← Conversa Geral

Tuga ou não Tuga?

Lida 6664 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Aqui vai mais uma das minhas...

Não sei se é por ser um cota quarentão ou ser pedante... mas a expressão "Tuga" para mim sempre teve uma conotação negativa.

Dizer sobre alguém "aquele gajo é mesmo tuga", na minha percepção é afirmar que alguém uma mistura de "chico-esperto" com "cromo da bola" e "saloio".
Sinceramente, em certa altura estava eu no aeroporto de Marrakech quando, na fila para o check-in, um tipo do mais pedante (tipo "da linha") se vira para mim e a minha companheira e diz, com o ar mais complacente do Mundo: "Olha! Tugas..." - o arzinho do tipo e o tom de voz, fizeram-me sentir de tal forma insultado (e olhem que já me chamaram muitos nomes...) que, enfim... adiante!

Com este carimbo na mente... sempre que vejo sites com "tuga" incluído no nome ou domínio, a minha reação mental é desvalorizá-los... é preconceito, eu sei. Mas daqueles mesmo enraizados.

Sou eu que fui mal sociabilizado?  :-k
Para vocês a expressão "tuga" não tem essa conotação associada?
Será uma diferença de vocabulário de geração?

Gostava de saber a vossa opinião sobre isto...

Nota importante: esta não é a minha opinião sobre os portugueses (eu sou Português) ou os sites que optam por ter "tuga" no nome... É apenas um comentário sobre o significado de "tuga" que me foi sempre transmitido ao longo da vida.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Eu entendo tudo como um diminutivo/forma rápida de dizer português. Nunca vi ninguém a utilizar por qualquer forma de negativismo, mas nunca se sabe.

Nos sites de serviços/companhias antigamente se calhar parecia pouco profissional, mas o que parece não é (webtuga por exemplo).

Não vejo qualquer ponto negativo nisso, é como já ouvi dizer "brasucas".
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu não me lembro de "nos tempos" utilizarmos a expressão "tuga" mas como eu não sou 100% português talvez seja algo que me tenha passado ao lado. O que reparei foi que a expressão "tuga" começou a ser utilizada talvez a meio dos anos 90? Ou estou enganado? De qualquer forma sinceramente quando oiço a expressão "tuga" não me parece algo negativo, aliás nunca sequer isso me passou pela cabeça, sempre achei uma forma engraçada de os portugueses se chamarem a si mesmos. Acho que negativo talvez seja quando alguém diz: "é mesmo à portuguesinho", de qualquer forma o "tuga" tem algum estilo, é como o "brazuca" se bem que este último é pode ser considerado como uma ofensa, mas tudo depende do tom que se coloca. hehehe

Nos websites hoje em dia é apenas uma expressão para identificar algo "made in portugal"
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Provavelmente a resposta está aqui: http://recortes-colados.blogspot.com/2008/08/expresso-tuga.html



Provavelmente com o tempo esse significado original foi-se perdendo... certamente ainda andará na cabeça dos mais velhos, sobretudo os retornados de África e os ex-combatentes.

Entretanto, a malta mais nova nunca conviveu com esse significado de "tuga", e apenas o conhece como abreviatura de "português".

EDIT: Não, eu não sou moçambicano... mas nasci em Angola e os pais foram "retornados" com a independencia.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

também não gosto e não uso a expressão, muito menos a colocaria num dominio.
Offline

Kikip 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Engraçado, eu nunca associei a uma coisa negativa... Já o portuguesinho como diz o Jerson é outra coisa ;)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Acho que negativo talvez seja quando alguém diz: "é mesmo à portuguesinho"

Curiosamente ainda agorinha fui perguntar à minha namorada (da minha idade - 40 anos - mas que nunca viveu em África, nem a familia veio de lá) o que significa para ela "tuga"...

...a resposta foi, com um desdenhoso encolher de ombros, "portuguesinho".

Parece ser mesmo uma coisa geracional...


O que reparei foi que a expressão "tuga" começou a ser utilizada talvez a meio dos anos 90? Ou estou enganado?
Eu conheço a expressão "tuga" desde sempre (anos 1970-80?).
Aparentemente, segundo o link que coloquei acima, surgiu durante a guerra colonial nos anos 1960.

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu talvez associe tuga a algo "amador" ou pelo menos feito por alguem jovem visto na minha opinião serem os que usam a "palavra" tuga...
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

tuga como brasuca é uma forma negativa de tratar as coisas, pelo menos para mim.
Nos últimos dois anos tenho visto projectos a crescer com o nome e a ser usada bastantes vezes, tlvz esteja a mudar.

Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sinceramente, desde que me lembro (não sou assim tão velha :P), a expressão Tuga tinha uma certa conotação negativa.

Se repararem, uma situação bastante comum são os emigrantes que voltam a Portugal para as suas férias anuais, com o seu ar superior e sempre mostrando que são melhores que os que cá estão simplesmente porque vivem noutro país. Certamente são essas as alturas em que ouço falar mais em "Tuga", principalmente para conotar aqueles que se acham os maiores, os chicos-espertos, e não passam de pessoas iguais, extremamente fúteis que vêm na quantidade do dinheiro a qualidade da pessoa.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Curiosamente ainda agorinha fui perguntar à minha namorada (da minha idade - 40 anos - mas que nunca viveu em África, nem a familia veio de lá) o que significa para ela "tuga"...

...a resposta foi, com um desdenhoso encolher de ombros, "portuguesinho".

Parece ser mesmo uma coisa geracional...

Eu conheço a expressão "tuga" desde sempre (anos 1970-80?).
Aparentemente, segundo o link que coloquei acima, surgiu durante a guerra colonial nos anos 1960.



Está-se sempre a aprender, eu não tinha noção que a expressão era assim tão antiga. Quanto a utilizar em projectos, talvez tuga não devesse ser utilizado em projectos sobre a guerra colonial. hehehe
Offline

Carlosfcoelho 
Beta tester
Mensagens 413 Gostos 42
Feedback +7

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sinceramente, desde que me lembro (não sou assim tão velha :P), a expressão Tuga tinha uma certa conotação negativa.

Se repararem, uma situação bastante comum são os emigrantes que voltam a Portugal para as suas férias anuais, com o seu ar superior e sempre mostrando que são melhores que os que cá estão simplesmente porque vivem noutro país. Certamente são essas as alturas em que ouço falar mais em "Tuga", principalmente para conotar aqueles que se acham os maiores, os chicos-espertos, e não passam de pessoas iguais, extremamente fúteis que vêm na quantidade do dinheiro a qualidade da pessoa.

Eu partilho da mesma opinião.
Para mim, quando a expressão "tuga" é usada é para mostrar algo de negativo nos Portugueses.

Temos um exemplo bem recente. Desde que começou a crise falam sempre em poupar e não gastar em coisas fúteis, mas o povo Português tem sempre a mania de viver acima das suas possibilidades. Na minha terra quando isso acontece (uma pessoa passar dificuldades e mesmo assim ter um iphone ou algo de maior valor) dizem logo: "é mesmo à tuga, passa dificuldades e mesmo assim gasta 400€ num telemovel", logo a palavra Tuga neste contexto acaba por ser algo depreciativo e não coisa boa  :)
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Bem... afinal não sou o único a achar que "Tuga" é depreciativo. Já pensava que era o único, com tantos sites a aparecer com "tuga" no nome / domínio.

Vale a pena pensar nisto... quando se dá o nome a um site.
talvez tuga não devesse ser utilizado em projectos sobre a guerra colonial
Pelos vistos não deve ser usado projectos, ponto... (num site sobre a guerra colonial apenas iria ampliar o "insulto").

Para usar um exemplos conhecidos de todos (sem qualquer ponta de crítica à qualidade prestada por estes sites), eu confesso que nunca irei alojar sites na webtuga ou ter contas no tugamail, única e exclusivamente por causa do nome.

É uma das regras básicas do marketing: verificar bem se os nomes/expressões escolhidos não têm interpretações dúbias. Terão estes sites/serviços noção da clientela potencial que se afasta por este "pormenor maior"?





Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Além das conotações negativas em relação aos portugueses (portuga - portuguesinho), no início da internet em Portugal o termo tuga começou por ser utilizado em sites de actividades menos legais.

Talvez por ingenuidade e por pensarem que realmente tuga queria dizer "made in portugal" apareceram imensos sites com esta palavra no nome.

Jamais usaria um domínio com a essa palavra e normalmente não entro em páginas com essas designações.
Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

O termo "Tuga" surgiu algum tempo atrás e era uma forma de depreciar os Portugueses. Desde então nunca mais gostei do termo. Quem for mais velho e lembrar-se do Mundial do México, certamente se lembrará que foi a palavra mais utilizada para rebaixar os Portugueses, principalmente pelos Ingleses.

Nos ultimos anos, passou a ser reutilizada como uma representação do "Made in Portugal" pelas novas gerações que nunca a relacionaram como termo depreciativo usado noutros tempos.

Desde alguns anos para cá também foi bastante explorada por websites de cariz duvidoso e é uma das palavras chave da PJ Portuguesas no concerne a pirataria.