← SEO

Google vai encriptar as pesquisas também para quem não tiver o login feito.

Lida 16607 vezes

Offline

batmitra 
Membro
Mensagens 160 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Que acham disto?

De acordo com a notícia que indico abaixo, a Google vai passar a encriptar tudo o que sejam pesquisas, impedindo assim a análise de keywords quando alguém nos visita através de uma procura.

Gostava de saber se têm ideias de estratégias a seguir...

http://blog.hubspot.com/google-encrypting-all-searches-nj
Offline

myStoned 
Membro
Mensagens 663 Gostos 8
Feedback +2

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

O meu forte não é SEO, logo acho que isto seja bom para pessoas como eu... acho que se vai dar ainda mais importância ao conteúdo e esses sim vão ganhar as boas posições ao invés dos mestres de SEO que fazem um artigo com 12 palavras estar no topo das pesquisas.

É a minha opinião, até posso estar errado porque não li o artigo na totalidade.

Cumprimentos.
Offline

carlosm 
Membro
Mensagens 573 Gostos 10
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Talvez a ideia seja lançarem no futuro alguma ferramenta paga  #-o
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

O meu forte não é SEO, logo acho que isto seja bom para pessoas como eu... acho que se vai dar ainda mais importância ao conteúdo e esses sim vão ganhar as boas posições ao invés dos mestres de SEO que fazem um artigo com 12 palavras estar no topo das pesquisas.

Percebo onde queres chegar mas não concordo. Analisar keywords é igualmente importante para os webmasters que se dedicam a produzir conteúdo de elevada qualidade, com a diferença de que, com essa análise, vais escrever sobre aquilo que as pessoas querem ler.

Vou dar um exemplo de um colega que tem um blog de astronomia bem conhecido. Ele produzia conteúdos de grande qualidade mas sobre temas relativamente pouco pesquisados no Google. Até ao dia em que fez um artigo sobre "qual a maior estrela do universo". Teve um boom daqueles de deixar uma pessoa de boca aberta.

A qualidade do conteúdo não melhorou nem piorou, mas agora ele sabia sobre o que escrever...

Agora sobre a notícia em si, é cedo para dizer se vai ser bom ou mau, o que parece evidente é que o Analytics fica mais pobre pois perde essa funcionalidade de analisar as keywords, mas como em tudo é uma questão de adaptação.

P.S. Deixo o link de um artigo/vídeo do Rand Fishkin sobre esta matéria:
http://moz.com/blog/100-percent-keyword-not-provided-whiteboard-tuesday
Offline

paulosebin 
Membro
Mensagens 41 Gostos 1
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Level 4 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1

Meu Deus! Isso vai dificultar muito nossas métricas de acompanhamento.
Eu já estou sofrendo bastante para identificar as palavras mais acessadas no meu blog The Walking Dead. Lá eu falo muito sobre vídeos, a 4 temporada do Walking Dead, e também das outras temporadas, e como são muitas informações variadas, o Not Provided do Google Analytics está atrapalhando muito. Não sei qual palavra-chave é mais fraca ou forte.

Reparei que no relatório do meu blog no mês passado aumentou demais o número de Not Provided. Antes, a palavra "Trailer Walking Dead 4 temporada" aparecia com mais de 1.000 acessos, e o Not provided aparecia com 2.688. Agora, a mesma palavra gerou apenas 232 vezes, e o not provided aumentou também.

O recurso que eu uso no meu blog é entrar no Not Provided,depois seleciono origens de tráfego, na opção secundária, e aí mostra as páginas de entrada. Assim, tenho uma noção de ao menos tipos d conteúdos geram mais acessos e suponho as palavras-chave.

O Google está querendo dificultar as coisas.
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

A estatística é muito importante, mas na internet só atrapalha.
(excluindo raros casos, como o Adwords)

Quando comecei a trabalhar na internet, analisava e analisava palavras chave, até que um dia percebi que isso era pura perda de tempo. Raramente olho para as estatísticas, gosto mais de utilizar o meu tempo noutras coisas mais produtivas.

Se recebo x visitas através da palavra x e recebo y visitas para a palavra y. Ok. E depois? Vou colocar mais links com o texto ancora  (palavra x) para o artigo onde a palavra x ficou bem posicionada? Só se for para ter problemas no futuro.

