← Desenvolvimento

As falsas promessas dos CMS abertos

Lida 16385 vezes

Offline

Bruno Gaspar 
Membro
Mensagens 242 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Os CMS abertos não são limitados
- Dou-te alguma razao, a maior parte sao web designers, mas conheco bastantes que tem conhecimentos de programacao,
mas utilizar um CMS, tipo Wordpress torna-se muito mais vantajoso para ambas as partes, cliente e webdesigner.

Os sites com CMS abertos são melhores do que com código próprio
- Depende, eu tenho um conhecido que tem uma lista bastante grande de sites, tanto nacionais como internacionais,
que foram desenvolvidos de raiz e que tem VULNerabilidades muito graves.
Portanto nem os CMS nem um site criado de raiz e de tal forma 100% seguro.

Os sites de CMS abertos são corrigidos logo que se detecta um problema
- Totalmente mentira este argumento, o problem provem dos utilizadores desses CMS que nao actualizaram para
a ultima versao lancada.

CMS abertos são tão inseguros como sites feitos de raiz
- Ja foi respondido no ponto em cima!

Não há problema em utilizar um CMS aberto, adaptando-o as necessidades do cliente
- Sao limitados, sim, mas dai muitos terem possibilidades de se adicionar plugins.

Devemos aproveitar os CMS abertos que já existem em vez de fazer um site de raiz
- Penso que vai de projecto para projecto, se o cliente quiser algo que um CMS nao consiga oferecer, ai sim
podemos partir para a criacao de algo de raiz e que va mais de encontro ao que o cliente procura.

Com os CMS abertos consegue-se uma grande produtividade
- Sim consegue-se, a programacao geral esta feita, e so instalar, colocar um template, configurar e fazer os demais ajustes.

Porque se perderia tempo a desenvolver algo que já existe ?
- Repara, por que razao a Renault, Fiat, Citroen, etc... criam carros quando ja existem carros ? Da para perceber ?

Pode-se usar um CMS aberto e depois desenvolver o que o cliente precisar
- Claro que se pode, e preciso e escolher o CMS correcto para o que o cliente pretende.

Faz-se o site num CMS aberto, se o site for atacado usa-se os backups
- Nao sei se sabes, mas os backups no geral servem para repor CONTEUDO nao ficheiros do CMS/SITE em si.

Só por ter um site feito em joomla, o site é mau ?
- Tens de me mostrar um site teu para eu poder ver as VULNs que mesmo tem.

Muitos sites de empresas grandes são feitos com CMS abertos
- Os dados podem ser roubados com uso ou nao de CMS, repara, a Sony foi atacada a muito pouco tempo, se calhar
a PSN usa um CMS ?! rofl

Claro que sites feitos em CMS abertos desactualizados são um perigo, mas é preciso actualizar
- Completamente errado, imagina, um cliente pede-te para elaborares um site, tu crias o mesmo em Wordpress,
mas no acordo que fizeste com o cliente, foi que so desenvolvias o site e nao fazias manutencao do mesmo,
portanto, onde esta o erro? Do webmaster ou do cliente ?

Compreendo que um site feito de raiz com código próprio pode ter vantagens mas os custos são
muito mais baixos usando CMS abertos.

- Aqui ate concordo, mas la esta, nem todos os CMS estao vulneraveis, pois o uso de plugins e ate os proprios templates deixam muito a desejar.



Chego a conclusão que a tua mentalidade e muito pobre e fraca e a maior parte dos teus argumentos são inválidos e fracos.


Desculpem a falta de acentuação, mas o teclado e layout US e não estou para perder tempo a corrigir manualmente!
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Outra vez? lol
Offline

malaquias_ 
Membro
Mensagens 278 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Não gostas, não uses! Simples, não? Falas falas falas, e argumentos válidos que é bom, nem vê-los.

Deixa-te disso, e não caias em mais ignorância.

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Destruíste os argumentos todos? É possível destruir argumentos?

