← Desenvolvimento

Duvida na contratação Engenhareiro Informatico

Lida 7349 vezes

Offline

kasji 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Boa noite, será que alguém me poderia esclarecer uma duvida sobre este tópico?


Um Engenheiro informático é licenciado também em desenvolvimento de software e programação? Sabe fazer qualquer tipo de site do 0, nem que seja muito complicado? (Um painel de afiliados como a netaffiliation, por exemplo)
É que gostaria de contratar alguém para construir uma plataforma de afiliação/advertising, mas não sei que requisitos (especificações em cursos) devo pedir, daí ter medo de contratar alguém que não seja competente.
E alguém me sabe dizer qual é o salário médio para full time?
Obrigado
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom dia,
Ora depende se o Engenheiro Informático tem conhecimentos em Desenvolvimento Web, pode ter-se especializado apenas em Redes, Engenharia de Software ou Base de Dados. Mas, tipicamente hoje em dia a malta sabe fazer Desenvolvimento Web pois há um esforço nas Faculdades por meter os estudantes a fazerem projetos nesta área.

O salário médio pelo que tenho visto tem variado de 4,5 € a 10 € por hora.

Existe um site onde podes encontrar Developers com as skills que pretendes em Portugal: http://skilleo.me/
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Acho que estas a ter a abordagem errada.
Um Engenheiro Informático la por ter o canudo não quer dizer que seja o supra sumos e não tem de saber "um site do 0, nem que seja muito complicado".
E lembra-te que um não licenciado pode saber fazer esse "site do 0 mesmo muito complicado".

Competencias diferente de canudo :)
Offline

kandalf 
Membro
Mensagens 345 Gostos 15
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Acho que nunca deves ir por ai.
Duvido muito que um Engenheiro Informático que apenas tenha feito o curso e não tenha feito mais nada te consiga fazer um site a partir do 0, e não precisa ser um site muito complexo. Existem engenheiros e engenheiros, existe aquele pessoal que para além de ter tirado o curso também foi fazendo umas coisas nos tempos livres, esses sim são capazes de fazer isso agora alguém que se limite ao curso dúvido seriamente.

Eu tirei o mestrado em Electrónica e Telecomunicações se bem que agora faço vida da programação (websites e apps móveis), e quando tiramos o curso o mais importante é que aprendemos a aprender. Poucos cursos têm cadeiras onde ensinem especificamente a desenvolver um site a partir do 0, até porque cada site é um site.

Tenta procurar alguém que já tenha feito alguma coisa, não precisa ser engenheiro informático, basicamente todas as engenharias mais ligadas à tecnologias aprendes a programar.

Se quiseres fala comigo em PM que posso ver o que precisas para o teu projecto, posso até dar-te um orçamento se bem que agora ando cheio de trabalho e isso parece-me ser uma coisa para demorar uns tempos a desenvolver.
Offline

kasji 
Membro
Mensagens 21 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Obrigado pelas respostas.

Kandalf, tens PM
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Há vários factores que estão envolvidos na programação de um projecto desse tipo (performance, segurança, usabilidade, escalabilidade, manutenção).

Ter a licenciatura não implica estar preparado para esse trabalho. É mais importante apresentar experiência. Há algumas questões que podem ajudar:
Que projectos já desenvolveu? Estão online? Suportam muitos utilizadores (tráfego)?
Qual o ambiente / linguagem de programação em que o programador tem mais experiência? Php, .Net, Java, Ruby, ...
etc
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

PS: No MIEIC @ FEUP todos sabem fazer Desenvolvimento Web :)
Offline

xOy 
Membro
Mensagens 60 Gostos 6
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Apple User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Viva,

Licenciatura não é sinonimo de conhecimento...

Como qualquer ramo/área há especialidades e pessoas mais aptas para desenvolvimento web, outras desenvolvimento standalone (comum aplicações) e outras até redes e sistemas. Se procura algo especifico, terá que ter um anuncio especifico para esse determinado target.

No entanto note-se que o preço do colaborador é normalmente proporcional ao seu desempenho/conhecimentos.

Se pretendo algo bem feito e com futuro prepare-se para ter que dar com os "cordões à bolsa" ou então arrisca-se a gastar o dinheiro duas vezes.
Offline

Splash 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Sixth year Anniversary

Concordo com todos.. Eu neste momento estou a tirar um CET e provavelmente estou a fazer um projecto no estagio que alguns licenciados não conseguiriam fazer...
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bem, da mesma maneira que existem maus médicos, maus professores e etc, existem também maus informáticos. Neste momento a educação dada nos cursos de Engenharia Informática (pelo menos FEUP e IST) implica o desenvolvimento de variados projetos com um nível de complexidade considerável. Eu também passei por um Curso Tecnológico de Informática no Secundário.

Os estudantes têm a hipótese de passar pelas tarefas de Backend Developer, Frontend Developer, Solutions Architect, Quality Assurance, Tester e Gestor de Projetos. Desde aplicações nativas, móveis e web. O saber programar não é suficiente para fazer um projeto de software de sucesso, é preciso saber conceitos como Scrum ou XP para entregar um produto com maior valor. Se se trata de Software Crítico, ter noções de programação baseada em contratos. Enfim, é uma panóplia de coisas.

Para todos os efeitos, toda a gente com uma boa atitude consegue ser um autodidata e aprender muita coisa.