← Conversa Geral

Trabalho como freelancer - A verdadeira questão

Lida 2475 vezes

Offline

CDAfonso 
Membro
Mensagens 114 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Boas pessoal + !

Já ha varios anos que produzo websites e multimedia, muitos deles só por brincadeira mesmo, mas de momento quero levar as coisas um bocado mais assério.
Já produzi forneci serviços multimedia a algumas empresas mas gostava de ter mais algum € garantido  :roll:

Surigiu-me um lema.. trabalhar como freelancer, fornecer serviços a empresas do ramo multimédia. Como começar? Algumas Dicas? As habilitações literárias são importantes para este tipo de serviços?

Outra coisa, os valores que levam á hora? Já me perguntaram várias vezes, e não soube o que responder. :shock:  :shock:

Cumprimentos,
Cláudio Afonso
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Uma boa maneira de começar é atravez de sites na net para freelancers, onde um utilizador mete o serviço que quer e o dinheiro que está disposto a pagar, os freelancers apresentam o seu orçamento e o tempo que levam a fazer o trabalho, ganha-se rios de dinheiro em sites deste género... com uma pequena pesquisa no google encontras montes de sitios onde começar!
Offline

allskin 
Membro
Mensagens 446 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Offline

Tartaruga 
Membro
Mensagens 2908 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Epa acho que para pessoal como vocÊs que têm imenso talento e faclidade de trabalhar com photoshop e assim, acho que não terão muias dificuldades.

Acho que em termos de fazer preços, não deves começar com megalomanias, mas também não deves andar a trabalhar para aquecer. Acho que tens de ter sempre coerência a pedir valores, e pedires um valor justo. Sabes que se fores trabalhar com tugas isto anda em crise e o pessoal vê-se sempre aflito para pagar mais kk coisa a quem faz estes trabalhos, mas como é uma coisa que se for feita por quem não sabe dá barraca, o pessoal lá faz um esforço.

Conversa abertamente com os teus clientes e tenta perceber a dimensão da empresa ou do negócio e pronto com a tua sensibilidade arranjas um preço que te agrade a ti e a ele!

Boa sorte!

Abraço
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Citar

Como começar?

Ja te disseram boas dicas, mas o melhor de todas e palavra puxa palavra, o que eu quero dizer com isto e:
Fazes uns trabalhos para uns clientes, da o teu melhor, se simpatico, educa-os sem eles saberem e com sorte eles espalham a palavra para outros futuros clientes teus.

Citar

Algumas Dicas?

A clientes que te vao pedir o mundo e nao te vao dar tempo suficiente para o fazeres, mais vale nao aceitares do que fazeres uma coisa a pressa. (mancha o teu portfolio)
A clientes que te vao pedir coisas tipo .gifs foleiros animados que gostaram noutro site, coisas primitivas que ja nao se usa, mais vale tentares educa-los do que criares porcaria.

Citar

As habilitações literárias são importantes para este tipo de serviços?

Depende se fores bom e tiveres um bom portfolio de certeza que nem te vao perguntar pelas tuas habilitacoes.
Se calhar no inicio se ainda nao tiveres um portfolio ai pode ser que te pecam as habilitacoes.

As habilitações literárias são importantes para arranjar um emprego na area, e neste trabalho tens que estar sempre em cima do que e novo.
Eu digo isto porque mesmo depois de acabar um curso e um mestrado ainda tive que voltar a "escola" e agora estou a tirar um certificado da Microsoft em .NET

Citar

Outra coisa, os valores que levam á hora?

Esta e a pergunta que ninguem responde.
Eu nao sei a realidade ai em Portugal por isso nao te posso dar uma ideia.
O que te posso dizer e que tudo depende do teu portfolio, experiencia e a necessidade que tens para ganhar dinheiro.
Eu nao vou dizer publicamente quanto eu levo a hora, mas se precissares mesmo de saber para teres uma ideia diz que te mando em PM.


De resto olha muita boa sorte e forca.