← Conversa Geral

Avaria PT - Andam a gozar com a minha cara, o que fazer?

Lida 5403 vezes

Offline

BrunoTeixeira 
Membro
Mensagens 93 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá amigos,

Passa-se o seguinte:

Sou cliente PT há vários anos (a minha mãe) e dia 21 detectou-se uma avaria que deixou a minha casa sem Internet e Telefone. Só após ligarmos é que nos informaram que seria uma avaria geral e que teria reparação garantida até dia 23.

Como a minha profissão se desenrola na Internet é impossivel ficar 3 dias parado, dirigi-me a uma loja PT e pedi um serviço alternativo enquanto o que pagava não estava a funcionar (compreendia que avarias acontecem mas que é necessário fornecer uma alternativa ao cliente, é assim em todos os negócios). A PT recusou-se a fornecer-me uma banda larga querendo cobrar-me 20€ pela pen o que eu recusei. Fiz queixa no Livro de Reclamações e ainda nessa noite me ligaram a dizer que comprendiam e iam ser breves etc.

Dia 22 e nada, ligou novamente a minha mãe a saber o estado da avaria e disseram dia 23. Chegou dia 23 e o serviço nada, nem ninguém dizia nada. Tivemos horas até conseguir falar com alguém gastando imenso dinheiro em chamadas. Após falar com uma técnica que mais uma vez a conversa que sabia era "compreendo", "vamos ser breves", garantiu-me um telefonema em 30m de uma responsável/supervisora. Aguardei 2h até esse telefonema chegar e mais uma vez a lenga-lenga a mesma., falou com a minha mãe e enfiou-lhe duas mentiras técnicas que não vou revelar mas que são ridiculas e envergonham qualquer pessoa que trabalhe neste ramo.

Ameacei processar a PT porque mais uma vez se recusavam a fornecer-me uma alternativa para poder trabalhar. A supervisora garantiu então que dia 24 ás 10 da manhã uma equipa ia para o terreno e a situação estaria resolvida. Obviamente, dia 24 o serviço ainda não funcionava. Mais uma vez tivemos de ser nós a ligar e garantiram expressamente que dia 25 estaria o serviço a funcionar (outro supervisor mal educado e que se viu estar a fazer o frete, chegou inclusive a tratar-me por tu, porque a outra supervisora recusou dar a cara).

Dia 25 e nada... Quem é que teve de ligar outra vez a saber? Nós claro e a resposta foi que afinal seria dia 26! (Sábado). Dirigi-me a uma Loja da PT e efectuei nova reclamação no Livro de reclamações por andarem a gozar convicto que no dia seguinte já poderia trabalhar descansado... Dia 26 e net nada, chamadas nada, e após novo contacto nosso dizem que será dia 28 (ontem).

Ontem, serviço nada, aviso ao cliente nada. Desta vez estivemos mais de 40m a tentar falar com alguém. Desta vez, não há previsão dizem eles.

PS. Cada vez que a minha mãe liga, eles estão a actualizar a queixa para o dia actual para parecer que a avaria é recente, mas eu tenho documentos que provam que fiz queixa no dia 21.

O que é que posso fazer? Eu gostava de levar isto a público, obter uma alternativa porque preciso realmente da Internet, tenho trabalhos e projectos parados há mais de uma semana com esta brincadeira...

Cumprimentos
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva,
A DECO resolve isso que é uma maravilha :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Infelizmente a única coisa que no fim vais conseguir é um desconto dos dias e as chamadas...
Mas a avaria teve a ver com o mau tempo? Estamos a falar de ADSL (cobre) em postes?
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Um grande mal que existe, é que o pessoal utilizava a palavra "processar" por tudo e por nada, e dificilmente o fazem, estando as grandes empresas completamente tranquilas quanto a esse tipo de ameaças, porque já sabem que 95% delas são treta, além dos custos inerentes.

Adiante, a PT costuma ser breve nas reparações e nunca deixam o cliente lesado, certamente oferecerem-te uns meses do serviço e no fim até pode compensar.