Volto-te a perguntar, pelas tuas palavras os cms não valem nada, tu é que sabes programar, o teu código é muito bom (basta ir ver o código fonte dos mesmos em css pareces ser o melhor é só entulho inútil)...

Sendo tu o melhor programador que já passou neste fórum, e quem sabe o de Portugal, porque perdes tempo aqui num fórum de gente que não sabe nada? Num fórum de programadores do word..

Porque não vais trabalhar para os teus clientes? Já que és assim tão bom programador empresas interessadas no teu trabalho não te devem faltar..

Faz um favor a todos nós e vai trabalhar para os clientes..
Offline

martin56 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Acho que estás a apelar a sentimentos e a questões menos técnicas. Apenas tens que utilizar a ferramenta na qual te sentes mais à vontade para atingir o objetivo.

O que te posso falar é da minha experiência própria.

No trabalho quando existem coisas mais especificas em que seria mais complexo cumprir todas as regras e utilizar todos os passos de um CMS por vezes altero o CMS para atingir o objetivo no minimo tempo disponível. Exigências da profissão.

Fora do trabalho, em que quem dita os requisitos e os prazos sou eu, aí tenho por tendência utilizar CMS. Procuro delegar o máximo de responsabilidades na comunidade.

Isto para dizer que estás a tentar abrir discussão num assunto altamente argumentativo e por consequência cansativo e sem uma resposta certa ou errada.

Normalmente é vasto e infrutífero.
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Apontei uma falha no teu site, lembras-te? Ou precisas que te refresque a memória?

Como disse, o meu tempo custa dinheiro. Se me pagares 500€ certamente encontro mais que uma, podes pagar-me 5000€ que provavelmente não encontro uma no blog da playstation que roda sobre wordpress. Queres melhor argumento?

Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

zecruz aka profissionalweb...

Não pode existir uma discussão de jeito porque sempre que alguém tem uma opinião contraria fazes-te de vítima e dizes que te estão a atacar.

Sinceramente não tenho nada contra a tua opinião, cada um tem a sua. O problema é que não consegues ver nem admites que ninguém veja coisas boas nos cms, para não falar na arrogância e mania de que és o melhor... quando não o és (a julgar pela parte visível dos sites).

Vens aqui, dizes que os CMS não prestam para nada, que são inseguros, que quem os usa são "programadores do word", que só os teus clientes e os teus scripts é que são e estão seguros... acho que não é de esperar outra reacção das pessoas.
Offline

martin56 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Correndo o infeliz risco de reabrir uma discussão infrutífera, encontrei estes argumentos A FAVOR dos CMSs. Mas como alguém ja disse por cá. Não gostas, não usas.

Citar
Mas resumidamente podemos apontar pelo menos estas 18 vantagens para que opte por um CMS. São funcionalidades que qualquer um dos 3 que iremos referir de seguida trazem logo à partida sem que você tenha que mexer uma palha (que é como quem diz em informática carregar numa tecla):

