O PageRank supostamente foi uma maneira que a Google arranjou para poder atribuir um nível de confiança a cada webpage. Essa confiança é baseado em vários dados que são analisados pelo Crawler do motor de busca.
Falando na teoria.
É melhor ter 1link de um site com alto nível de confiança(PR mais alto) do que ter muitos links em sites com baixo nivel de confiança(PR baixo).
A questão de rentabilização por parte do Adsense, o Google adsense baseia-se no conteúdo do website e nas visitas que este gera, por norma apenas nichos onde haja uma grande concorrência(muitos anunciantes) é que vamos obter cliques de valor mais elevado.
Imaginemos que temos uma página onde a palavra-chave é "Informática" e onde existem 400anunciantes, e outra onde temos como palavra-chave "Casas" e existem 1000anunciantes, em regra geral os cliques recebidos na página acerca de Casas deverão de ter um valor mais elevado, devido a concorrência existente nesse nicho.
Como é logico o PR também irá influenciar nisso, neste caso supostamente as páginas irão ficar melhor indexadas para essas palavras-chave, seguindo o exemplo das palavras-chave que dei antes, se tiveres nos primeiros lugares para uma pesquisa para a palavra "Informática" uma página com PR5 e a tua apenas tiver PR3 vai ser imensamente mais dificil de chegar ao primeiro lugar que se lá estivesse uma com PR2.
Tudo se trata de concorrência e de saber aproveitar o melhor nicho de mercado...como é lógico o que está a dar hoje não quer dizer que esteja a dar amanha, e o que define esse nicho de mercado para além de um conteúdo de qualidade são as palavras chave que lhes atribuímos...