← Conversa Geral

Polícias da UE lançam mega-rusga contra pirataria em torrents e P2P

Lida 7836 vezes

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

As polícias de 14 países da UE lançaram uma operação concertada contra portais de torrents e partilha de ficheiros (P2P). Dez pessoas foram detidas por promover a pirataria. Portugal terá ficado de fora da operação.



Uma notícia da BBC revela que as polícias entraram em ação em 48 locais suspeitos de alojar ou promover portais especializados na partilha de pirataria de música, vídeo e software.

Alemanha, Bélgica, Hungria, Suécia, Holanda, Itália, Hungria, República Checa, Noruega, e Grã Bretanha são alguns países que constam na lista de países em que a intervenção policial se fez sentir.

Nem o famoso site Pirate Bay se livrou da "rusga" antipirata: a empresa de alojamento de sites e portais PRQ, que mantém o portal de P2P sueco no "ar", foi um dos alvos dos investigadores policiais.

Além das pessoas detidas para averiguações, foram apreendidos vários servidores e computadores pessoais que se suspeita terem provas de participação na partilha de ficheiros pirateados.

Fonte: Exame Informática
Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pirataria é como as drogas nunca vão poder parar as pessoas de usar.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Segundo alguém que por cá anda são inocentes, é tipo carlos cruz  :cool:
Offline

Pedro Miguel 
Membro
Mensagens 1161 Gostos 25
Feedback +11

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

portugal safou-se :p
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Foi por causa da pirataria que comecei a gastar tanto dinheiro em DVDs. Isto não faz dela algo bom, mas o que é facto é que as coisas não são assim tão más quanto querem fazer passar. E como eu, conheço muita gente.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

here we go again... :D
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Foi por causa da pirataria que comecei a gastar tanto dinheiro em DVDs. Isto não faz dela algo bom, mas o que é facto é que as coisas não são assim tão más quanto querem fazer passar. E como eu, conheço muita gente.


É bem verdade, o pessoal só fala mal da pirataria mas a realidade é que grande parte das pessoas que fazem downloads ilegais se tivessem que pagar para os ter não pagava ou seja nao estão a prejudicar financeiramente as empresas. Por exemplo nos filmes tanta gente se queixa mas a verdade é que quase constantemente ouvimos falar de filmes a bater recordes históricos de receitas.

A pirataria só acontece porque existe muita gente gananciosa. se baixarem os preços das coisas as pessoas compram muito mais. Qual é o sentido de um filme custar 20€ se calhar se fosse a 5€ o pessoal já comprava mais não fosse para ter o original que é sempre bonito
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quem é a favor que desenvolva um software para vender e depois quando vir o software a ser descarregado gratuitamente diga que é fixe e bata palmas.

Os filmes do stalones e as musicas da madona são uma grande/pequena parte da questão.
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Quem é a favor que desenvolva um software para vender e depois quando vir o software a ser descarregado gratuitamente diga que é fixe e bata palmas.

Os filmes do stalones e as musicas da madona são uma grande/pequena parte da questão.

Sim, ninguém gosta de ser pirateado. Apenas dei um exemplo de como as coisas não são tão más quanto querem fazer passar. No caso do software as coisas são bem piores, mas ainda assim não há forma de calcular o que é que as empresas estão realmente a perder ao terem o seu software pirateado. No entanto, até no caso do software, a aquisição ilegal do mesmo pode contribuir para a sua popularidade, aumentando assim as vendas legais.

Acredito que haja muitas perdas para as empresas, mas também acredito que haja muitos ganhos. No entanto, é-lhes sempre mais conveniente dizerem que, caso 20 mil downloads ilegais não tivessem sido efectuados, seriam mais 20 mil vendas que a empresa teria feito, coisa que eu duvido muito que esteja sequer perto de ser verdade.

Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu cá desde que os filmes começaram a aparecer nos torrents praticamente deixei de ir ao cinema. Só se for daqueles filmes brutais que justifiquem pagar os 1000 paus para ver no grande ecrã. Mas se também no cinema não notam tanto é porque ainda justifica pagar mas ver os filmes no cinema, estamos a pagar para ver um filme primeiro (normalmente os divx saem mais tarde, normalmente) e em condições que não conseguimos na nossa sala.

Além de que o cinema é um óptimo sitio para ir namorar.
 :superlol:

Por isso não me venham cá com cantigas que eles não perdem dinheiro, só alguém muito ignorante ou ingénuo é que pensa assim. O que não faltam são videoclubes a fechar as portas todos os dias. Quem é que vai pagar 3€ para alugar um filme que facilmente saca da net e vê em casa de borla? Já são poucos.

