Repentinamente lembrei-me de um provérbio bastante interessante. "Quem tem telhado de vidro não atira pedras no do vizinho".
Vamos ser sinceros, é um facto que, de origem, o domínio deverá vir já em nome do cliente, mas, subitamente a thread descamba para um caminho onde empresas que não o façam são logo colocadas num patamar de criminalidade, quando, nenhuma das empresas referidas negaria de forma alguma, a alteração dos dados dos domínios quando solicitada.
Estou certo que as empresas que não colocam logo o domínio no nome do cliente, não agem de má fé, mas sim por razões que as impedem de o fazer de forma simples. Uma delas, poderá ser o facto de ser um processo significativamente trabalhoso, devido ao registrar com que trabalham não dispor de um API por exemplo (ou vice-versa). Como esta existem outras razões certamente.
Claro que, não obstante da razão, não deixa de ser uma obrigação da empresa solucionar este problema, mas isso requer planeamento, tempo, investimento, etc... algo que a empresa poderá não dispor de momento, mas que certamente tenciona realizar pois tem consciência que tal poderá ser prejudicial para si própria (já que, ao colocar o domínio em seu nome, assume as responsabilidades sobre esse domínio).
Acredito também que, e por questões de idoneidade e integridade para com o discurso moralista aqui apresentado, todas as empresas que aqui recriminam essa prática, passam factura de cada um dos domínios registados / renovados, a colocam num envelope e a enviam via CTT, para o cliente, independentemente de praticarem margens de lucro na ordem dos 1 a 2€.
A CoreSP era uma empresa diferente do que são a maioria das que prestam esses serviços em Portugal. Não poderá ser comparada com outras que estejam de boa saúde, como é o caso da Trignosfera. Conhecendo a Trignosfera, não poderia deixar de indicar ao Mariak, que certamente será uma boa empresa onde registar o domínio e, "quiçá", alojamento para esse domínio.