← Negócios Online

Pequena reflexão do mercado online português…

Lida 2750 vezes

Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Reparei que já começamos a ver mais anúncios na televisão de portais web. Fixei-me em dois deles pois são os que vi mais anunciados os ultimos dias, e aqui vai uma pequena reflexão…

O primeiro, que está agastar milhares de euros em publicidade é o custojusto. Um portal que entrou no mercado nacional com um layout (livrinho quadriculado) que me dava vergonha só de ver…. ainda não compreendi como é que se pode entrar num mercado com tanto desleixo pela imagem.... não sei o que vocês pensam mas a mim pareceu-me um pouco "como é para os "parolos" isto é suficiente..."

O segundo exemplo, é um projecto que tenho visto ultimamente, o euqueroumdesses, projecto lançado pela media capital, associado a um portal espanhol yoquierounodeesos cujo lema é "no los necesitas… pero realmente te encantan"! Como é que um grupo grande de comunicação e referente nacional (online e offline) em tempos de "crise económica" se associa a projectos declaradamente de consumo puro e futil!!!??? Não haverá projectos bons e rentáveis para importar ou apoiar por estes grandes grupos sem ser este modelo de consumo futil???

A minha duvida é….
É isto que o nosso mercado quer e merece????



ps. em Espanha por exemplo um dos portais mais anunciados nas televisões é o "rastreator" um portal comparativo de seguros online (aqui fica uma dica). Não será este tipo de projectos rentável e ao mesmo tempo de utilidade para o publico que nos dias de hoje necessita poupar de forma urgente?
Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Já existe um tópico a falar sobre o assunto: http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=24004.0
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

"Euqueroumdestes" é na minha opinião, um dos piores nomes de sempre para um site, ainda por cima com o investimento que está a ser feito.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá Miguel,

Sobre a imagem do custojusto, eles devem ter as directrizes da casa mãe internacional, por isso não sei até que ponto estão limitados. Sei que o "curator"/responsável do site português se preocupa com essas pormenores, ele anda por aqui. Pode ser que nos deixe a sua visão da coisa.

Sobre o outro exemplo. Penso que esses grandes grupos de media, estão neste momento preocupados em criar sites de grande tráfego, que funcionem e que vendem. O criar projectos realmente úteis, ficará para 2º plano, os números e as vendas falam mais alto, nestes casos.

Mas exemplos de bons projectos também não faltam. O mercado está a crescer, há espaço para tudo, principalmente para experiências e projectos diferentes, que estão a funcionar lá fora.
Offline

NossoPi 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Olá,

"eles andem aí" :)

Miguel, o design do CustoJusto está muito em linha com o design dos restantes sites do grupo. Deixo-lhe aqui alguns exemplos:
www.leboncoin.fr
www.subito.it
www.blocket.se

Assim que houve oportunidade de melhorar, particularmente a home page, tratámos de o fazer. Espero que agora esteja mais do seu agrado :)

Cumprimentos,
Pedro
Offline

MiguelT 
Membro
Mensagens 86 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

Compreendo que sejam ordens do grupo, só não compreendo como é que um projecto derivado do grupo Anuntis com muita experiência em portais de grande qualidade em Espanha, e que tem como base o segundamano.es se internacionalize desta forma esteticamente "estranha"... :-?

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@MiguelT

Quanto ao custojusto é conhecimento de mercado, as pessoas que utilizam portais de anúncios, etc etc não são conhecedores avançados da web (maior parte), o importante é o conteúdo e não o design. Um design limpo é suficiente.

Se estiverem bem atendo, os sites mais desenvolvidos em termos de design destinam-se a utilizadores avançados da web ou designers....



Quanto ao eu queroumdestes as grandes empresas apostas em sites com provas dadas, não apostam em sites de grande potencial... Se tens um site com provas concretas de lucro, etc etc apresenta um proposta a essas empresas.
Offline

NossoPi 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Compreendo que sejam ordens do grupo, só não compreendo como é que um projecto derivado do grupo Anuntis com muita experiência em portais de grande qualidade em Espanha, e que tem como base o segundamano.es se internacionalize desta forma esteticamente "estranha"... :-?



A resposta do betanalista está correcta e de acordo com o nosso posicionamento. Recomendo ver no alexa a comparação do leboncoin.fr com o ebay.fr, por exemplo. Na Suécia, o blocket é lider incontestado, Malásia idem. Tudo com o mesmo design simples e intuitivo. Esperamos que em breve também sejamos lideres em Portugal :)
Por sua vez, o design do segundamano não é muito diferente do custojusto... pessoalmente prefiro o do CJ... :)

PS: o projecto não deriva da anuntis mas do blocket. 

Cumprimentos,
Pedro