← SEO

O cliente é caloteiro, e agora?

Lida 10654 vezes

Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

se a empresa é assim tão caloteira, tem 25 acções judicias contra ela e tem presença na internet, se calhar não era má ideia dizeres qual é para evitar que outros sejam enganados...
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

No problem. São a Neuronia e a ComputerSys.

A Neuronia penso que só não efectuou pagamento no último mês. A ComputerSys acredito que tenham feito um investimento apenas para explorar o nosso serviço de Web Marketing e a partir daí criaram o deles.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Ainda não me deparei com essas situações em concreto, pelo menos no ramo da web (outros sim), mas agora adotei a regra de 30% na adjudicação e o restante no final.

Se a coisa correr bem não mudo, senão é 30% na adjudicação, 50% a meio e 20% na entrega.

Mas tudo depende da área, estou a falar mais de fazer sites. O que me acontece muito é o cliente não me dar as informações que quer colocar e depois a coisa não ata nem desata. Assim com os 30% já me dão logo tudo e ainda andam em cima para ver se acabo a coisa :)

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Ainda não me deparei com essas situações em concreto, pelo menos no ramo da web (outros sim), mas agora adotei a regra de 30% na adjudicação e o restante no final.

Se a coisa correr bem não mudo, senão é 30% na adjudicação, 50% a meio e 20% na entrega.

Mas tudo depende da área, estou a falar mais de fazer sites. O que me acontece muito é o cliente não me dar as informações que quer colocar e depois a coisa não ata nem desata. Assim com os 30% já me dão logo tudo e ainda andam em cima para ver se acabo a coisa :)


A questão não é essa...
No mercado da consultoria e afins em avenças mensais o problema é os clientes pagarem apenas 1 mês ou pararem quando acham que o posicionamento já esta atingido...
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Exacto, a questão das avenças é uma forma de os clientes pagarem um fee mensal de acordo com o trabalho reduzido, diminuindo o stress monetário efectuado.

Quando sentem que atingiram o objectivo cortam.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Bem nesse caso, só mesmo com contratos bem estabelecidos onde haja uma alínea do tipo:

f) Caso o cliente deixe de pagar, a empresa tem o direito de o colocar na posição inicial.

De qualquer forma para colocar um site no topo não me parece que seja necessário estar a pagar eternamente a uma empresa. Talvez definir melhor os objetivos e tentar fazer ver que sem o nosso trabalho os lucros do cliente não teriam aumentado substancialmente (presume-se que no topo se converta mais).
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O único problema é que nem sempre é possível fazer o processo inverso da otimização e o cliente que chega ao topo e está no topo há algum tempo considerar que não precisa mais dos serviços apesar de ter aceite uma avença de 6 meses.

Isso varia bastante com os nichos, alguns são muito fáceis de alcançar bons posicionamentos, outros bastante complicado sem um grande nível de investimento.

A clausula que pode existir no contrato é a de que caso o cliente deixe de pagar passados 30 dias após a emissão da fatura a empresa reserva-se no direito de cessar a prestação do serviço e manter o valor pago até ao momento.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A clausula que pode existir no contrato é a de que caso o cliente deixe de pagar passados 30 dias após a emissão da fatura a empresa reserva-se no direito de cessar a prestação do serviço e manter o valor pago até ao momento.

Parece-me que é por aí que devem ir.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

O único problema é que nem sempre é possível fazer o processo inverso da otimização e o cliente que chega ao topo e está no topo há algum tempo considerar que não precisa mais dos serviços apesar de ter aceite uma avença de 6 meses.

Isso varia bastante com os nichos, alguns são muito fáceis de alcançar bons posicionamentos, outros bastante complicado sem um grande nível de investimento.

A clausula que pode existir no contrato é a de que caso o cliente deixe de pagar passados 30 dias após a emissão da fatura a empresa reserva-se no direito de cessar a prestação do serviço e manter o valor pago até ao momento.

Não acredito que para a otimização não tenhas que ter acesso ao google webmasters e ao código fonte do site, com isso podes sempre fazer o que fizeram aqui a um membro do  :+trafego: pedir ao Google para não indexar as páginas.

Sinceramente não me parece que seja a melhor forma de fazer as coisas e a parte de parar de prestar o serviço pode ser a melhor forma, mas é sempre um trunfo qualquer que seja o caso.

Como dizes que o processo nem sempre pode ser invertido, talvez começar por pedir mais no inicio e ir baixando as prestações com o tempo.
Offline

muiomuio 
Membro
Mensagens 324 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Não acredito que para a otimização não tenhas que ter acesso ao google webmasters e ao código fonte do site, com isso podes sempre fazer o que fizeram aqui a um membro do  :+trafego: pedir ao Google para não indexar as páginas.

O acesso ao código fonte do site nem sempre o tenho. Muitas vezes são criados acessos temporários para que possa fazer o que pretendo ou então tenho de escrever uma especificação muito exata do que pretendo que uma equipa técnica faça no site.

No entanto se o cliente deixa de trabalhar connosco é porque não está satisfeito com alguma coisa. Se o penalizar-mos apenas estamos a alimentar argumentos para falar mal dos serviços da empresa.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Ora bem, está a acontecer uma discussão interessante aqui: A Lesson to Deadbeat Clients: Why you should never, never rip off an SEO  http://sphinn.com/story/73639

E ainda um artigo engraçado em Think Twice Before Not Paying Your SEO Firm http://www.seroundtable.com/archives/018308.html

O outro lado da moeda, em
Fire Your SEO Firm? Be Careful They Don't Take Revenge
http://www.seroundtable.com/seo-firm-evil-13724.html
Offline

wtktech 
Membro
Mensagens 99 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Também presto serviços de SEO. Nunca tive problemas a nível de pagamento pois preço sempre o pagamento primeiro, se o cliente deseja o serviço vai ter que pagar.

Isto do pagamento depois do serviço nunca me agradou, dependendo também da relação com o cliente.

Diogo Mateus.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Também presto serviços de SEO. Nunca tive problemas a nível de pagamento pois preço sempre o pagamento primeiro, se o cliente deseja o serviço vai ter que pagar.

Isto do pagamento depois do serviço nunca me agradou, dependendo também da relação com o cliente.

Diogo Mateus.
E como fazes num serviço de consultadoria mensal? A questão é essa..
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Fica a minha partilha. Redigir um contrato de prestação de serviços, assinar, trabalhar e receber. Simples? Claro... mas e quando falham com o pagamento? Sugestão: procurar um bom advogado que costume trabalhar com freelancers (geralmente cobram menos por consulta), enviar uma carta RAR a solicitar o pagamento sob pena de avançar por via judicial. Geralmente resolve-se logo à partida. Em alguns casos, se for para avançar por via judicial, pede-se apoio judiciário (para quem não pode pagar) e no fim quando tudo ficar resolvido para o lado do freelancer, o cliente pagas as custas etc. e uma "pequena" indemnização. Fica a dica/partilha, já o fiz no passado com uma conhecida plataforma de afiliados e recebi tudo o que tinha a receber. Se precisarem do contactos disponham.