← Joomla

Edição de Template

Lida 5048 vezes

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Pela primeira vez na minha vidinha tenho um site Joomla em mãos com um Design que preciso de alterar quase que de alto a baixo. Enquanto que no Wordpress vou a Themes > Edit e edito as páginas todas do mesmo, no Joomla não sei bem como o fazer e acreditem que já me meti a ler tutorials e a ver vídeos. Aquilo é mais que confuso.

Portanto, alguém me consegue explicar resumidamente o que tenho que editar para editar o template? Tenho que editar os Módulos e depois o HTML do theme? Basta os Módulos? Tenho que editar pelo Cpanel/FTP ou só pelo Painel do CMS consigo-o fazer?

Agradeço imenso a quem me esclarecer.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Consegues fazê-lo pelo painel. Apesar de não ser aconselhável, tal como no wordpress. Deves ter os ficheiros no teu pc e editar a partir de software.

Tens de ter atenção ao que estás a fazer. Em joomla hoje em dia existem muitas framework de templates.

granty
t3
warp5
morph

(quase todos os clubes de templates têm a sua framework)

Mas basicamente é igual aos outros todos html+css
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E portanto, o Editor no Wordpress é equivalente ao quê no Joomla? Gestor de Módulos? Editar HTML do theme?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

E portanto, o Editor no Wordpress é equivalente ao quê no Joomla? Gestor de Módulos? Editar HTML do theme?

Mais ao menos...

Modifica os ficheiros no dreamweaver, notepad++, notepad2, onde quiseres. E passa-os por FTP. O melhor até é fazer tudo em servidor local.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Se queres editar o design não te preocupes com os módulos.

Exporta a pasta do template para o pc e utiliza uma das ferramentas indicadas pelo Nuno. Os módulos são equivalentes, mais ou menos, aos widgets do wordpress - pelo menos é como eu os "arrumo" na minha compreensão.

Se não queres exportar a pasta para o pc, então instala o firebug no firefox e faz as alterações de css no browser e depois copias e colas no editor do template no joomla - mas claro, se as alterações ao design são profundas (mais do que css) então terás mesmo de trabalhar offline.
Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Eu cá faço a edição em Dreamweaver.

Os ficheiros a editar podem ser entre dois a muitos, conforme a organização do template. Não conheço o desenvolvimento de templates em Wordpress para fazer comparações.

Em suma: ma pasta do template tens o index.php que se refere à estrutura base do template e, regra geral, uma pasta CSS com o template.css.

No entanto, conforme os templates, podes encontrar uma pasta "HTML" com subpastas para vários módulos e/ou componentes, com ficheiros php que são templates para esses mesmo componentes (isto se os programadores dos módulos e componentes respeitaram a estrutura de código MVC do Joomla 1.5)

Para muitos módulos e componentes ainda vais que descobrir que muitos deles usam os seus próprios ficheiros CSS que controlam o layout dos componentes/módulos e que também devem ser editados... e cabe-te a ti encontrar onde foram eles gravados (pois infelizmente muitos programadores Joomla - eu incluído :soumuitoburro: - não cumprem à risca a orgzanição dos ficheiros)

Enfim... os manuais que encontrei são fracos, foi aprendendo com muitas cabeçadas na parede que lá cheguei.

Nunca usei as ferramentas referidas, foi sempre com Dreamweaver que fiz as coisas. Boa sorte, meu amigo... vais queimar muitas pestanas.
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Olá,

Gostava de contribuir para o forum e achei que este tópico é porreiro para começar.

Iniciei-me no Joomla em Novembro de 2009 e ao ínicio tive alguma dificuldades em perceber o esquema do CMS, pesquisei muito e agora já posso dizer que sei algumas coisas.


Quando comecei a desenvolver o site não me preocupei muito com o template que estava a usar, depois quando chegou a parte do design aí é que a coisa ficou mais séria.

Li um bocado sobre templates e descobri que é muito agradável de se trabalhar com o beez (template de origem), cheguei à conclusão que por alguma razão o beez é fornecido no joomla de inicio.

O beez já tem a tal pasta HTML de CSS para vários módulos específicos, como o Modulo do Login, Registo, etc

O template tira muito partido das CSS, mas como já foi dito anteriormente, em joomla tens que ter o site no teu PC também e editares aí, depois tens que o exportar.


Para editar uso o notepad++, para exportar o FileZilla por FTP e para o servidor no meu PC uso o xampp


Espero ter ajudado
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Consegues fazê-lo pelo painel. Apesar de não ser aconselhável, tal como no wordpress. Deves ter os ficheiros no teu pc e editar a partir de software.

Tens de ter atenção ao que estás a fazer. Em joomla hoje em dia existem muitas framework de templates.

granty
t3
warp5
morph

(quase todos os clubes de templates têm a sua framework)

Mas basicamente é igual aos outros todos html+css
Um exemplo de software em que possamos obter previews ?
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Faz assim, tens que colocar o teu site no teu PC, para isso instalas o xampp que já tras o servidor apache, mysql

para isso pesquisa xampp no google e tá lá o site deles, sacar e instalar.

depois vais à pasta do xampp no disco C: e la dentro encontras uma pasta htdocs. Colocas na htdocs a pasta com o teu site em joomla.

Abres o xampp e depois o MySQL, escolhes a lingua English, depois Security e depois dás uma password para a base de dados e outra para quem acede à zona onde te encontras.

Depois disto vais ter que criar uma base de dados, convém que seja do mesmo nome da do servidor, caso contrário tens que alterar o configuration.php dentro da página principal do joomla.

Pegas na tua base de dados do servidor e exportas para a MySQL que crias-te no teu PC.


acedes ao site em http://localhost/teu_site


Ficam aqui a faltar uns passos na criação da base de dados, mas já está muito confuso, qualquer coisa diz que continuo a explicação
Offline

basexshop 
Membro
Mensagens 56 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Eu trabalho com joomla faz algum tempo... e tenho tido algumas guerras com os templates.

Quando necessito alterar um template, descompacto o ficheiro zip no meu disco, ficando assim com a estrutura toda do template... html, php, css, imagens... tudo muito bem organizadinho e de fácil acesso....

Após ver no resultado do site com o template original (sem alterações) identificados os locais a alterar, vou à pasta do mesmo tempalte descompactada no disco, procuro os ficheiros (ex: header.jpg, altero para a imagem que quero no paint.net e guardo no mesmo local substituindo a original)... depois por ftp faço a transferência dos ficheiros por mim alterados localmente para o local correcto no servidor que é dentro da pasta templates.

Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Um exemplo de software em que possamos obter previews ?
Offline

basexshop 
Membro
Mensagens 56 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Eu utilizo o proprio joomla (site) para efectuar as previews...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Um exemplo de software em que possamos obter previews ?

Não estás a perceber. Usas o xampp, como já foi indicado, ou o easyphp. Este software vai emular um servidor de alojamento dentro do teu pc. Logo podes pré-visualizar directamente o site no teu pc e o que estás a alterar, e depois de teres o site feito é que passas para a web.

(isto serve para qualquer plataforma, é a melhor forma de trabalho e a maneira correcta de fazer as coisas).
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É isso que queria fazer ! Vou ver se consigo, se não conseguir terei que pedir ajuda a alguem !
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@Nuno podes explicar como usas uma framework? pode ser para joomla. sff