O futuro passa por Google TVs e afins. Uma TV interactiva ligada à net e com ligação de alto débito. Abres o canal da Paramount e por um valor reduzido podes ver o filme directamente no canal deles à hora que bem te apetecer (tipo videoclube da TV Cabo mas a preços bem mais baixos e com fornecedores independentes).
Offline

y2j 
Membro
Mensagens 366 Gostos 23
Feedback +3

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4

Citar
Por isso não me venham cá com cantigas que eles não perdem dinheiro, só alguém muito ignorante ou ingénuo é que pensa assim. O que não faltam são videoclubes a fechar as portas todos os dias. Quem é que vai pagar 3€ para alugar um filme que facilmente saca da net e vê em casa de borla? Já são poucos.

Eu deixei de ir ao videoclube, não por poder sacar os filmes, mas por poder comprá-los a óptimos preços.

As produtoras perdem e ganham dinheiro, isso te garanto eu. Não te sei estimar o quanto, nem se ganham mais do que perdem, assim como tu também não sabes. Falando da minha experiência pessoal, posso dizer-te que já dei dinheiro a ganhar a produtoras que, no caso de inexistência de pirataria, não o teriam ganho. Isso é certo, meu amigo. E como já referi anteriormente, conheço mais pessoas como eu. Portanto, aqui tens um exemplo da pirataria a contribuir para o enriquecimento e popularidade de certas empresas.

Offline

ganha 
Membro
Mensagens 697 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

só não percebo porque é que quem faz musica e filmes tem que ganhar tanto dinheiro ? porque é que cada bilhete de cinema custa 5€ e o dvd 20€? só por fazer um filme tem que recebe milhões? não vejo os doutores nem os bombeiros ou pessoas que fazem grandes contribuições a sociedade a ganharem tanto como uma estrela de cinema, sei que leva muito tempo e trabalho a fazer um filme mas também me leva a mim muito tempo e trabalho para ir trabalhar de segunda a sábado num cubículo 8 horas por dia mas não é por causa disso que fico rico, antes pelo contrário.

Atenção que sou estudante e nem sequer trabalho apenas dei como exemplo
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Têm os dois razão! Eu apenas quis referir o lado pequenino da coisa.

Para mim estas medidas são todas para manter o equilibrio, da mesma forma que:

- o governo chinês faz uma caça, de vez em quando, à contrafacção para satisfazer as marcas internacionais (se ela acabasse a china ruía literalmente)
- apreendem-se umas toneladas de droga (enquando passam outras tantas por outro lado)
- etc.

Enfim, vai-se mostrando que se faz alguma coisa, cria-se uns empregos, mete-se medo para o biz não criar escala, uns artistas vão presos. No fim, toda a gente feliz! (menos estes últimos :D)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

só não percebo porque é que quem faz musica e filmes tem que ganhar tanto dinheiro ? porque é que cada bilhete de cinema custa 5€ e o dvd 20€? só por fazer um filme tem que recebe milhões? não vejo os doutores nem os bombeiros ou pessoas que fazem grandes contribuições a sociedade a ganharem tanto como uma estrela de cinema, sei que leva muito tempo e trabalho a fazer um filme mas também me leva a mim muito tempo e trabalho para ir trabalhar de segunda a sábado num cubículo 8 horas por dia mas não é por causa disso que fico rico, antes pelo contrário.

Atenção que sou estudante e nem sequer trabalho apenas dei como exemplo

Offline

meb 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Feedback +3

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Eu concordo com as opiniões que têm vindo a ser dadas neste tópico. Cada uma tem a sua utilidade e acho mesmo que a solução para travar a pirataria não é prender as pessoas e criar leis agressivas, como já acontece em França para estes casos, mas alterar o modelo de negócio.

As empresas continuam sem modificar os seus planos de abordagem ao mercado e a actuarem como se vivêssemos na era pré-televisão e internet. Como em qualquer área, há que adaptar as formas de cativar o comprador e isso implica rever estratégias.

Não sou a favor da pirataria e com o que digo também não declaro guerra a quem a faz, acho que o combate a esta deve passar antes por uma nova visão no que respeita às indústrias que têm alegadamente sofrido prejuízos, porque como os próprios envolvidos dizem (artistas, produtoras e afins), o download ilegal tanto é prejudicial como benéfico, sendo aqui a natural oposição entre entidades dependentes e multinacionais gigantescas.