Neste momento existe muitos problemas no google, estou-me a referir-me a excesso de bans que fazem regularmente, sendo o Google o maior motor de busca ao estar a banir sites está a censurar a liberdade de comunicação com os utilizadores. É certo que existe muito spam de sites, mas podiam penalizar muitas páginas abaixo do que estar a banir, porque nessas mesmas últimas páginas os utilizadores comuns nunca não vão lá, só se for webmasters experts. O outro problema é o PR, dá-se muita importância a ele, em vez de se dar mais ao conteúdo.
Podiam acabar com estas duas coisas, acabar com os bans e acabar com o PR, apoiava 100% essa medida se fosse tomada por eles.
- Acabar com os bans, o google actualmente não consegue distinguir sites de webmasters honestos de sites de webmasters spammers, porque um webmaster honesto se tiver bastantes sites ou blogs e quiser linkar um link em eles todos, o google vai interpretar que é mais um spammer em acção, logo está a prejudicar o webmaster honesto, isso resolvia-se não com bans mas apenas com penalizações de 50 ou 100 páginas abaixo ou mais dependendo da gravidade do erro que tinha causado, o webmaster resolvia o erro, subia progressivamente, era escusado pedidos de reconsideração que só gasta tempo desnecessário para webmasters e para trabalhadores do google que têm que estar dia e noite a ver só pedidos.. Claro com tantos milhares de pedidos diários muitos deles eles nem devem ligar ou ignora-los como costuma ser actualmente.
- Acabar com o PR, muitos webmasters dão valor ao PR mas é insignificante, apesar de já acabarem com o PR dentro do Webmasters tools, o da toolbar que é mais usado ainda está a funcionar para checarem o PR ainda continua em acção.. Na minha visão a maior parte dos webmasters dão mais valor ao PR do que ao próprio conteúdo do site, enquanto existir PR vai continuar a ser assim.. e nem falo das compras e venda de links porque isso vai existir sempre, quer exista PR ou não, a compra e venda de links vai existir sempre, para muitos é um negócio que não vai acabar.
Outro problema grave do Google é de não responderem ao email, mais no caso de anunciantes, um anunciante que pagou para lá e tem dúvidas ou problemas e não responderem, é ignorar totalmente para nós, mesmo que tivessem muito serviço, eu acho que deviam de ser obrigados a responder a todos os emails de anunciantes, seja problemas ou qualquer outro assunto, quando eles vêm que não interessa estar a responder a um email de um anunciante simplesmente ignoram, é excesso de arrogância e de poder a mais. Qualquer empresa que actua no mercado se quer satisfazer os seus clientes actuais têm que dar sempre suporte aos clientes mesmo que não lhe apeteçam responder, tem que dar suporte na mesma e não como faz o google adwords actualmente, só responde quando lhe apetece ou quando lhe convém, e depois o mais engraçado é terem o suporte ruim mas a continuarem a enviar publicidade de cupões de 50€ gratuitos por correio a várias pessoas com sites que já tiveram no adsense. Enfim, primeiro deviam de se preocupar mais com os actuais clientes e não querendo mais e mais clientes novos para depois não lhes darem suporte devido quando necessitam.
Para além dos problemas dos bans, do PR e do suporte ruim do adwords, que mais problemas vocês encontram no Google?