    Suporte a múltiplos utilizadores permitindo o registo, gestão, atribuição de papéis ou estatutos a cada um deles. Isto faz com que seja a ferramenta ideal para o desenvolvimento de projectos com conteúdo gerado pela comunidade (as ditas aplicações web 2.0) e também com múltiplos editores.
    Edição fácil de conteúdos através de um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get) muito semelhante ao Microsoft Word.
    As funcionalidades iniciais podem ser evoluídas para outras através do adicionar de complementos extra.
    Permite a gestão e controlo de documentos através de diferentes estados que podem passar pela publicação, revisão, arquivo e eliminação.
    O aspecto é modular e pode ser alterado através de temas permitindo que sejam mudados mantendo sempre os conteúdos que o website tenha.
    Permite ter workflow de publicação querendo isto dizer que, por exemplo, um autor pode enviar um artigo para um website sem que este seja publicado imediatamente até que seja revisto por um editor e depois aprovado por um editor-chefe.
    Têm sistemas de performance avançados que permitem estar preparado para quando o seu website crescer e tiver muitas visitas.
    Estão preparados para muitas das regras e melhores práticas definidas pelos motores de pesquisa como o Google, Bing, etc..
    Podem ser adicionados complementos que permitem uma impressão amigável dos conteúdos omitindo partes da página, como por exemplo, banners de publicidade.
    Têm sistemas de pesquisa incluídos.
    Criam automaticamente feeds de RSS.
    Permitem que esteja preparado para quando quiser vários idiomas.
    Pode optar por ter endereços limpos, que é como quem diz, ter o título da sua página no endereço e que é fundamental para você subir nos motores de pesquisa.
    Guardam um histórico de todas as alterações de conteúdo o que permite que vários editores trabalhem no mesmo texto e a que cada vez que seja gravada uma alteração é guardado o antes e depois desse texto e inclusive qual o utilizador que o fez.
    Permite a hierarquia e categorização de conteúdo o que possibilita o agrupamento de conteúdos, níveis de hierarquia, múltiplas categorias para um mesmo conteúdo e até vários tipos de conteúdo nas mesmas categoria.
    Poderá ter múltiplos websites na mesma instalação e assim, por exemplo, criar grandes portais de conteúdos com websites mais pequenos ou múltiplos websites todos juntos no mesmo CMS mas com conteúdo totalmente independente.
    Existe muita documentação disponível, dados os anos em que já são utilizados, passando por tutoriais, documentação oficial e grupos de discussão com milhares de programadores e web designers que podem dar-lhe uma ajuda com alguma dificuldade que tenha. A utilização de PHP e MySQL garante que não terá dificuldade em conseguir obter recursos humanos com conhecimentos necessários para o ajudar, para além de serem tecnologias completamente gratuitas.
    Permite que tenha logo à partida uma estrutura base com todas as pastas e ficheiros essenciais criadas e também menus de navegação que possibilitam navegar sem problemas.

Fonte: http://www.duvidasdeinformatica.com/blog/quer-fazer-um-website-saiba-quais-sao-os-3-melhores-php-cms-da-actualidade/
Offline

Lourenço Andrade 
Membro
Mensagens 24 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature

Offline

t8bit 
Membro
Mensagens 63 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post Karma

a unica coisa que me chateia nos CMS é o desempenho, de resto para projectos rapidos e baratos CMS é a melhor solução...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

a unica coisa que me chateia nos CMS é o desempenho, de resto para projectos rapidos e baratos CMS é a melhor solução...
Estas a generalizar demais.. Existem CMS como o Drupal preparados para grandes empreitadas por ex..
Offline

antoniosilva 
Membro
Mensagens 348 Gostos 2
Feedback +16

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Offline

djdrumn 
Membro
Mensagens 67 Gostos 1
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Boa, ataques pessoais, gosto disso

Quem quiser, continue

Agora quem quiser falar sobre o assunto, vamos a isso

Eu peguei em argumentos de muitos de vocês e destrui-os a todos
Não sei se perceberam isso.

Vamos a boa discução e os ataques pessoais sugiro que se abra um topico novo para atacar o zecruz heheheh

Vamos ao que interessa

Só vejo aqui duas hipóteses..

1ª - O tipo é um puto, frustrado e que infelizmente não tem a devida atenção em casa por algum motivo e anda a tentar chamar a atenção de alguma forma;

2ª - O tipo é atrasado mental e tem problemas sérios a nível cerebral.

E juro que não estou a gozar nem a insulta-lo, muito honestamente isto é o que eu penso que seja a verdade...

Já enjoa!
Offline

martin56 
Membro
Mensagens 27 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

No inicio tive problemas de desempenho com CMSs, reconheço agora, que foi por falta de conhecimento. A configuração adequada de sistemas de cache resolveu o problema.

Afinal de contas o Mashable.com é WordPress e o site da Casa Branca é Drupal.
Offline

AlexandrePaulo 
Membro
Mensagens 360 Gostos 42
Feedback +3

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts