← Arquivo

Desafio

Lida 5901 vezes

Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas a todos.

A pouco tempo recebi uma mensagem do Nuno que deixo aqui:

Citar
Boas jota,

Queria propor-te um desafio. Achas que consegues fazer uma coisa do genero aqui para o +t através do wordpress?

http://weblog.com.pt/portal/blogometro/

VÍ l· a dificuldade da coisa e diz-me algo, basicamente È um top baseado nas estatísticas publicas que o sitemeter disponibiliza.

O que achas?

Em grande Nuno.

A keyword que me lixou nessa mensagem foi "desafio".

Claro que a minha resposta so podia ser:



Depois pus me a pensar como poderia fazer o sistema melhor.

Depois de uma analise rapida ao forum, notei que somos webmasters (eu nem por isso), muitos tem publicidade para vender no site e por vezes fica difícil de encontrar no forum.

Então decidi fazer uma mistura do mercado de publicidade com stats.

Deixo um pequeno video da versão PROTOTYPE (so tem perto de 6 horas), sinceramente é apenas a ideia ja a funcionar mas com muito por fazer.

Ignorem erros, e o visual pois é mais facil de momento mostrar a ideia e começar a integrar outras ideias do que fazer tudo e so depois pedir ideias, isto claro se vos agradar.

http://www.yeope.com/ex.zip


Depois de verem o video qual a ideia final? E simples cada user pode registar os seus sites, dizer que tipo de publicidade tem disponível etc..

O sistema não faz vendas nem nada disso pois sei que o +t é uma comunidade "de borla" por isso apenas tem a opção para contactarem o usuario do site e fazem o negocio à parte.

Mas tipo a andar para a frente cada user pode ter vários sites registados, tem um sistema onde pode controlar e modificar os sites sem ter que ir ao backend, tudo no frontend..

Deixar o user fazer o upload de imagens/screenshoots do trafego.

Um sistema de procura, onde podes procurar por preços, tamanhos dos ads, rankings, stats, posição dos ads, tipo de sites.

Uma lista de tops por trafego do site.

Eu ate curtia bastante de adicionar outros serviços mas são pagos e não sei como podíamos fazer isso sendo o mais trafego uma comunidade de borla.

De momento tem o google, o bing e o yahoo e no futuro faço o sitemeter.

Mas nem sei bem como e com o sitemeter pois eles não tem uma API, por isso tem que ser web scrapper e não sei se temos permissão para fazermos isso.

Eu sei que o Nuno o que queria mais era as stats, e não tem qualquer problema da para adicionar na boa. Mas stats so do sitemeter? E legal?

Mas curtia por exemplo:

http://aws.amazon.com/awis/
http://www.semrush.com/prices.html
http://www.seomoz.org/api (estou a analisar a free)
http://www.copyscape.com/api-guide.php (este seria mais para vendas eheh)

Ate pensando mais longe se alguém nos desse um server dedicado para criar web analytics (uma coisa simples so para unique visits e page views) podia-mos dar aos webmasters para os seus sites e assim não estarmos dependentes.

Agora tenho umas quantas perguntas para a comunidade:

-> Vale apena? Tera isto uso para o +t?
-> Ideias sugestões?
-> Paro o desenvolvimento disto ou sigo para a frente?


Obrigado
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tu não existe :D ... Deixa lá ver isso.
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Jota em grande, parabéns mais uma vez, muito bom ;)
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tu não existe :D ... Deixa lá ver isso.

:D ve lá depois diz o que se pode melhorar. Eu sei dos tops e isso e mais ou menos facil fazer so preciso saber se queres mesmo do sitemeter e se podemos fazer html scrapping.

Jota em grande, parabéns mais uma vez, muito bom ;)

Obrigadao Mambley :)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A ideia parece-me muito boa, assim evitava-se os constantes tópicos de webmasters a venderem publicidade no fórum. No que diz respeito aos serviços premium, também acho uma boa ideia.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A ideia parece-me muito boa, assim evitava-se os constantes tópicos de webmasters a venderem publicidade no fórum. No que diz respeito aos serviços premium, também acho uma boa ideia.

