← Conversa Geral

Estrutura links Silo - Forçar?

Lida 6160 vezes

Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Boas.



Criar uma estrutura de links dentro do nosso site é sem dúvida importante.
Esta imagem retrata o que alguns chamam de silo.

A minha questão é: Deverá ser mesmo assim? Nem sempre é tão fácil assim linkar entre si os diversos artigos das mesmas categorias. Nesses casos, deverá ser feito mesmo que de uma maneira mais forçada?

Cumprimentos.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Se queres um conselho, não sigas o rebanho. Tudo o que seja estratégias SEO divulgadas já os motores de pesquisa estão ao corrente e começam logo a alterar os alogatitmos. Tenta ser o mais natural possível e sem forçar nada.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Mas de qualquer das formas eu vejo benefícios em linkar internamente, até porque quem está a ler um artigo de uma determinada praia, muito possivelmente tem interesse em ver outra com as mesma características, por exemplo.

A questão do rebanho é sem dúvida nenhuma pertinente. Está mais que certo o que tu dizes.
No entanto, eu acho que há algo muito básico que não estou a fazer como os restantes.
Eu tenho um projecto, já com, vá digamos, 2 anos. 20 artigos (poucos), mas originais e até interessantes, acho.
No entanto, apenas recebo 1/2 visitas vindas do google por dia, e às vezes nenhuma! Dado o que tenho visto, isto não é normal, e estou a fazer algo mal feito! 
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Dependendo do nicho 20 pode ser muito, como 200 pode não ser nada.

Acerca de SEO, claro que link building interno é importante, o Kurtmix disse que não precisa é de ser exatamente com essa estrutura.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

O nicho é turismo numa região em especifico.
Com 20 artigos eu acho que deveria receber mais qualquer coisa... alguns dos artigos tiveram mesmo muito mediatismo. o.O
Offline

Lucas Web 
Membro
Mensagens 54 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O nicho é turismo numa região em especifico.
Com 20 artigos eu acho que deveria receber mais qualquer coisa... alguns dos artigos tiveram mesmo muito mediatismo. o.O


O nicho de turismo, apesar de muito apelativo, tem muita concorrência. E não é fácil concorrer organicamente com sites grandes como o TripAdvisor ou outros. Falo por experiência própria, que tenho um blog na área, em que só recebo 200 visitas diárias. Mas o blog tem 200 artigos e nesse nicho, com potencial para inúmeros outros, se calhar é quase nada como o Jóni falou. Concentra-te em long tails, em palavras-chave com pouca concorrência, e cria bom conteúdo em torno das mesmas, para teres mais tráfego
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Essa estrutura é importante não só para os motores de pesquisa (que deves esquecer para já) mas para o teu visitante.

Vê aqui uma boa estrutura em silo: www.mundodosanimais.pt
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Não sei onde é que o mundodosanimais tem uma estrutura de SILO...
Os links interligam-se com todas as outras páginas praticamente de forma aleatória, acontecendo o mesmo na homepage...
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que a estrutura do url não está em silo, o site em si é que está.

(só passei os olhos :) )
Offline

spykerGM 
Beta tester
Mensagens 621 Gostos 203
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Level 4 Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Acho que a estrutura do url não está em silo, o site em si é que está.

(só passei os olhos :) )

Nem o site... Primeiramente na home, só irias linkar páginas que fazem parte do topo do SILO, neste caso, talvez pudessem ser as categorias, e depois, dentro de cada SILO (ex: comportamento) os links nessa categoria SÓ poderiam linkar para artigos da MESMA categoria.

Eu na minha humilde opinião acho que este tipo de estrutura já deixou de ter efeito, porque ele tinha como objetivo aumentar a relevância do site para determinado assunto construindo quase como um "mini-site" dentro do próprio site e atualmente o Google já analisa bem mais página à página do que fazia anteriormente.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Mas de qualquer das formas eu vejo benefícios em linkar internamente, até porque quem está a ler um artigo de uma determinada praia, muito possivelmente tem interesse em ver outra com as mesma características, por exemplo.