Solução:

1. Queixa no livro de reclamações
2. Registar queixa por telefone e anotar os n.º de reclamação.
3. Sempre que se fala com alguém, anota-se o nome, para servir de "prova" nas reclamações ( 1 e 2 )
4. Se fores sócio DECO, eles ajudam na mediação (nem precisa de chegar a este ponto)
5. Não fica resolvido entretanto, solicitas rescisão do contrato com justa causa
6. Se tiveres Julgados de Paz na tua zona, avança com o processo, são apenas 35€ (1. vão tentar a mediação)

Resumindo, ires por tribunal, dificilmente irás, os custos não compensam, se optares por tribunal arbitral, além de mais barato, e resolução mais rápida, acredito que ganhes alguma coisa :)

Sugestão, segue os pontos 1, 2 e 3 e depois apresenta a intenção de rescisão e marralha umas ofertas. Sai mais em conta :)
Offline

s3v3n 
Membro
Mensagens 503 Gostos 1
Feedback +6

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts 50 Posts

Simples eles não te dão uma pen. Só tens que usar ligação a 100% e não a 99,9%. Mas uma a 100% pagas muito mais que a internet normal.

Se não estou em erro pagas cerca 65 euros por mes por essa internet.

Se andam a impurrar de um lado para o outro é normal, podes fazer quiexa na Deco mas só vais perder tempo não vais receber nada de volta apenas gastar $$ em chamadas e perder o teu tempo.


Verdade é dura...
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

no final eles descontam os dias que estiveste sem o serviço, é assim na PT ou noutro operador a nivel mundial.
avarias há muitas, imaginando que os postes caem/queimam ou whatever pode demorar mais que 3 ou 4 dias.

qual é o motivo da avaria, se é geral é relativa a toda uma zona, logo terá sido algo mais grave que afecta não só a tua casa como outras...

às vezes devemos ser um bocado compreensivos também...
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Faltou indicar o seguinte, envia a fatura com as despesas das chamadas ( se tiveres ) que eles vão pagam.
Offline

BrunoTeixeira 
Membro
Mensagens 93 Gostos 2
Feedback +2

Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Simples eles não te dão uma pen. Só tens que usar ligação a 100% e não a 99,9%. Mas uma a 100% pagas muito mais que a internet normal.

Se não estou em erro pagas cerca 65 euros por mes por essa internet.

Se andam a impurrar de um lado para o outro é normal, podes fazer quiexa na Deco mas só vais perder tempo não vais receber nada de volta apenas gastar $$ em chamadas e perder o teu tempo.


Verdade é dura...

Desculpa mas não percebi grande parte da tua resposta, abraço.

Um grande mal que existe, é que o pessoal utilizava a palavra "processar" por tudo e por nada, e dificilmente o fazem, estando as grandes empresas completamente tranquilas quanto a esse tipo de ameaças, porque já sabem que 95% delas são treta, além dos custos inerentes.

Adiante, a PT costuma ser breve nas reparações e nunca deixam o cliente lesado, certamente oferecerem-te uns meses do serviço e no fim até pode compensar.

Solução:

1. Queixa no livro de reclamações
2. Registar queixa por telefone e anotar os n.º de reclamação.
3. Sempre que se fala com alguém, anota-se o nome, para servir de "prova" nas reclamações ( 1 e 2 )
4. Se fores sócio DECO, eles ajudam na mediação (nem precisa de chegar a este ponto)
5. Não fica resolvido entretanto, solicitas rescisão do contrato com justa causa
6. Se tiveres Julgados de Paz na tua zona, avança com o processo, são apenas 35€ (1. vão tentar a mediação)

Resumindo, ires por tribunal, dificilmente irás, os custos não compensam, se optares por tribunal arbitral, além de mais barato, e resolução mais rápida, acredito que ganhes alguma coisa :)

Sugestão, segue os pontos 1, 2 e 3 e depois apresenta a intenção de rescisão e marralha umas ofertas. Sai mais em conta :)

Sim, foi mais ou menos o que fiz. Não sou sócio mas acho que me vou tornar e vou ver essa questão dos julgados da paz, é que uma semana sem net na vida de um developer é muito mesmo.

no final eles descontam os dias que estiveste sem o serviço, é assim na PT ou noutro operador a nivel mundial.
avarias há muitas, imaginando que os postes caem/queimam ou whatever pode demorar mais que 3 ou 4 dias.

qual é o motivo da avaria, se é geral é relativa a toda uma zona, logo terá sido algo mais grave que afecta não só a tua casa como outras...

