← Conversa Geral

Escoladinheiro.com Paulo Faustino

Lida 95078 vezes

Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bem, essa analogia do anuncio do cinema está mais do que errada. Comparar uma *cópia* de um filme com o *roubo* (perda de um bem) de um automóvel? Na primeira ninguém perde nada! Tu continuas com o teu filme, enquanto na segunda, tu perdes o automóvel. É uma analogia falhada e eles conseguiram dar-te a volta.

Não perco? E se eu for um realizador independente cujo meu ordenado depende da venda do meu filme? Ou um músico a tentar fazer pela vida? E aquela conversa do "quem gosta compra o original" é conversa fiada que apenas uma percentagem muito pequena faz isso. Quem diz um automóvel também diz um telemóvel. Há sempre um lesado, há sempre alguém que ganha algo.

E é o mesmo que se passa com o plágio na internet. Pelo simples facto de mencionar as fontes dá alguma credibilidade mas aqui entra a variável dinheiro que é o principal e provavelmente único motivo de quem copia / traduz o trabalho dos outros.
Posso traduzir artigos de outros blogs, faço referência à fonte e pronto meto-me a ganhar dinheiro com isso e só tive de passar umas horas a traduzir o trabalho de outro. Idealmente o autor original do trabalho devia receber uma percentagem do lucro gerado (utopia eu sei).

Para concluir, tenho a certeza que o plágio online vai continuar. Podem resolver um problema mas surgirão outros. E nem que seja uma questão de alterar o nome à coisa.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Para concluir, tenho a certeza que o plágio online vai continuar. Podem resolver um problema mas surgirão outros. E nem que seja uma questão de alterar o nome à coisa.

Sim é praticamente impossível impedir o plágio na Internet, o máximo que se pode fazer é combater situações extremas, ou seja, quando eu roubo as palavras de outro e uso-as como se fossem minhas. Agora situações pontuais ou mínimas vão sempre passar impunes até porque são difíceis de detectar e ninguém está para se chatear com isso.

Também temos que ver que isto é a Internet e de certa forma o que é meu é de todos.
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não perco? E se eu for um realizador independente cujo meu ordenado depende da venda do meu filme? Ou um músico a tentar fazer pela vida? E aquela conversa do "quem gosta compra o original" é conversa fiada que apenas uma percentagem muito pequena faz isso. Quem diz um automóvel também diz um telemóvel. Há sempre um lesado, há sempre alguém que ganha algo.


Se eu fizer uma cópia do teu filme, perdes o teu filme? O autor perde o filme?
[ ] Sim
[ ] Não

E se eu te roubar o carro, perdes o automóvel? Ou te roubar o telemóvel, perdes o telemóvel ?
[ ] Sim
[ ] Não

Quanto há pequena percentagem que faz isso, é a mesma pequena percentagem que sempre o fez. Sabes uma coisa curiosa? O DVD do "Avatar" bateu um recorde de vendas no auge da dita pirataria. Como é que isso é possível então? Talvez porque "quem gosta, compra".
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Se eu fizer uma cópia do teu filme, perdes o teu filme? O autor perde o filme?
[ ] Sim
[ ] Não

E se eu te roubar o carro, perdes o automóvel? Ou te roubar o telemóvel, perdes o telemóvel ?
[ ] Sim
[ ] Não


Fazeres as perguntas erradas não te dá razão. Comparar coisas que não são comparáveis também não. Isso é um anúncio, nada mais.
Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Fazeres as perguntas erradas não te dá razão. Comparar coisas que não são comparáveis também não. Isso é um anúncio, nada mais.

Web Milionário são de facto incomparáveis, mas são as comparações que o anúncio faz.
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Web Milionário são de facto incomparáveis, mas são as comparações que o anúncio faz.

Mas o anúncio é uma forma de, em 30 segundos, te por a pensar no assunto. É uma mensagem publicitária e funciona, mas para pensar o problema é suposto ir um bocadinho além dessa comparação.

Como diz o outro, I wouldn't steal a car, but I would download one if I could.
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vi uma vez uma frase que me marcou bastante: Sacar um filme é crime e vender um por 30€?

Offline

sergiodlopes 
Membro
Mensagens 57 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Mas o anúncio é uma forma de, em 30 segundos, te por a pensar no assunto. É uma mensagem publicitária e funciona, mas para pensar o problema é suposto ir um bocadinho além dessa comparação.

Como diz o outro, I wouldn't steal a car, but I would download one if I could.

Põe a pensar no assunto, mas está a tentar atirar areia para as pessoas, tentar fazê-las sentir-se mal por fazerem o download de um filme que nunca comprariam.

Concordo com a frase, não iria prejudicar ninguém ao fazer uma cópia do teu carro. Bem, talvez o teu ego :), mas não perdias o carro. Poderás argumentar que isso equivale a uma venda perdida para o stand, mas imagina que tinhas um Ferrari, lol, um nunca na vida conseguia comprar um Ferrari (mesmo um carro novo de baixa / média gama é muito complicado para um trabalhador português). Dito isto, há muita, mesmo muita gente que faz dinheiro com os conteúdos que descarrega e aí sim, isso já é crime.
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Só para dizer que envie um email de pedido de devolução no dia em que criei este tópico, e nada.. Voltei a enviar um email neste fim-de-semana, e nada...

Paulo Faustino :greatmil:
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Só para dizer que envie um email de pedido de devolução no dia em que criei este tópico, e nada.. Voltei a enviar um email neste fim-de-semana, e nada...

Paulo Faustino :greatmil:

Se fosse comigo colocava nos torrents, nos rapidshares, etc e disponibilizava os links para download nos meus blogues :D
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Só para dizer que envie um email de pedido de devolução no dia em que criei este tópico, e nada.. Voltei a enviar um email neste fim-de-semana, e nada...

Paulo Faustino :greatmil:

Estavas dentro dos 30 dias?
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O meu passou os 30 dias :|
Offline

Paulo Faustino 
Membro
Mensagens 735 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Só para dizer que envie um email de pedido de devolução no dia em que criei este tópico, e nada.. Voltei a enviar um email neste fim-de-semana, e nada...

Paulo Faustino :greatmil:

Se por ventura é o (...), acho engraçado o pagamento da devolução ter sido feito precisamente às 16h12 de hoje, precisamente quando colocava o seu post. Como referido no email, não recebemos o seu email do dia 23 de Abril e/ou por ventura foi parar ao spam e não reparámos. Obrigado pelo insistência no contacto dia 3 de Maio. Dado que ontem tivemos demasiado trabalho, só hoje nos foi possível processar a devolução.

Cumprimentos.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estou a 10 minutos a escrever e a apagar, conclusão não vou escrever aqui nada para não ser mal educado...
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Estavas dentro dos 30 dias?

Sim estava, quando enviei o primeiro email. Já foi resolvido e o paulo já fez a devolução.