O problema dos serviços premium é quem paga a factura?

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Ignorem erros, e o visual pois é mais facil de momento mostrar a ideia e começar a integrar outras ideias do que fazer tudo e so depois pedir ideias, isto claro se vos agradar.

http://www.yeope.com/ex.zip

Depois de verem o video qual a ideia final? E simples cada user pode registar os seus sites, dizer que tipo de publicidade tem disponível etc..

Simplesmente impecável!
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Simplesmente impecável!

Obrigado ac99,

Eu vou continuar, quando tiver algo mais completo mostro e depois se quiserem usar no +t na boa.

De resto se alguém tiver mais ideias para integrar no sistema e só dizer.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ainda não vi o vídeo mas para já salta-me uma ideia offtopic:

Que tal criarmos a figura do membro do mês, sem votações mas por discussão interna entre a equipa?

E claro, por mim abriamos já com Jota em Maio pois todo este trabalho e dedicação assim o merece.

Obrigado Jota!
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda não vi o vídeo mas para já salta-me uma ideia offtopic:

Que tal criarmos a figura do membro do mês, sem votações mas por discussão interna entre a equipa?

E claro, por mim abriamos já com Jota em Maio pois todo este trabalho e dedicação assim o merece.

Obrigado Jota!

 :shock: :shock: :shock:

Nem sei o que dizer :!:

Muito obrigado cjseven,  :obrigado: :obrigado: :obrigado:

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Jota, está impecável. Mas não era bem isto.

Repara que no fundo o que estás a fazer assim é um directório, e para isso já existem plugins, tanto para wordpress como para smf e com anos de desenvolvimento em cima. Não é que não seja um serviço útil, mas como é óbvio já tinha pensado numa coisa destas também. E como tu, também compliquei a ideia e o projecto tornou-se nisto. Entretanto juntou-se um user à ideia (Miguelt) e estou com ele a desenvolver o blogosfera.pt que no fundo será um portal complementar ao +t dedicado exclusivamente a serviços para bloggers.

A minha ideia aqui no fundo era algo KISS... Apenas para apresentar um serviço que não nos desse trabalho, que seja útil. E que no fundo nos possa trazer mais utilizadores. Porque aquele top é bastante linkado na blogosfera. Apenas um top baseado nas estatísticas reais.

Se é legal o scappping ao sitemeter? Não sei, mas o weblog faz-lo há anos e nunca teve problemas, para além de ser um site de um grupo de média. Não me parece que seja ilegal, pois as pessoas que usam o sitemeter definem logo à partida se as estatísticas são publicas ou não. Dai eu pensar que deve existir ou API qualquer... Porque por exemplo, tenho lá um site em que as estatísticas não são publicas, e eles vão busca-las na mesma.

Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Nuno,

Ok não tem problema eu reuso o código para outra coisa.

Em relação ao que queres então faço isso num instante.

Crio uma pagina para o wordpress onde o user diz o código do sitemeter e o site url.

Registamos numa tabela e depois duas vezes por semana fazemos scrapping ao sitemeter e guardamos as stats na tabela.

Criou outra pagina para mostrar os tops.

Nao queres adicionar categoria? Tipo para fazeres tops baseado em categorias dos sites.
Fica simples :)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pois, no fundo é isso. E faz-se um design catita da informação e a coisa fica engraçada...

O formulário seria algo do género:
url:
codígo sitemeter:
categoria do blog:
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na boa :)

De resto vou usar este código então noutro projecto. Estive a ver o http://www.maisbarulho.com/ e percebo o que dizes.

Mas vou modificar o código que estou a fazer, basicamente não vai ser tão complicado. A ideia e mesmo só uma directoria de publicidade nada mais. Não tem artigos nem pontuação nem nada disso.

E mesmo registas-te e adicionas o teu site, dizes que tipo de publicidade tens para a venda e pronto ta feito.

Agora a procura de um domínio para isto ehehe :)

De resto eu faço o que pedes para o +t.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ok, se quiseres um domínio para isso tenho o maisblogs.com/.net