às vezes devemos ser um bocado compreensivos também...


Mais compreensivo? Eu até indiquei uma solução temporária, já me desloquei duas vezes a lojas PT enquanto que a PT não me ligou uma única vez para me dar satisfações...

Infelizmente a única coisa que no fim vais conseguir é um desconto dos dias e as chamadas...
Mas a avaria teve a ver com o mau tempo? Estamos a falar de ADSL (cobre) em postes?

Sim acho que a culpa é do mau tempo, o problema é não informarem o cliente, justificarem, darem uma alternativa.
Mentem todos os dias e não lhes acontece nada.

Viva,
A DECO resolve isso que é uma maravilha :)

Obrigado a todos pelas respostas, abraço!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O que ele vai pedir a um julgado de paz? Indemnização pelos danos causados? Duvido sinceramente e no fim a PT alega que no contrato esta lá algures que o serviço é para uso pessoal e não empresarial.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

O que ele vai pedir a um julgado de paz? Indemnização pelos danos causados? Duvido sinceramente e no fim a PT alega que no contrato esta lá algures que o serviço é para uso pessoal e não empresarial.

E porque não? O serviço pode ser utilizado para fins profissionais, era abusivo colocarem para fins pessoais.
Eu continuo a recomendar diálogo com a PT, eles oferecem-te uns 6 meses e está andar de mota.
Offline

João Rodrigues 
Membro
Mensagens 235 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Desculpem aproveitar o tópico mas a minha situação passa também um pouco por isto.
Aqui à uns tempos o meu router (Thomson) avariou, na altura fiquei com esse no meu pacote Sapo porque os outros estavam esgotados, Ok, sorte a minha.
2 anos em pleno até que avaria o router. Vêm cá, super prestáveis e me espetam com um ADB.
O facto é que net do meu smartphone não existe.
Liguei para o 16200, 16209, e PC Medic (estes dois últimos a pagar).
Gastei cerca de 20€ só nestas chamadas e problema continua.
Ainda ontem liguei para lá e não me resolvem o problema.
Já mandaram um router ADB novo mas o problema continua.
E pergunto eu:
Se pago o serviço todos os meses não tenho direito a ter o serviço 100% funcional?
Cumps.
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O importante é manter a calma :) Numa outra residência já tive imensos problemas com a MEO e Zon pois fazem-se instalações deficientes. Gastei imenso tempo, imensa paciência, imensa voz e a conclusão que cheguei é que os operadores que estão lá têm um guião de perguntas e respostas e caso a tua pergunta não esteja lá resumem-se a um teste de Largura de Banda e dizem que pelo fato de apanhar X de largura de banda não pode existir falhas no serviço ao qual o cliente fica a pensar "como é possível tamanha estupidez?". Assim sendo quando existem problemas que eles não resolvem e não assumem a responsabilidade, a Deco é a melhor maneira de manteres a tua dignidade pois eles resolvem muitos problemas destes.
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Estive a ler o tópico e posso assegurar que compreendo a posição do lesado, mas também é preciso dar um desconto à PT.
Uma avaria geral numa zona pode ser resultado de alguma catástrofe ou furto. Na minha zona estive sem adsl da sapo durante 4 dias porque um romenos roubaram os cabos que forneciam a minha zona. Passei pela mesma situação mas acabei por compreender que são coisas que acontecem.
Uma avaria que afecta 300 ou 400 clientes eles não podem estar a telefonar a todos a avisar.
Podemos tomar o exemplo da falha de energia e água que afectou algumas zonas do país durante vários dias, a EDP não forneceu meios alternativos de fornecimento de energia, estiveram empresas e privados sem electricidade que certamente trouxeram bastante mais prejuizo.

Compreendo que a falta de internet para quem vive dela é um enorme transtorno, mas para isso devemos ter nós próprios meios alternativos. Eu por exemplo tenho uma pen de banda larga para quando acontecem estes problemas. Além disso serve-me para estar conectado em todo lado e mesmo em viagem consigo gerir os meus sites.

Contra uma empresa da dimensão da PT em tribunal não fazes nada num caso destes, devemos sempre reclamar e mostrar descontentamento, mas todas são iguais.
Dificilmente encontras um caso de um fornecedor de internet que te ofereça um meio alternativo para quando ocorre uma avaria.