Esqueçam as estatísticas e criem conteúdo interessante, os visitantes acabam por aparecer.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

A estatística é muito importante, mas na internet só atrapalha.
(excluindo raros casos, como o Adwords)

Quando comecei a trabalhar na internet, analisava e analisava palavras chave, até que um dia percebi que isso era pura perda de tempo. Raramente olho para as estatísticas, gosto mais de utilizar o meu tempo noutras coisas mais produtivas.

Se recebo x visitas através da palavra x e recebo y visitas para a palavra y. Ok. E depois? Vou colocar mais links com o texto ancora  (palavra x) para o artigo onde a palavra x ficou bem posicionada? Só se for para ter problemas no futuro.

Esqueçam as estatísticas e criem conteúdo interessante, os visitantes acabam por aparecer.


Olá Nuno,

Conheço algum do teu trabalho e sei que tens anos de "casa", por isso fico tão surpreendido a ler este post.

Na minha opinião, a estatística é essencial para conseguires determinar o perfil do teu visitante. E só por saberes o perfil do teu visitante é que sabes como optimizar e criar conteúdo interessante. É através da estatística que descobres os melhores posicionamentos adsense, é através da estatística que sabes quais as melhores campanhas para o teu site, é através da estatística que sabes qual o conteúdo que as pessoas gostam de ler, é a estatística que cria o sucesso.

Quem trabalha na internet tem que saber que a estatística é essencial. A não ser que sejas daqueles 1% ou 2% que teve sorte e criou uma boa página do facebook, gerou tráfego e ganhou dinheiro! Despediu-se, o facebook foi à vida e agora qual é o próximo passo? A resposta está na estatística. :)

Agora, analisar é um trabalho chato? Para alguns certamente, para mim é um excelente desafio que me deixa acordado a pensar que cor deve ter aquele botão tendo em conta que sendo #aff001 converteu mais que #dff001, mas ainda não tenho amostra suficiente para certezas.

Fica aqui a minha opinião :)
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Boas Diogo

Eu não digo que a estatística não seja importante, mas pode não o ser.

Eu explico-te o meu ponto de vista e filosofia.

Antigamente perdia imenso tempo em analises, tudo e mais alguma coisa. Aprendi muito com isso, mas cheguei à conclusão que o tempo que utilizava em analises é desperdício. Eu não gosto de desperdícios.

Esse foi o ponto de viragem que muito me orgulho. Passei a focar-me no utilizador e não na optimização. Sabes que o excesso de optimização pode trazer problemas, assim e na minha visão de longo prazo, se agradar aos utilizadores, os motores de pesquisa vão ceder e valorizar os meus projectos.

Vou-te dar um exemplo: Ganho muito mais em utilizar 2 horas do meu tempo a escrever um artigo sobre o que me apetece, do que a analisar palavras chave e concorrência. Vou até escrever um artigo sobre isso no meu blog, mais uma ideia :-)

Vê este prisma, antigamente acedia ao Adsense várias vezes por dia, hoje no máximo acedo 2 vezes. E mesmo assim é desperdício. Sabes que uns dias corre melhor do que outros, mas no fundo o que me interessa mesmo é o que entra na conta.

Eu continuo a fazer testes, mas super direccionados. Sobre aspectos que me interessam. Utilizo cada vez mais o meu instinto. Às vezes corre mal, outras vezes corre bem.

Na minha opinião, a estatística é essencial para conseguires determinar o perfil do teu visitante. E só por saberes o perfil do teu visitante é que sabes como optimizar e criar conteúdo interessante. É através da estatística que descobres os melhores posicionamentos adsense, é através da estatística que sabes quais as melhores campanhas para o teu site, é através da estatística que sabes qual o conteúdo que as pessoas gostam de ler, é a estatística que cria o sucesso.


Diogo se crias um blog sobre unhas (só para chatear o Joni), sabes bem o tipo de conteúdo que tens de criar para satisfazer a tua audiência, certo?

Quem trabalha na internet tem que saber que a estatística é essencial. A não ser que sejas daqueles 1% ou 2% que teve sorte e criou uma boa página do facebook, gerou tráfego e ganhou dinheiro! Despediu-se, o facebook foi à vida e agora qual é o próximo passo? A resposta está na estatística. :)


Eu não dependo do Facebook, a minha maior página tem 11.000 Likes :-(

A resposta está na criatividade e na visão, certo?

Agora, analisar é um trabalho chato? Para alguns certamente, para mim é um excelente desafio que me deixa acordado a pensar que cor deve ter aquele botão tendo em conta que sendo #aff001 converteu mais que #dff001, mas ainda não tenho amostra suficiente para certezas.


