← Startups

Kiva.org | Empreendedorismo social

Lida 3189 vezes

Offline

Luís Torres 
Editor
Mensagens 748 Gostos 2
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3

Encontrei esta plataforma de empreendedorismo social e achei interessante partilhar convosco:

Citar
Em 2005 surge uma entidade que, sem fins lucrativos, vem permitir, a todos e a cada um de nós, participar activamente na irradicação do flagelo que é a pobreza nalgumas regiões do mundo. Kiva.org é uma organização através do qual podemos apoiar e monitorizar o trabalho de pessoas específicas que precisam de pequenas quantias de dinheiro para criar ou melhorar os seus negócios. Uma ideia original que mistura o conceito de micro financiamento com o poder das redes sociais. O resultado é uma inteligente, reconfortante e eficaz forma de fazermos parte de um verdadeiro empreendedorismo social.

Basta registarmo-nos no site Kiva.org e seleccionar um empreendedor. O investimento pode ser de 25 dólares (20€, aproximadamente). Uma vez reunido o montante necessário para o projecto em causa, a organização fará chegar esse dinheiro ao empreendedor. Durante os meses seguintes poderá monitorizar o projecto e, quase de imediato, começará a devolução do investimento. À medida que for recuperando o montante investido, poderá decidir ficar com ele ou reinvestir noutro projecto, há algo que não esquecerá... acaba de ajudar a mudar a vida de alguém que, com vontade, trabalho e talento, interfere positivamente numa das muitas zonas pobres do mundo.

Até hoje, através do Kiva.org, já foram realizados empréstimos num montante global de quase 200 milhões de dólares. O número de pessoas que já deram o seu contributo é superior a meio milhão e o de empreendedores ajuda quase chega a esse valor. E, atenção, o dinheiro não se perde. A percentagem de projectos que correm bem e cujo o investimento é restituído, a todos os que acreditamos, é de 98,92%.

Trata-se de verdadeiro ativismo online, feito de forma segura, inteligente e pedagógica. Por vezes aplaudimos o trabalho filantrópico de alguns notáveis , mas percebemos não ter recursos para uma atitude idêntica. Através desta original organização, e com cerca de 20 euros, podemos investir em alguém e ter o prazer de ajudar a mudar um pedaço do mundo.

Para um empreendedor de um país pobre, poder adquirir uma máquina de costura ou um frigorífico pode significar duplicar o seu rendimento ou até empregar um familiar. É aí que "muitos a emprestar pouco" pode fazer a diferença.