A questão do rebanho é sem dúvida nenhuma pertinente. Está mais que certo o que tu dizes.
No entanto, eu acho que há algo muito básico que não estou a fazer como os restantes.
Eu tenho um projecto, já com, vá digamos, 2 anos. 20 artigos (poucos), mas originais e até interessantes, acho.
No entanto, apenas recebo 1/2 visitas vindas do google por dia, e às vezes nenhuma! Dado o que tenho visto, isto não é normal, e estou a fazer algo mal feito! 

A organização interna dos links vai rankear as páginas dentro do site. Além disso diminui a taxa de rejeições e vai ser útil se um anchor text levar a outro artigo que complemente a informação.
As estratégias de SEO devem ser levadas a sério mas de forma cautelosa.
No teu caso é estranho não teres mais visitas, mas eu o que faria no teu lugar seria a atualização do conteúdo, e uma linkagem interna orientada ao visitante e não aos motores de pesquisa. Nos anos que trabalho com sites e depois de estudar muito e experimentar muito no que respeita a seo, percebi que o natural é o mais eficaz.
Offline

Aderio 
Beta tester
Mensagens 177 Gostos 31
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Sixth year Anniversary Level 5 Linux User Mobile User Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Tenho links internos apenas entre artigos que se complementam ou falam da mesma coisa. Isto construído de maneira normal. As estratégias SEO: Tenho o Yoast que me optimiza ou artigos, sitemap, cerca de 10 backlinks, e afins.
Não compreendo como é que só tenho este números... Por mais vontade que se tenha de trabalhar, desmotiva no longo prazo.

Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

E o que é que os concorrentes para as palavras chave que queres tem? Tens de analisar acima de tudo, por fora
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Nem o site... Primeiramente na home, só irias linkar páginas que fazem parte do topo do SILO, neste caso, talvez pudessem ser as categorias, e depois, dentro de cada SILO (ex: comportamento) os links nessa categoria SÓ poderiam linkar para artigos da MESMA categoria.

Eu na minha humilde opinião acho que este tipo de estrutura já deixou de ter efeito, porque ele tinha como objetivo aumentar a relevância do site para determinado assunto construindo quase como um "mini-site" dentro do próprio site e atualmente o Google já analisa bem mais página à página do que fazia anteriormente.

O site está claramente construído em SILO (sem querer, ou não). E os rankings que tem no Google mostra bem os resultados.

Página inicial: últimos artigos

Tópico - Animais de estimação
---- Tópico - Gatos
    ---- Tópico - Raças De Gatos
    ---- etc...
---- Tópico - Cães
    ---- Tópico - Raças de Cães
    ---- etc

Por aí fora. Isto é um silo - são categorias independentes a funcionar de forma isolada, mas interligadas entre si.

Na minha opinião (e nos resultados que tenho obtido) as estruturas em SILO devem ser utilizados para sites de conteúdo diverso, desde que as páginas principais tenham conteúdo relevante e optimizado.

Estes são os resultados da optimização de SEO onpage em 30 dias de um site empresarial (grupo de empresas) que tem diversas empresas, para as duas principais keyords (que são sub-tópicos). A sua estrutura é semelhante à do mundodosanimais. (30 dias desde a optimização, sem off page SEO)





(Google.co.uk - primeira imagem 79k MS, segunda imagem 45k MS - a concorrência não é fácil)

O que recomendo sempre é que o site faça sentido. E as estruturas em SILO fazem muito sentido, cada vez mais, para sites de conteúdo diverso. Criar um silo, é, na minha opinião (que vale zero no meio de tantos de milhares de opiniões diferentes) organizar a casa. E como diz o @kurtmix, seguir o rebanho é a última coisa que se deve fazer.