Aqui tenho de concordar contigo, gosto de fazer analises, estudar estratégias, planear. Medir resultados. Não fosse eu da área financeira. Mas o retorno nem sempre é positivo.

A estatística é importante, mas depende do que queres extrair.

Neste caso não interessa muito, porque não controlas os resultados dos motores de pesquisa, assim não saberes quais as palavras que te trazem visitas até pode ser bom, concentras-te em outros aspectos.

Interessava mais saber quais as palavras chave que no futuro te vão trazer visitas. A previsão através de probabilidades é um elemento da estatística. Esses sim, interessam muito ;-)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Obrigado pela resposta Nuno, já percebi que te referias mais ao caso da "keyword research". Concordo contigo, visitas compulsivas ao adsense já lá vão, ao analytics também. Mas sou uma pessoa bastante analítica que gosta de estudar audiências, e não é por ter um blog de "Unhas" que sei o que escrever. Aliás, sei sobre o que escrever, mas nem sempre é o que as pessoas querem ler (não estava a falar do Jóni, mas fica aqui a referência :D). O que as pessoas querem ler consigo analisar através das estatísticas e poderei focar os meus esforços financeiros nessa área específica.

Acho uma jogada genial do Google, quantos de nós já não passamos aquela fase de analisar keyword a keyword e centrar esforços (muitas vezes em vão) em técnicas sem resultados a longo prazo, para sacar mais algum ao fim do mês? Eu já o fiz, e foi nesse processo que aprendi realmente que a estatística importa. Não para enganar o sistema, mas para o compreender. E só ao compreender posso satisfazer as suas necessidades.

Longe vão os tempos em que me dedicava ao blogging, mas ainda subsiste alguma fonte de rendimento. Que apesar de ser passiva é objecto de análise exaustiva para obtenção de resultados e evolução profissional. (há que mostrar resultados!)

Só confio no "achómetro" no que toca a ecommerce, a nível de produtos. E mesmo assim há uma análise das trends e muitas contas. Porque de resto, gosto de analisar e estudar antes de mergulhar. A criatividade é fundamental, pois dá aso à inovação. Mas não meto pé em negócio que não leve algum estudo de mercado (através da estatística :P ). Se não existir estatística, lá terei de eu de me aventurar a criar a minha própria e a analisar muitas trends.

Eu sei perfeitamente que não fazes parte do 1% ou 2%, por isso é que disse aquilo. :)
Offline

Nuno77 
Membro
Mensagens 210 Gostos 3
Feedback +4

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Não tens que agradecer :-)

Chateia-me muito mais o Google ter alterado a ferramenta de ideias para palavras chave do Adwords.

Eu sei perfeitamente que não fazes parte do 1% ou 2%, por isso é que disse aquilo. :)

Infelizmente :-(

Não acreditei no Facebook inicialmente, lá está uma visão errada. Mas recuei. Tive de ceder às evidências.

Só confio no "achómetro" no que toca a ecommerce, a nível de produtos.
Diogo tens de confiar no teu instinto, visão ou feeling . É assim que se difere da multidão, ser o primeiro a ver uma oportunidade, isso é que dá dinheiro :-)
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Obrigado pela referencia  :lol:

Eu concordo a 100% com o Diogo, é facil descobrir que uma pessoa em unhas quer ver unhas, carros quer ver carros, mas são temas tão abrangentes que se dividem em tantos milhares de coisas que se torna complicado descobrir o que o publico alvo quer (em sentidos mais específicos).

Isso do achometro e do ecommerce faz me lembrar os sites da maquina de tabaco, cigarros eletronicos, adesivos para unhas, etc etc... foram grandes nichos durante uns tempos e foi mesmo um achado que as pessoas não compravam isso regularmente.
Acredito que não tenham tido tanto sucesso por alguém os ter achado enquanto procurava por keywoards.. foi mesmo feeling e investimento em publicidade (digo eu)


Ah e as trends.. melhor coisa que há :D Vamos a ver se não levam um corte também.. De qualquer forma o que mais me tem chateado é mesmo nas serps... cada vez está melhor (pra google e para o user)
Offline

mh1 
Membro
Mensagens 228 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

A Google quer terminar com tudo o que seja SEO. A médio prazo, temos que passar a promover os sites como um todo e torná-los autoridade numa matéria....that's the way...