← SMF

SMF - questões gerais (backup, segurança, seo, ...)

Lida 6593 vezes

Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3


Olá,

há algumas questões que penso serem úteis para quem tem fóruns em SMF ou para quem está a pensar usar esta ferramenta.
Existem aqui no fórum alguns tópicos úteis que ajudam quem está a começar: os mods mais usados, os themes e outras questões pontuais.

Deixo algumas questões que podem ajudar quem usar o SMF e para as quais ainda não sei a melhor resposta. Quem souber responder a algumas poderá ajudar futuros utilizadores desta ferramenta.

Backup e reposição

Qual a melhor forma de fazer Backup e reposição de um fórum se algo correr mal? Que cuidados específicos no SMF devemos ter?

Segurança

Que medidas de segurança devemos ter com o SMF? Que permissões alterar?
Que erros frequentes podemos evitar?

SEO

Que selecção de opções devemos tomar no script original?
Há 2 mods mais específicos: smf seo pretty urls. Que vantagens têm para quem já os usou?
Há fóruns onde vejo os tópicos a terminar em .html, tem a ver com alguns destes mods ou é alguma definição do smf?
Será que o SMF pode ser bom a nível de SEO ou apesar de ser um excelente script para fóruns não dos melhores a este nível?

Obrigado a todos
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

JoseOliveira, vou tentar responder ao que sei:
Citar
Qual a melhor forma de fazer Backup e reposição de um fórum se algo correr mal?
Pessoalmente uso o CPanel para isso, mas podes fazer o download das tabelas da BD em ZIP no próprio SMF.
Citar
Que medidas de segurança devemos ter com o SMF?
O SMF é excelente a esse nível, não conheço nenhum caso que tenham conseguido entrar no fórum através de truques / hacking, a maioria é sempre por negligência do administrador ou responsável. Mas, nos themes, deves colocar, caso não haja, um index.php na pasta de cada tema, para que não apareça o index com os ficheiros, não vá alguém descobrir ou mesmo o Google indexar.
Citar
Que permissões alterar?
Na pasta Packages, permissão de 777 ou 755, e na pasta Themes o mesmo.
Citar
Que erros frequentes podemos evitar?
Por exemplo, instalar Mods antigos para a verção que usamos, e aí podem começar os problemas misteriosos. Isso pode acontecer por distracção. Nesta área é só disto que me lembro agora, claro que devemos sempre de ter em atenção o que estamos a fazer e saber mesmo o que estamos a fazer (nisso o SMF é muito bom porque se não souberes, é só clicares no botão da ajuda).
Na área do SEO, os seguintes tópicos podem ser úteis: http://www.forum.maistrafego.pt/index.php?topic=7188.0, http://www.forum.maistrafego.pt/index.php?topic=6244.0, http://www.forum.maistrafego.pt/index.php?topic=10166.0.
Citar
Há fóruns onde vejo os tópicos a terminar em .html, tem a ver com alguns destes mods ou é alguma definição do smf?
Isso podes definir no próprio SMF.
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Fazer backup no smf ou no cPanel é a mesma coisa.

goodsound- é se faz isso para o url ficar com o nome? É interessante.
Onde se altera essa permissão e para que serve?
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Fazer backup no smf ou no cPanel é a mesma coisa.

goodsound- é se faz isso para o url ficar com o nome? É interessante.
Onde se altera essa permissão e para que serve?
Isso para o URL ficar com o nome, dá com este Mod. O que dá para fazer no SMF é IDdotopico.html, ou como está no :+trafego:, index.php?topic=IDdotopico.0.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Qual a melhor forma de fazer Backup e reposição de um fórum se algo correr mal? Que cuidados específicos no SMF devemos ter?

Para as bases de dados uso sempre o phpmyadmin, independentemente de se tratar de um SMF, um Joomla, um Wordpress, não importa. O SMF tem efectivamente uma ferramenta interna de bases de dados, mas nada me substitui o phpmyadmin. No caso dos ficheiros, caso o alojamento suporte, temos sempre a R1Soft ;)

Que medidas de segurança devemos ter com o SMF? Que permissões alterar?
Que erros frequentes podemos evitar?

Bom, o SMF é, de si, extremamente seguro. As opções de administração do SMF estão todas documentadas, ou seja, se houver alguma que eventualmente venha a reduzir a segurança, o popup de ajuda informa disso mesmo.

Portanto eu creio que se devem aplicar politicas de segurança globais e não especificas. Ou seja, deves manter uma password não "adivinhável", escolheres bem a quem vais dar acesso ao painel de admin, não encher o SMF de mods (acima de 50 para mim já é exagero) e claro, estar atento às actualizações que são lançadas.

Há uns tempos apareceu um anexo/vírus que era colocado num determinado tópico por um bot (ou não), e quando um admin abrisse esse tópico, o anexo instalava-se automáticamente e fazia os seus estragos. Tal vulnerabilidade foi corrigida na versão seguinte. Futuras vulnerabilidades vão surgir, assim como correcções respectivas. Por isso é tão importante actualizar. Eu tento sempre fazê-lo no próprio dia em que são publicadas.

