empresa que dê mais patrocínios seja a melhor? A probabilidade de alguém dizer bem só porque tem patrocínio deles é elevado, já se viu muito para aí pessoas a ameaçarem dizer que o serviço é uma merda se não derem patrocínio. Por norma os "tugas" gostam de ser enganados, por isso não me admira...
Ponto 2, dependendo da situação o script é parado ou a conta é suspensa, se tem um erro que faz causar isso é má programação e sendo assim a conta ser suspensa é normal.
Ponto 3, com tantos tutoriais na net será que vale a pena? Algo que é sempre importante é um FAQ, as dúvidas que os clientes customam ter, colocar as respostas para todos.
Ponto 4, o uptime geralmente é por percentagem, com intervalos de monitorização de 1,2,5,10 ou 15min. Uma manutenção por ano? Para alojamentos? Uptime não é sinonimo de segurança...
Ponto 6, só conheces 2 ou 3 casos? estás muito pouco informado então.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não resisto a comentar estes pontos tudos e a publicidade inerente ao próprio:

Boas,

Ponto 1: Concordo contigo mas há um senão. Ao meu ver, um bom fornecedor não fornece dados dos seus clientes. Uma boa maneira de ver quem está satisfeito é ver que sites são patrocinados pelo alojamento web. No google, "alojamento fornecido por xpto".

Pelo contrário. É nos sites não patrocionados que se vê quem está satisfeito. Se estas a ser patrocionado por que razão vais refilar? Para que te retirem o patrocinio?

Citar
Ponto 2: O preço só por si não chega. O espaço e o tráfego disponibilizado são importantes. Mas o mais importante é averiguar que limitações são impostas como por exemplo existência do safe-mode no php, limites de envios de emails, firewall activa e as ditas políticas de sobrecarga do sistema. O que acontece se um script tiver um erro e ocupar 90% dos recursos do servidor?

Misturas coisas boas com más neste teu ponto ficando complicado perceber o que queres dar a entendar. O que referiste é bom ou mau?

Citar
Ponto 3: Um bom alojamento deve ser intuitivo. Uma boa dica é verificar existência de documentação/manuais e tutoriais do tipo "como fazer para". Um bom exemplo é http://www.safe-net.eu/tutoriais

shameless plug!! Já agora vê aqui e aqui também

Citar
Ponto 4:
O uptime pode ser medido em dias de actividade mas o que desejamos mesmo saber é a % de disponibilidade, já que o servidor pode ter estado ligado 364 dias num ano, mas devidos a falhas de rede, na realidade, ao longo do ano só ter estado disponível 300. O ideal é ter os dois, assim ficamos com uma ideia do que falha mais. Um uptime de 100% ou 365 dias é muito difícil de manter. Existe competições para ver quem consegue ter os servidores mais tempo disponíveis. Espera-se num alojamento web parar os serviços pelo menos uma/duas vezes por ano para manutenção. Algo como duas paragens de 4 horas por ano, logo, um uptime mínimo de 99%

O uptime é medido em % e não em dias. Quando os datacenters nacionais apenas garentem 99,9% ou menos, torna-se complicado a um host prometer mais. Já agora 99% equivale a 87 horas de downtime por ano. Ao passo que 99,999% (the 5 nines) equivale a 5 segundos de downtime num ano.

Citar
Ponto 5:
Sobre o facto de ser uma empresa registada ou um individual, nada melhor do que experimentar. Há bons profissionais como também existe maus (http://www.katembe2.com/WEBRITMO.htm). Um alojamento decente tem um período de experiência onde qual podemos desistir e receber o dinheiro de volta. O ideal é mesmo entrar em contacto com o suporte e ver o tempo de resposta e qualidade das mesma.

Prestação de serviços sem estar registado nas finanças é Ilegal em Portugal, ponto final. Já agora o vosso site falta informação como numero de contribuinte por exemplo (imperativo legal de acordo com a Lei do Comercio Eletronico). Neste ponto tenho de comcordar com a parte final, pois o Reembolso e contacto prévio são dois pontos a ter em conta.

Citar
Ponto 6: Tirando dois/três casos, todos os alojamentos web que conheço em Portugal são subcontratos de outras empresas, normalmente nos estados unidos. Logo vejo duas desvantagens, não são eles que controlam os servidores, logo não podem responder aos "pequenos pedidos", e a resolução dos problemas costuma ser mais lenta por ter mais intermediários. Para verificar, basta verificar onde fica alojado o site institucional com ferramentas do tipo http://whois.domaintools.com/apmuga.com.

2 ou 3 casos como o teu certo? Isto porque "casos" de empresas legais que prestam bom serviço são em numero superior ao que focaste. Este ponto é um caso de total desinformação.

Saudações
Offline

RubenOceanahFM 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Muito porreiro  :obrigado: