Caros amigo .... pufff... que impacto teve este post, quem dira!
Agradeço todas as repostas dadas e reparo, todas... mesmo todas valem por si.
Uma coisa gostaria de destacar. Eu fiz este post não porque me senti ofendido ou com medo que a tal empresa ia me roubar o cliente. Eu, até considero-me profissional de marketing (sem arrogancia
) ... a minha vida profissional sempre teve a ver com marketing e publicidade, seja no print media ou na net. Também não sou iniciante, pois entretanto tenho 42 anos.
A minha critica é o tipo de aproximação que foi feito com este email que foi enviado ao "meu" cliente. Implantar o medo ...
No texto do email foi inserido o seguinte link ...
"Para evitar que o vosso site sofra ataques por “hackers” tal como acontece diariamente a tantos outros igualmente vulneráveis (ver aqui), a Made2Web aconselha a que façam este upgrade, ou seja, que evoluam o vosso site de Joomla 1.0 a Joomla 1.5"
.... onde diz "ver aqui", aparece o link para:
http://images.google.pt/images?num=100&hl=pt-PT&q=hacked+by+-facebook&oq=&um=1&ie=UTF-8&ei=zX-HS-XSBZP80wT64-HUCw&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=4&ved=0CB4QsAQwAw ....
Quem abre este link acaba de ver simplesmente imagens de hackers .... omg ....
Isto é tão infantil... meu deus ... lol
Se a tua abordagem inicial para com o 'teu' cliente, foi a de lhe dizer que lhe fazias um site com base numa plataforma gratuita e que não fazias follow-up ao site com a instalação de actualizações. Agora quando lhe deste conhecimento deste e-mail ele não devia ter ficado chateado...
>> Foi o "meu" cliente que recebeu o email ... e ele não estava chateado
... ele diz:
Hi Marek
Is the following correct or just scare mongering?
Regards
Onde "scare mongering" é o temo perfeito para este tipo de marketing
Boas Marek,
1- O site do cliente tem algum referência relativamente à entidade criadora?
claro que sim ...
Muitas vezes quando temos um cliente nos sentimos "garantidos" e não nos preocupamos em oferecer cada vez mais e melhor para os nossos clientes, geralmente fazemos uma ou outra coisa apenas quando nos pedem. O que é errado, deviamos tratar cada cliente como se fosse o único e que nossa vida dependesse dele, se trabalharmos assim, não precisamos ter medo de nada nem de ninguem.
Boa Rogerio..... concordo plenamente!
Uma solução para evitar isso é não deixar buracos no cliente, nesse caso do mazza, a atualização (não percebo nada do joomla e nem sei se é grave ou não) para uma versão recente não seria "motivo" para o tal emal.
Em outras palavras não dê motivos para a concorrência.
Eu mexo activamente desde do inicio do Mambo/Joomla neste CMS. Conheco o códio e as suas vantagens e desvantagens...
Acerca de vunerabilidade estou bem a par da situação.... em 2007 tive 2 sites hackados ... e... estes sites foram hackados por causa de:
1) componentes 3ª
2) server mal configurado
... ai é que esta! Este site do "meu cliente" esta em J1.0.15 ... num server seguro... e nao tem nenhuma componete extra instalada... o site é simplesmente um cartão de visita, mais nada... se fosse um Portal... a história já era outra...
logo... o site esta seguro. Alias... uma coisa que nos sabemos... quem é alvo dum hacker profissional... pouca coisa nos salva!!! ... a verdade seja dita!
Boa noite malta ,
mazza