← Hosting

Como funciona o tráfego em Portugal? Gigapix e afins...

Lida 3757 vezes

Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Olá,

Há algum tempo que tenho algumas dúvidas / desconhecimento sobre como funciona o tráfego de internet em Portugal.

A minha dúvida está na forma em como nós os utilizadores se ligam aos respectivos Datacenters. Pelo que me parece existe sempre um ponto único de acesso em Lisboa (Gigapix). Desta forma não existe a lógica do acesso mais curto e poderá existir a eventualidade de "one single point of failure".

Explicando melhor:

Eu vivo no Porto e se fizer por exemplo um teste de velocidade no speedtest.net ou um simples Traceroute a um servidor alojado na Claranet ou NFSI nos seus datacenters do Porto, a minha ligação vai sempre a Lisboa primeiro e só depois ao Porto.

Deste facto deduzo que se eu por exemplo tiver um empresa sediada no Porto e pretender um servidor em datacenter para alojar o meu software CRM, a opção que trará mais rapidez na ligação e menor latência será alojar o servidor em Lisboa e não como seria suposto no Porto por ser mais perto.

Estou certo?

E se por exemplo o Gigapix de Lisboa ficar offline? Os utilizadores não se conseguem ligar a servidores localizados em datacenters no Porto e Faro?

Agradecia que alguém com mais conhecimento do que eu me pudesse dar uma explicação sobre isto e confirmar se o meu raciocínio está correcto?

Obrigado


Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Quase correcto. Para isso foi criado o Gigapix Porto no entanto penso que muito poucos ISPs estão lá ligados. A semana passada a FCCN falhou e o Gigapix caiu e nesses casos o trafego é roteado por rotas alternativas não existe indisponibilidade propriamente dita mas aumento de latências.

http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=38147.0
Offline

rhbkweb 
Membro
Mensagens 36 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Para isso foi criado o Gigapix Porto no entanto penso que muito poucos ISPs estão lá ligados.

Olá Asturmas,

Obrigado pela informação. Sabes quais os ISP's e/ou onde se pode consultar as redes ligadas ao Gigapix Porto?

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Olá Asturmas,

Obrigado pela informação. Sabes quais os ISP's e/ou onde se pode consultar as redes ligadas ao Gigapix Porto?


Neste momento não mas depois tens um problema: esta dependente de Lisboa e a semana passada quando caiu a FCCN em Lisboa o gigapix Porto caiu igualmente. No entanto se os provedores domésticos não fizerem troca de trafego no Porto de nada serve.