← Desenvolvimento

Backlinks, penaliza ou não?

Lida 3380 vezes

Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom dia malta.

Tenho aqui uma dúvida e gostava que os entendidos me explicassem.

No outro dia em conversa com um colega, discutimos a possibilidade de um site ser penalizado por causa dos links comprados. Muito se tem falado aqui no forum de pessoal que compra links noutros sites e depois vê o seu site penalizado pelo google passado uns tempos.

Isto até pode ser verdade, mas não tem grande lógica. Vamos olhar noutra perspectiva, eu tenho vários sites concorrentes ao meu, se assim fosse, eu para os " abater" até nem me importava de gastar 30€ em 20000 backlinks "contra" esses sites para assim serem penalizados e eu passar-lhes a frente, será que isto tem algum tipo de lógica??

Atenção que isto é um mero exemplo, nunca na vida faria tal coisa, mas isto dos backlinks é uma matéria que está muito mal explicada.

Algum entendido que explique melhor esta situação, pois tenho 2 projectos onde gostaria de apostar, mas como o receio de comprar links é maior ainda não o fiz.

 :obrigado: :+trafego:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O bom senso impera.

Comprar links / banners aka publicidade noutros sites é legítimo e nenhum motor de busca vai penalizar um site que o faça.

Por exemplo, tens um site sobre automóveis e associas-te a outros sites presentes no mesmo tema através de links / banners que ligam ao teu site.

Por outro lado, comprar links em redes de blogs "lixo" com o mero objectivo de subir nos posicionamentos das SERPS pode causar penalizações, tanto para quem compra como para quem vende.

Penso que a penalização incide mais sobre quem vende do que quem compra. É uma forma mais assertiva de penalizar pois tende a terminar com a oferta. Diminuindo a oferta, diminui o número de sites que procuram subir nos posicionamentos com base nessa "técnica".

Quanto à aposta, certamente vais ouvir várias versões. A de quem compra pacotes massivos de links e obteve sucesso e a de quem não compra porque acha que o custo de oportunidade não compensa, optando por criar uma ligação natural.

A minha recomendação é: não compres. Trabalha antes no sentido de obter links (comprados ou não) por parte de sites relacionados com o teu, favorecendo assim o utilizador que os visita.
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado CJSEVEN,

quando eu me referia a backlinks era mesmo a links pagos em sites em forma de publicidade.

então quer dizer que se eu tiver um site sobre bicicletas e comprar um review paga noutro site de bicicletas ou mesmo um banner de publicidade não afectará nem a mim nem a pessoa que vendeu, certo?

e se eu tiver um site sobre bicicletas e comprar pub num site generalista?

É que este assunto torna-se mais complexo do que realmente é, ou se calhar sou eu que estou a complicar :D

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Sinceramente acho que não há qualquer problema.

O google só se "preocupa" se essas compras tiverem como finalidade "aldrabar" os seus resultados.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já agora a posição da Google que no fundo resume o que o cjseven disse:

Citar
No entanto, alguns SEOs (optimizadores de motor de pesquisa) e webmasters optam por comprar e vender links que passam na classificação PageRank, não considerando a qualidade dos links, das fontes e do impacto a longo prazo que terá nos seus sites. A compra ou venda de links que passam na classificação PageRank viola as directrizes para webmasters do Google e pode influenciar negativamente a classificação de um site nos resultados de pesquisa.

Nem todos os links pagos violam as nossas directrizes. A compra e venda de links é uma prática comercial normal na Web, quando é feito com o objectivo de anunciar e não para manipulação de resultados de pesquisa.

Por exemplo vê-se por aí pessoal a vender packs de 2000 backlinks ou algo assim ridículo :lol:. Existem pessoas que compram e de vez em quando a curto e até médio prazo eles podem dar frutos, o problema é que mais cedo ou mais tarde o Google apanha isso e o que pode acontecer é eles passarem a ser totalmente ignorados, ou seja, se por acaso esses backlinks ajudaram um determinado website a subir no ranking, quando passam a ser ignorados é óbvio que esse mesmo website vai sofrer uma descida.

A Google gosta dos backlinks naturais e um webmaster nunca se deve esquecer disso antes de se aventurar a comprar packs de links que são conseguidos à custa de spam ou outras técnicas condenáveis.
Offline

RedHat 
Membro
Mensagens 82 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

podes comprar e vender todos os links que quiseres, desde que o o A tag tenha um rel=nofollow.
Offline

sempavia_la 
Membro
Mensagens 7 Gostos 0
Troféus totais: 14
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary


O forum ta pa venda ou ke?
Offline

bayoo 
Membro
Mensagens 408 Gostos 75
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Eighth year Anniversary Search Level 5 Seventh year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3

Ás vezes complicamos mais as coisas do que elas são. Com um pouco de  bom senso podemos perceber se certas coisas ajudam ou não os nossos sites.
Ora se temos uma backlink num bom site, vai ajudar o nosso a ficar bem visto, pode até trazer visitas desse site por esse link. Se tivermos 2000 backlinks com a mesma tag e o mesmo link podemos ser considerados spammers e podemos ser simplesmente ignorados pelo google nessa tag. É preferivel ter 3 backlinks dofollow de 3 sites bons (melhor ainda se são da mesma temática) do que 30000 backlinks nofollow de diversos sites. Um bom backlink é um que seja natural, por exemplo integrado num post relativo a uma tag desse post.
Já comprei backlinks e trouxe bons resultados em pouco mais de 1 semana, mas nem sempre é assim e devem ser backlinks de qualidade. Qualidade>quantidade
Muitos backlinks despertam a atenção dos motores de busca mas fácilmente são ignorados se não forem de qualidade, já vários anos que o google tem vindo a limitar a importância dos backlinks devido às técnicas de blackhatseo.