AMP - Vale a pena?

Lida 1132 vezes

Aderio

Membro
Vale a pena fazer a "migração"? Se há alguém a usar, alguém notou alguma variação favorável nos resultados?
Corrijam-me se estiver errado, basicamente é um "site" que é criado em paralelo optimizado para o movel, certo?

Madsheep

Membro
Olá, ja experimentei e influenciou negativamente o SEO.
Já retirei....

kurtmix

Membro
Se for bem implementado não me parece que afete negativamente o site em termos de seo, porém não creio que melhore significativamente, mas é algo que é bem visto pela google. Há formas de otimizar a velocidade dos sites em versão mobile sem usar AMP, mas na realidade essa é uma forma simples e prática de o fazer.

JFilipe

Membro
Estou tentado a experimentar... vou aguardar por mais alguns testemunhos de quem já experimentou para decidir se vale a pena ou não  :superlol:

Aderio

Membro
Pois, li alguns artigos acerca e acho curioso. E o que me parece mais curioso é, que pelo que percebi, as vantagens na pesquisa em relação às outras paginas parece me bastante relevante, não?

kurtmix

Membro
Ou sou eu que ando a frequentar demasiado este fórum, ou são os admins/moderadores que andam muito ausentes... Quase todos os dias me deparo com tópicos repetidos ou posts spam como este e que ficam sem apagar durante horas...
Esta equipa anda nas festas dos santos populares e deixam a casa abandonada...  ;)

spykerGM

Membro
Ou sou eu que ando a frequentar demasiado este fórum, ou são os admins/moderadores que andam muito ausentes... Quase todos os dias me deparo com tópicos repetidos ou posts spam como este e que ficam sem apagar durante horas...
Esta equipa anda nas festas dos santos populares e deixam a casa abandonada...  ;)

Bem observado realmente..
Podiam optar por "contratar" novos admins, membros ativos ou os mais antigos, e pronto. :P
Eu uso AMP nos meus blogs e o Google tem sido muito grato enviando muitos usuários acessando por AMP e estou trabalhando muito as minhas palavras chaves para ranqueamento e SEO.
Eu não uso nem vou usar, mas vale a pena em muitos casos. Neste momento, se um site usa AMP e a concorrência não usa, há uma probabilidade grande desse site "roubar" bastante tráfego orgánico à concorrência. Em algumas áreas é quase obrigatório usar o AMP... por exemplo, em sites de notícias quem não usa AMP está lixado. Em Portugal, creio que o AMP é uma das razões para o SAPO ter tido uma subida no tráfego nos últimos meses.

Tenho seguido as sugestões do Google antes da maioria das pessoas. Quando começaram a falar em sites responsivos, investi tempo e dinheiro a mudar todos os sites... Em alguns sites, depois de ~1 mês, o tráfego mobile começou a subir bastante e hoje é 80% das visitas. Comecei a preparar a mudança para HTTPS antes de dizerem que seria um dos factores para ranquearem os sites... fiz isto porque estava (e estou) preocupado com a privacidade e segurança dos meus utilizadores. Mas isto do AMP infelizmente vou ter que passar... Não só temos que criar uma página com markup especial só para o Google, como também somos limitados no que podemos usar. Depois não me agrada a ideia de ter que usar um markup especial, em vez do HTML normal, só porque sim. Para não falar na questão do URL, nos scripts necessários para as páginas carregarem e de ser uma coisa que está ligada ao Google.

Quando fiz a mudança para HTTPS aproveitei para dar uma limpeza séria nos sites. Removi fontes, widgets das redes sociais, sistemas de comentários externos, plugins pesados, css desnecessário, cortei no número de requests, etc e passei a usar uma CDN com cache agressiva para as páginas (e para o conteúdo das páginas) e formatos novos (webp, por exemplo) para diminuir o tamanho das páginas em alguns browsers. A publicidade, o único conteúdo externo que não posso remover, ou está dentro de iframes (que não bloqueiam o carregamento da página) ou são scripts async. Basicamente tentei fazer o que o AMP faz, mas sem usar o AMP.

Se isto não for suficiente para o Google, pá, é uma pena. Apoio muitas das decisões que tomam (sites mais leves, ligações tls mais seguras, etc) mesmo quando me dão algumas dores de cabeça, mas não vou usar o AMP nem alternativas que metam o controle da internet nas mãos de uma ou duas empresas.
Em termos Brasil AMP eu digo que é necessário as conexões por mobile são ruins 3G e 4G funciona de forma precária e a ideia do serviço AMP é direcionar o usuário mobile para uma navegação mais rápida, mas cada um é um caso diferente.
Instalei, mas ainda não percebi melhora significativa no tráfego.
Instalei, mas ainda não percebi melhora significativa no tráfego.

Quanto tempo você esta usando amp? O meu senti um pouco de resultado + - 6 meses depois que instalei o plugin.