Isto é um valente desterro, mas vi o tópico e achei por bem comentar.
Na minha opinião o problema no está no "lado de lá". Não é um problema social, nem de mentalidade de quem "passeia na Internet". Se abrirem o estudo "Sociedade da Informação em Portugal" deste ano (relativo a 2009) -
http://www.umic.pt/images/stories/publicacoes2/A_SI_em_PT_doc_trabalho_Maio_2010.pdf - e compararem com o mesmo estudo promovido (na altura) pelo INE em 2008 (relativo a 2007) verão que há uma série de indicadores que potenciam actividades económicas na Internet em Portugal.
A titulo de exemplo, o facto de em 2008 se apontar que apenas 6% dos utilizadores de Internet em Portugal já tinham realizado uma transacção online vs os 20% do estudo do deste ano (ainda estamos a baixo da média Europeia, mas caminhamos a passos largos).
Na minha opinião o problema está nos empreendedores. O bloqueio começa ai - na incapacidade de quem cria em projectar em grande, enquanto actua em pequeno.
Angariar financiamento para a área da Internet é, na minha opinião, tão complicado do que angariar financiamento para qualquer outra área. Talvez seja até mais fácil, visto haver um claro "hype" em torno deste sector de negócio por parte de quem financia. Nomeadamente na área de capital de risco.
O que também me parece é que o investimento não acontece por uma falta de "formalidade". Praticamente tudo o que é desenvolvido em Portugal é feito e projectado a um plano micro e de uma forma extremamente informal (ainda que com organização e muito trabalho). Mostrem-me os sites em Portugal que têm planos estratégicos, de negócio e marketing desenvolvidos. Acredito vivamente que se contem pelos dedos.
O financiamento (nomeadamente na área de capital de risco que parece-me ser o que se adequa mais a esta realidade) está dependente dos empreendedores. Acreditem que não é através de emails ou conversas no MSN que se chega lá.
Quem financia em capital de risco procura basicamente duas coisas:
- Pessoas que demonstrem ser responsáveis, com sentido empreendedor, capacidade organizativa e de gestão. (Noutras palavras pessoas que demonstrem capacidade para fazer dinheiro a quem financia)
- Rentabilidade ou indicadores que mostrem o potencial para um projecto ser rentável. E isto exige uma modelação dos websites baseados no conceito de extrair proveito, extrair lucro.
Acrescentam-se ainda as imensas oportunidades (ainda que extremamente morosas e burocráticas) que hoje se apresentam para o financiamento a fundo perdido.
Obviamente nenhum business angel vai ter interesse em investir num projecto cujo objectivo é gerar 1.500€ em publicidade por mês. Isto não é um projecto rentável. Da mesma forma se querem despoletar interesse em quem financia, é necessário ter um plano de acção extremamente bem definido e que envolva as diferentes componentes da gestão de um negócio - na área financeira (projecções de investimento, cash-flow, ...), na área comercial (que produtos vão rentabilizar o site) e na área de marketing (que esforços e que investimento e com que retorno estão projectados para os próximos 3 anos do projecto?). Um plano realista e desenvolvido para, no mínimo 2 anos.
Reitero, a não ser numa óptica de "pro bono", para atraírem quem tem capital é necessário criar projectos que sejam (ou se projectem ser) rentáveis. E mostrar o que irão fazer e como o irão fazer para os tornar rentáveis.
É certo que é possível criar um projecto do nada e tornar-se uma referência. Mas é extremamente complicado e moroso fazê-lo. Olhem o Google, olhem o Facebook, ... Não foram empresas criadas do nada - foram conceitos desenvolvidos (com qualidade e potencial) onde houve um sério investimento antes de terem o "boom".
Constituir um negócio na Internet tem de deixar de ser uma coisa que se faz na "desportiva". Se o objectivo é levar um projecto a sério há que pensar global (em grande mesmo) e agir local (dar um passo de cada vez). É necessário projectar, desenvolver e expor (através de números) o PORQUÊ de alguém querer investir no site - e acreditem que não é a projectar facturarem 1.000€\mês que vão despertar interesse (todos temos o sonho de criar o próximo "Google", mas pragmaticamente acreditamos que se chegarmos a tirar 1.000€\mês será mais que suficiente). Para quem investe um produto é tão bom tanto quanto maior for o seu retorno.
Just my 2 cents.