← Negócios Online

Como tornar empresário em nome individual

Lida 165710 vezes

Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boa tarde caros forenses.

Como empresário em nome individual sou obrigado a entregar trimestralmente também todas as compras de stock que faça?

Pergunto isto porque tive um negócio com um parceiro, esse meu parceiro é que se encontrava registado nas finanças como ENI. A parceria entretanto chegou ao fim e metade do stock ficou para mim.

Neste momento quero vender a minha parte (vou passar faturas de venda a todos os meus clientes), faturas de venda essas que vou entregar trimestralmente às financas. O problema é as faturas de compra de todo o stock estão todas em nome do meu sócio.


O que me aconselham a fazer?

Obrigado,
Duartini
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O melhor que tens a fazer é pedir informações nas finanças ou em alternativa falares com um TOC
Offline

duartini 
Membro
Mensagens 397 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O melhor que tens a fazer é pedir informações nas finanças ou em alternativa falares com um TOC

Pois será melhor. Ou então no gabinete de apoio ao empresário da minha área de residência. Eu penso que não seja necessário porque todas as compras entram como despesas. E como será no regime simplificado apenas sou obrigado a pagar IRS e fazer a devolução do IVA sobre toda a faturação.

Por isso penso não ser obrigado a ter um comprovativo de compra do material. Embora se tiver melhor porque entrará como despesa.
Offline

Pereira 
Membro
Mensagens 71 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Não és efetivamente obrigado a mostrar o que compras, em regime simplificado és apenas obrigado a pagar IRS e IVA caso assim se verifique.
Offline

oinquer 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Level 2 Level 1 First Post Karma Fifth year Anniversary Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Boas noites,

Após ler o tópico, verifico que para começar um "possível" serviço de vendas, a opção de empresário em nome individual será a mais acertada e menos custosa.

então seguindo será algo assim:

Empresário em nome individual
Isenção de segurança social no primeiro ano.

Agora duvidas:

Isençao de IVA? como funciona isto? recomendam?


Contabilidade organizada versus não organizada?
Explicaram-me que no versão não organizada o estado tributa fixo tudo o que factura 70% lucro/ 30% despesa?
Podem dar uma explicação melhor?


Segurança social, li que se já tiver outro emprego posso pedir isenção de segurança social?
Basicamente tenho um emprego a part-time com contrato efectivo (penso que se chame sem termo?), assim posso pedir isenção após o primeiro ano se la continuar? sabe-me dizer os valores mínimos se houver?

Obrigado a todos!
Offline

luantdb 
Membro
Mensagens 138 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

É possível ter uma loja online, e registar nas finanças como Empresário independente (ou em nome individual)? Ou só mesmo empresa em nome individual?
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

É possível ter uma loja online, e registar nas finanças como Empresário independente (ou em nome individual)? Ou só mesmo empresa em nome individual?

Boas,

Não existe empresa em nome individual, quando apenas tem 1 sócio empresa unipessoal lda, por ex.

Podes perfeitamente registar em ENI ( empresário em nome individual), a escolha entre empresa e ENI é tudo uma questão de numeros que vás facturar e o que te seja mais vantajoso.

Se estás a começar o melhor será ENI, até porque se é a 1 vez terás isenção da taxa de Segurança social por 1 ano, ou se estiveres empregado ( com os teus descontos a serem feitos para a SS por uma empresa, podes pedir a isenção da SS para esta actividade).

No entanto aconselho sempre a consulta de um profissional da contabilidade.
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Antes de mais peço desculpa pelo desenterro, penso que não é necessário criar um tópico para fazer esta pergunta.

Registei-me como ENI à uns dias, mas entretanto fiquei com umas duvidas, e infelizmente o meu contabilista está de férias 2 semanas =\

Eu vou trabalhar com uma empresa sediada nos estados unidos, e eles pelo que me informaram, não utilizam numeros de contribuinte (se é verdade ou não, não sei, ainda não pesquisei)

Portanto,  como nas facturas temos de colocar o contribuinte do cliente e como eles não tem, o que fazer?

Como vou efectuar prestação de serviços, neste caso criação de sites (para ser mais fácil), que taxa de iva terei de colocar?

Desculpem a minha ignorância.

Obrigado
Offline

rtbfreitas 
Equipa
Mensagens 1497 Gostos 9
Feedback +24

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Para fora da UE à partida não deves cobrar IVA (VAT) , mas não tenho certezas disso.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

Antes de mais peço desculpa pelo desenterro, penso que não é necessário criar um tópico para fazer esta pergunta.

Registei-me como ENI à uns dias, mas entretanto fiquei com umas duvidas, e infelizmente o meu contabilista está de férias 2 semanas =\

Eu vou trabalhar com uma empresa sediada nos estados unidos, e eles pelo que me informaram, não utilizam numeros de contribuinte (se é verdade ou não, não sei, ainda não pesquisei)

Portanto,  como nas facturas temos de colocar o contribuinte do cliente e como eles não tem, o que fazer?

Como vou efectuar prestação de serviços, neste caso criação de sites (para ser mais fácil), que taxa de iva terei de colocar?

Desculpem a minha ignorância.

Obrigado

Boas Bruno,

Fora da UE não se cobra IVA, deves colocar o seguinte: Isento ao abrigo do artigo 14 n.º 1 do CIVA

Actualmente existem dois tipos de factura, factura e factura simplificada a ultima não necessita de NIF , se forem os antigos recibos verdes. agora factura recibo acho que podes passar sem NIF, esta parte não te consigo confirmar.

Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Para fora da UE à partida não deves cobrar IVA (VAT) , mas não tenho certezas disso.

Obrigado.

Boas Bruno,

Fora da UE não se cobra IVA, deves colocar o seguinte: Isento ao abrigo do artigo 14 n.º 1 do CIVA

Actualmente existem dois tipos de factura, factura e factura simplificada a ultima não necessita de NIF , se forem os antigos recibos verdes. agora factura recibo acho que podes passar sem NIF, esta parte não te consigo confirmar.

Eu estou a utilizar o InvoiceXpress portanto ao criar a factura seleciono http://d.pr/i/Ah66 mas o iva vai na mesma na factura, correcto?

Penso que não seja necessário criar factura simplificada, mas como não percebo muito.. faltei as aulas de contabilidade.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se não tem NIF é uma factura simplificada, e não vai iva nenhum na factura, apenas o texto da isenção.
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Se não tem NIF é uma factura simplificada, e não vai iva nenhum na factura, apenas o texto da isenção.
Entao na taxa do item, coloco isento?
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Entao na taxa do item, coloco isento?

Colocas Isento e na descrição colocas: Isento ao abrigo do artigo 14 n.º 1 do CIVA
Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Colocas Isento e na descrição colocas: Isento ao abrigo do artigo 14 n.º 1 do CIVA
Sim isso ele faz automaticamente, estou a falar ao adicionar o item/produto, coloco isento tambem? Pois senão colocar aparece o IVA em baixo, desculpa ser tão ignorante lol

http://d.pr/i/KiB4

A unica coisa que fiz foi selecionar a moeda, adicionar o item e meter isento na taxa do item