← Negócios Online

Website de Inspiração Gráfica e Conteúdo Ligado às Artes

Lida 3057 vezes

Offline

dothedance 
Membro
Mensagens 2 Gostos 2
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Level 3 Fourth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post

Boa noite!

Antes de mais peço desculpa se este não for o local indicado para colocar esta dúvida. Sou um membro relativamente recente, para já tenho lido mais que interagido, e acho que este é um bom momento para começar.

Basicamente, comecei em 2010 com um pequeno blog sobre design gráfico porque sempre foi um hobby meu (actualmente estudo Economia). Na altura, sem saber ler nem escrever, pois tudo o que aprendi foi sozinho através do Google, lá montei uma página muito arcaica com o Wordpress e por incrível que pareça ao 4 ou 5 mês fiz quase 1000€ com sponsored posts (os meus rendimentos com o adsense apenas atingiam os 30€ mensais...). Obviamente fiquei iludido e é claro que foi uma sorte. Ainda mantive a página durante quase mais um ano mas durante uns meses pensei numa página melhorada, com melhor conteúdo e daí criei uma outra página. Senti logo os resultados no que toca a visitas e, actualmente, tenho cerca de 60 mil visitas únicas e quase 90 mil pageviews mensais, o que se deve ao facto de não actualizar aquilo com a frequência desejada (em Janeiro e Fevereiro tive quase 200 mil visitas). Com o tempo tenho procurado ler muita coisa, tento aprender todos os dias, é frequente ter 10 abas abertas com novo material para ler ou até ter os browsers cheios de bookmarks mas sinto que neste momento estou a empancar um pouco e não consigo evoluir. A página "só" me rende neste momento 100 a 150€ por mês com o adsense e raramente consigo monetizá-la de outras formas (mesmo a procura por sponsored posts tem tendência a diminuir...). Já pensei em desistir ou vender a página porque vejo outros a mencionarem que com 3000 visitas mensais fazem aos 200 e 300 euros. E é aqui que procuro algum auxílio:

— Como monetizam as vossas páginas? Conseguir 100€ no adsense com 50 mil visitas é normal, abaixo ou acima do lucro esperado? Mesmo sabendo que cada caso é um caso e cada visita pode gerar diferentes rendimentos.
— Não faço email marketing. Pelo que tenho lido estou a perder imenso. Mas qual é a melhor forma de angariar emails e produzir a newsletter? Já procurei várias soluções e para começar parece-me que o MailChimp é uma solução viável. Mas este permite gerar uma newsletter automaticamente? Quer seja uma semanal ou uma que seja enviada assim que é publicado um novo artigo.
— De uma média de 2000 visitas diárias, cerca de 350 provêm dos motores de busca. Bom, mau? Tudo o que aprendi sobre SEO também foi da leitura de uma resma de artigos online. Actualmente uso um plugin no Wordpress que me ajuda e me dá uma avaliação do nível do meu SEO. O que acham e o que fazem para incrementar as visitas orgânicas?

Eu tenho imensas questões mas agora não me estou a recordar. Se o tópico evoluir e obtiver algumas respostas, as quais desde já agradeço, vou colocando umas novas ou até entrar aqui numa pequena discussão que me possa ajudar. Obviamente não vos pretendo fazer perder tempo, se não conseguirem entrar em detalhes, links para artigos que me possam ajudar já serão extremamente úteis! :)

Abraço,
Bruno Moura
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá Bruno,

Essa é uma área mais complexa do que aparenta.
Se fores a pensar, o público-alvo do projecto em si já está "ensinado" no que diz respeito à publicidade, ou seja, não se deixa levar tão rapidamente, mesmo que seja do seu interesse, como acontece na maior parte das vezes com o Adsense. Tendo em conta o nicho, as visitas e a actual web, acho que o valor mensal do adsense não é mau de todo.

Quanto a outras áreas a explorar, podes ir procurando em fóruns internacionais, mas eu própria tenho um projecto na área e não encontrei ainda uma boa base de renda para este nicho, já agora se encontrares apita.

