← Conversa Geral

Leram este Artigo na Briefing

Lida 3648 vezes

Offline

JosePires 
Membro
Mensagens 211 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Concessão de licenças para clipping começa em Agosto     

Lisboa 30 Jul (Lusa) – A concessão de licenças para a utilização de conteúdos jornalísticos pelas empresas em serviços de clipping vai decorrer durante o mês de agosto, disse à Lusa o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.
“Está tudo pronto para começar”, disse João Palmeiro, adiantando que desde já será feita a emissão de licenças para utilizadores secundários, ou seja pessoas que recebem clipping das agências e que o reutilizam nas suas empresas.

O licenciamento e gestão integrada dos direitos de autor esta a cargo da Vitapress, uma cooperativa recém criada que junta vários grupos de comunicação social.

A Vitapress atua no âmbito da representação dos direitos de propriedade intelectual dos editores e produtores de conteúdos de jornais e revistas, seja em papel ou na Internet, numa primeira fase, e de todos os media à medida que se for desenvolvendo o trabalho.

Depois da constituição da Vitapress, de uma primeira abordagem junto dos utilizadores dos conteúdos [jornalísticos] segue-se agora uma nova etapa que consiste na criação e apresentação de uma licença que será cobrada às empresas que fazem clipping (agências de comunicação e serviços públicos).

A actividade de proteção dos direitos de propriedade intelectual, a cargo da Vitapress será divulgada através de uma campanha publicitária mostrando assim aos leitores que existe um sistema operativo que controla o desrespeito pelos direitos.

Entre os fundadores desta entidade gestora de direitos estão os grupos Impala (Focus), Lena (jornal i) Controlinveste (Diário de Notícias, Jornal de Notícias, entre outros), Económica (Diário Económico), Cofina (Correio da Manhã, Sábado, Jornal de Negócios), Motorpress (Autohoje), Impresa (Visão, Expresso) e agência Lusa.
 
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

e então?
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Isto singifica que quaisquer empresas que queiram fazer clipping de conteúdos jornalisticos, terão que concorrer às licenças das notícias e pagar as respectivas taxas...

A reutilização do clipping estará também sujeita a licenças e quase certamente a taxas.

A reprodução de conteúdos não autorizados começa a ficar cada vez mais apertada.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

isto interessa por ex a empresas como a Cision...

alguem daqui faz clipping?
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Isto singifica que quaisquer empresas que queiram fazer clipping de conteúdos jornalisticos, terão que concorrer às licenças das notícias e pagar as respectivas taxas...

A reutilização do clipping estará também sujeita a licenças e quase certamente a taxas.

A reprodução de conteúdos não autorizados começa a ficar cada vez mais apertada.

Já que não conseguem que o Google pague pelos conteúdos que mete no Google News... Enfim, não sei até que ponto é que isto irá em frente se a "indústria de clipping" também se associar para defender os seus interesses.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

isto interessa por ex a empresas como a Cision...

alguem daqui faz clipping?

não sei porquê mas cheira-me que a Cision é capaz de não alinhar nisto... ehhe

(ps: enviei-te PM ontem à noite... ;) )
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

e eu respondi-te....
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

O que é clipping propriamente, não percebi bem a definição?
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

e eu respondi-te....

não me chegou nada : \
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

O que é clipping propriamente, não percebi bem a definição?

imagina que tens uma empresa e queres ser informado sempre que a empresa é mencionada na comunicação social... é isso o clipping. tens empresas de clipping com empregados a ler todos os jornais e todas as revistas nacionais e estrangeiras a ver se apareces. o que acontece é que depois, quando aparece uma noticia, eles enviam-te para o email essa mesma noticia digitalizada. e os jornais não gostam disso.

eu uso o Google Alerts para o "meu" clipping ;)"
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Não percebo porque é que os jornais não gostam que alguém os leias e avise das noticias que aparecem.

Sinceramente cada vez percebo menos estes país...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Não percebo porque é que os jornais não gostam que alguém os leias e avise das noticias que aparecem.

Sinceramente cada vez percebo menos estes país...

Acho que não deve ser propriamente isso que está em causa.

O problema que os faz associar-se é o facto de alguns sites / revistas / jornais fazerem "clipping" para depois criarem notícias / pequenos artigos sem fonte.

Ou seja, os "grandes" pagam às fontes (tipo lusa) para acesso às notícias de depois os "pequenos" acedem gratuitamente ou com baixo custo a essas notícias e fazem publicações sectoriais / em nichos.

É mais uma força associativa para limitar o abuso sobre direitos de autor e forçar todos os publishers a recorrer (e pagar) pela informação.

Por um lado, compreendo. Por outro, parece-me que vai ser chover no molhado pois sendo a maior parte das publicações de livre acesso, a informação torna-se pública e todos podem divulgá-la (penso eu de que... :D) e será dificil determinar qual foi a fonte que foi "roubada".
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Não percebo porque é que os jornais não gostam que alguém os leias e avise das noticias que aparecem.

Sinceramente cada vez percebo menos estes país...

Porque eu nao vou comprar um jornal/revista se sei que recebo a unica noticia que me interessa por email ou por fax ;)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Acho que não deve ser propriamente isso que está em causa.

O problema que os faz associar-se é o facto de alguns sites / revistas / jornais fazerem "clipping" para depois criarem notícias / pequenos artigos sem fonte.

Ou seja, os "grandes" pagam às fontes (tipo lusa) para acesso às notícias de depois os "pequenos" acedem gratuitamente ou com baixo custo a essas notícias e fazem publicações sectoriais / em nichos.

É mais uma força associativa para limitar o abuso sobre direitos de autor e forçar todos os publishers a recorrer (e pagar) pela informação.

Por um lado, compreendo. Por outro, parece-me que vai ser chover no molhado pois sendo a maior parte das publicações de livre acesso, a informação torna-se pública e todos podem divulgá-la (penso eu de que... :D) e será dificil determinar qual foi a fonte que foi "roubada".

clipping não tem nada a ver com isso...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

clipping não tem nada a ver com isso...

Eu tb não dei uma definição de clipping.

Somente fiz a MINHA análise sobre os motivos que levam à concessão de licenças.

A questão não está em fazer clipping para uma determinada empresa (que não vão comprar os tais jornais e revistas) mas sim em fazer clipping sectorial e publicar esses "clips".