Já uso SMF desde 2005 e as únicas vezes que mo atacaram, foi através do servidor a todos os sites, ou seja, nenhum ataque foi realizado através de falhas do SMF. Não que isto seja regra, mas é tranquilizador.

Que selecção de opções devemos tomar no script original?
Há 2 mods mais específicos: smf seo pretty urls. Que vantagens têm para quem já os usou?
Há fóruns onde vejo os tópicos a terminar em .html, tem a ver com alguns destes mods ou é alguma definição do smf?
Será que o SMF pode ser bom a nível de SEO ou apesar de ser um excelente script para fóruns não dos melhores a este nível?

O modo como configuras o SMF depende da tua visão administrativa. Para te dar um exemplo, a primeira coisa que faço depois de instalar um SMF é activar por defeito que os membros após responderem a um tópico, regressem ao mesmo em vez de serem direcionados para o índice. Por experiência e feedback sei que apreciam isso e é mais cómodo. Outros admins poderão não ter interesse nisso ou nem acharem útil. O que é importante é que vejas as opções todas do SMF, de alto a baixo, e com atenção, deixando tudo de acordo com o que entendes ser melhor para a comunidade. Deixar tudo por defeito e não ligar significa, quanto a mim, desinteresse e falta de personalização. É mais um...

O mod Pretty URL's é indispensável para mim. Nunca usei o outro, por isso é difícil de comparar, mas também não tenho intenções de mexer em algo que me dá exactamente o que eu quero (Pretty Url's).

Por fim, se é bom a nível de SEO, eu creio que sim, se é o melhor, já não posso responder a isso. Ainda sou (orgulhosamente) aprendiz em matérias de SEO.
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1


O modo como configuras o SMF depende da tua visão administrativa. Para te dar um exemplo, a primeira coisa que faço depois de instalar um SMF é activar por defeito que os membros após responderem a um tópico, regressem ao mesmo em vez de serem direcionados para o índice. Por experiência e feedback sei que apreciam isso e é mais cómodo. Outros admins poderão não ter interesse nisso ou nem acharem útil. O que é importante é que vejas as opções todas do SMF, de alto a baixo, e com atenção, deixando tudo de acordo com o que entendes ser melhor para a comunidade. Deixar tudo por defeito e não ligar significa, quanto a mim, desinteresse e falta de personalização. É mais um...


Onde fazes isso?
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Onde fazes isso?

Para além disso a resposta rápida também me parece importante. ambas se alteram no tema em uso com este caminho:

Admin --> Configurações de Temas e Layout --> Repor Opções --> Repor as definições de todos os membros para usar este tema
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Citar
Citar
Há fóruns onde vejo os tópicos a terminar em .html, tem a ver com alguns destes mods ou é alguma definição do smf?
Isso podes definir no próprio SMF.

Não consegui descobrir como faço isto...
Offline

tomassantos 
Membro
Mensagens 1061 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O pretty url faz isso. Ex: http://forum.moddingpt.com/ferramentas/dremel

Não cria o .html, se calhar até é melhor.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para além disso a resposta rápida também me parece importante. ambas se alteram no tema em uso com este caminho:

Admin --> Configurações de Temas e Layout --> Repor Opções --> Repor as definições de todos os membros para usar este tema

A resposta rápida já vem de raíz no SMF. Cada membro é que pode escolher se a quer ativar ou não.

Os membros podem-na ativar em Perfil/Opções de layout/Resposta rápida/Ativar por defeito

Aconselho-te a criares um tópico com esse tutorial no teu fórum, em vez de a ativares para todos, pois pode haver algum membro que não goste dessa opção.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O mod Pretty URL's é indispensável para mim. Nunca usei o outro, por isso é difícil de comparar, mas também não tenho intenções de mexer em algo que me dá exactamente o que eu quero (Pretty Url's).

Eis o que me aparece agora:

Citar
Pretty URLs 0.9.2 has several significant bugs, and it is recommended to go back to 0.9, which you can get at the downloads page. Sorry if you have experienced these bugs, I hope to fix them soon.
Also, all versions of Pretty URLs break the noindex check, meaning all topics and boards will not be indexed. If this matters to you, please remove the meta tag from your index template, or disable this mod. If you decide to uninstall this mod, the Reverter package is essential! Get it at the downloads page.

O que fazer?

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Isso aplica-se apenas ao SMF 2.0 certo?
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Aparece no meu 1.1.8 na admin do Pretty URLs
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

A informação que está na página do mod é esta:
Citar
On SMF 2 this mod sets every topic and board page to not be indexed! If that matters, either remove the meta tag completely or don't use this mod. If you decide to uninstall this mod, the Reverter package is essential! Get it at the downloads page!

Portanto se estás a usar o SMF 1.1.8 não vejo motivos para preocupação. E no meu caso eu tenho as páginas, sub-fóruns, tópicos, etc, indexados. Só não está indexado o que eu bloqueei pelo robots.txt :)

Seja como for quem tiver novas informações que coloque ;)