Em relação às visitas provenientes de motores de busca, acho que a percentagem é pouca, deveria ser sempre acima dos 50%, mas para isso nada como ir trabalhando em conteúdo de qualidade, explorando áreas mais conhecidas para aparecer nos primeiros resultados e aproveitando outras para destacar a nível de conhecimentos.

Espero ter ajudado em qualquer coisa..
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá Bruno,

Vou cingir a minha resposta à parte dos motores de busca (visitas orgânicas) porque no geral a Ana já respondeu bem.

Se tens capacidade para gerar perto de 2 mil visitas diárias sem contar com motores de busca, então penso que deves apostar nesta área de otimização (SEO) e tentar, pelo menos, igual valor oriundo dos mesmos. O que, fazendo contas muito por alto, te permitiria duplicar as visitas mensais e seguramente aumentar os rendimentos.

Não dá para explicar tudo o que necessitas de saber e de fazer em termos de SEO num post, mas se o inglês não for um entrave, recomendo-te a ler o manual de iniciantes em SEO da MOZ, é extenso mas fantástico:
 - http://moz.com/learn/seo
 - http://moz.com/beginners-guide-to-seo

A HubSpot Academy também tem recursos muito bons para aprendizagem e até podes inscrever-te no certificado de Inbound Marketing (vai um pouco mais além de SEO mas é igualmente importante), tens acesso gratuito ás aulas (vídeo e pdf) e no final tens um exame para testares o teu nível de conhecimentos:
 - http://academy.hubspot.com/
 - http://academy.hubspot.com/certification/

Força! :)
Offline

filipevala 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Signature Webmaster Avatar Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Olá Bruno

Não sei se venho tarde para responder ao teu post mas aqui vai a minha ideia.

Em primeiro quero te dar os parabéns pelo teu trabalho ( gostava de conhecer a tua página se fosse possível ).

O que te aconselho é usares o aweber ( http://filipevala.aweber.com ) com este autoresponder poderás fazer um form para captares os emails dos teus visitantes e assim criares uma lista. ( Como já ouviste falar o dinheiro está na lista )

Depois de fazeres isto colocas o form no teu site e incentiva as pessoas a subscreverem a tua newsletter e assim eles poderão sempre estar actualizados com o conteúdo que colocares diariamente no teu blog.

Se eu tivesse 2000 visitas diárias ao meu blog estaria a ganhar muito dinheiro e não tenho adsense :) No entanto já realizei num ano mais que uma pessoa single ganharia em 4 anos ganhando o oredenado minimo. Se tiveres curiosidade podes ver aqui o que faço ( http://www.filipe-vala.com ) .

O blogar não é dificil e não precisas de conhecimentos XPTO, como diz o Carlos Gandra é provável que possas aprender um pouco de SEO para ajudar a optimizar os teus artigos e assim poderem ser mais fácil eles serem indexados pelos motores de busca colocando o teu conteudo nas primeiras páginas.

Outra coisa que é importante é qual a tua relação com esse publico. É um dos aspectos que por vezes descoramos, queremos ter visitantes, arranjamos mil e uma forma de os atrair para o blog mas depois a relação que temos com eles é fria. Não sei se é o teu caso, até porque não conheço o teu blog, mas é o que acontece muito em milhares de bloguers.

Depois de teres o aweber a funcionar com o teu form e iniciares a criação da tua lista, estarás a um passo de dares o salto nos teus rendimentos. O adsense vai pingando e é excelente mas precisas de outras coisas.

No meu caso eu uso o meu blog para colocar conteudo sobre desenvolvimento pessoal, dicas que aprendi com o tempo e com os cursos que comprei, falo da minha paixão da minha visão, das causas sociais em que estive presente, ajudo pessoas que queiram fazer como part-time ou full-time negócios na Internet. Vou deixar-te aqui um dos post que coloquei a uns dias ( http://www.filipe-vala.com/e/twitter ) neste post ensino como fazer tweets mais atractivos de forma a que as pessoas tenham gosto no que estejam a ver e que possam clicar mais facilmente no conteudo que colocamos.

Bruno, espero ter-te ajudado.
Um grande abraço e continua o bom trabalho