← Conversa Geral

Termos de "internet"

Lida 3828 vezes

Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ora bem, eu decidi criar este tópico porquê? Perguntam vocês e com muita razão, diga-se de passagem. Eu respondo da seguinte maneira, sei que neste fórum existe muitas pessoas "enganadas" em certos termos utilizados hoje em dia na internet. Então decidi criar este tópico com algumas expressões que me lembrei e são bastante usadas, quer em chats, quer em fóruns, quer em jogos, etc.

PS: Muita gente pode achar isto parvo, mas eu acho que antes ser-se informado que ignorante pro resto da vida. Só a minha opinião, por mim toda a gente é livre de me criticar por isto, mas eu prefiro ser informado a ser ignorante.

Então aqui vamos começar...

- TERMO SCRIPT KIDDIE ou LAMMER

Citação de: "Minha introdução"
Muita gente pensa que um lammer das duas uma, ou é granda leet e sabe bue, ou então da maneira mais acertada, pensam que é um cromo que pensa que sabe e não "pesca nada daquilo". Vamos então verificar o que realmente lammer ou script kiddie quer dizer.


Citação de: "Definição"
Script Kiddie (garoto dos scripts, numa tradução literal) é o nome atribuído aos grupos de crackers inexperientes (geralmente das camadas etárias mais novas) que desenvolvem atividades relacionadas com segurança da informação utilizando-se do trabalho intelectual dos verdadeiros especialistas técnicos, não possuem conhecimento de programacao, e não está interesado em tecnologia, e sim em ganhar fama ou outros tipos de lucros pessoais.

Cerca de 95% dos ataques virtuais são feitas por Script Kiddies, eles utilizam exploits, trojans e ferramentas de cracking para alcancar seus objectivos. Scriptkiddies custumam usar "leet speak" em seus nicks, e se indentificarem pelas suas ações como defacer(quem altera o conteúdo original de websites, geralmente tendo acesso ao sistema, realizando Defacement), carder (fraudadores de cartões de crédito), banker(fraudes bancárias), entre outros. Outro termo comum para indentificar Script Kiddies é o termo hax0r uma mistura de "hacker" com leet speak"; geralmente, "hax0rs" se refere a Script Kiddies.

Esta expressão é utilizada com fim pejorativo, afinal, a maioria dos Script Kiddies não possui o conhecimento de um cracker ou black_hat experiente. Uns são curiosos aventureiros no mundo virtual, que estão apenas descobrindo a internet e que procuram seguir o caminho para usufruir do servidor, outros já detêm conhecimento e querem apenas se divertir. Os Script Kiddies apenas utilizam diversos meios e ferramentas de ambas as áreas para realizar.



- Termo WANNABE

Citação de: "Minha introdução"
Acho que neste aspecto qualquer pessoa que perceba inglês sabe que "wanna" ou "want" quer dizer "quer" e "be" é do verbo "to be" que por sua vez é o verbo "ser ou estar", neste caso sendo "ser", ficando "quer ser". Acho que não existe muitas dúvidas aqui.


Citação de: "Definição"
Termo vem do inglês Want-to-be (quer ser), e geralmente é empregado para classificar de forma pejorativa os aprendizes de técnicas de computadores que demonstram uma atitude de especialista.



- Termo CRACKER

Citação de: "Minha introdução"
Bem, há quem pense que "cracker" é uma pessoa que faz "cracks" de programas. Pensando assim até tem razão, pois um "cracker" quebra sistemas, podendo incluir-se programas como está claro.


Citação de: "Definição"
Cracker é o termo usado para designar quem quebra um sistema de segurança, de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 pelos hackers em defesa contra o uso jornalístico do termo hacker.o uso deste termo reflete a forte revolucao contra o roubo e vandalismo praticado pelo cracking.

Tipos de Crackers

   1. Crackers de sistemas: piratas que invadem computadores ligados em rede.
   2. Crackers de programas: piratas que quebram proteções de software cedidos a título de demonstração para usá-los por tempo indeterminado, como se fossem cópias legítimas(warez).
   3. Phreakers: piratas especialistas em telefonia móvel ou fixa.
   4. Desenvolvedores de vírus, worms e trojans: programadores que criam pequenos softwares que causam danos ao usuário.
   5. Piratas de programas: indivíduos que clonam programas, fraudando direitos autorais.
   6. Distribuidores de warez: webmasters que disponibilizam em suas páginas softwares sem autorização dos detentores de direitos autorais.

Motivações dos Crackers

# Pichadores digitais: agem principalmente com o objetivo de serem reconhecidos. Desejam tornar-se famosos no universo cyberpunk e para tanto alteram páginas da internet, num comportamento muito semelhante aos pichadores de muro, deixando sempre assinado seus pseudônimos. Alguns deixam mensagens de conteúdo político o que não deve ser confundido com o ciberterrorismo.

# Revanchista: funcionário ou ex-funcionário de alguma empresa que por qualquer motivo resolve sabotá-la com objetivo claro de vingança. Geralmente trabalharam no setor de informática da empresa o que facilita enormemente seu trabalho já que estão bem informados das fragilidades do sistema.

# Vândalos: agem pelo simples prazer de causar danos a vítima. Este dano pode consistir na simples queda do servidor (deixando a máquina momentaneamente desconectada da Internet) ou até mesmo a destruição total dos dados armazenados.

# Espiões: agem para adquirirem informações confidenciais armazenados no computador da vítima. Os dados podem ter conteúdo comercial (uma fórmula de um produto químico) ou político (e-mails entre consulados) ou militar (programas militares).

# Ciberterroristas: são terroristas digitais. Suas motivações são em geral políticas e suas armas são muitas, desde o furto de informações confidenciais até a queda do sistema telefônico local ou outras ações do gênero.

# Ladrões: têm objetivos financeiros claros e em regra atacam bancos com a finalidade de desviar dinheiro para suas contas.

# Estelionatários: também com objetivos financeiros, em geral, procuram adquirir números de cartões de créditos armazenados em grandes sites comerciais. Geralmente utilizam uma técnica chamada "Phising Scam", enviando por e-mail um programa que é executado por algum usuário, tendo acesso às suas informações.

Cracking O acto de quebrar a segurança de um sistema, ao contrário do que é esperado, geralmente não é nescessário nenhum brilhantismo hacker para realizar, mas de ficar repetindo uma série de tentativas a explorar (exploitar) as vulnerabilidades conhecidas do sistema alvo. Geralmente a maioria dos crackers sao medíocres hackers.

Cracking O acto de quebrar uma senha ou criptografia atravez de bruteforce, tecnica de "tentativa e erro", onde todas as possibilidades sao tentadas.

Cracking é o nome dado a ações de modificações no funcionamento de um sistema, de maneira geralmente ilegal, para que determinados usuários ganhem algo com isso.

Cracking remover a protecao contra copia de softwares, com o objetivo de burlar licenças de uso. Crackers difundem, pela Internet, programas para gerar códigos seriais, patches, cracks e outros códigos para a liberação de softwares proprietários.



- Termo HACKER

Citação de: "Minha introdução"
Acho que neste termo não existem muitas dúvidas, pelo menos que tenha reparado, mesmo assim ficará aqui a informação sobre este termo.


Citação de: "Definição"
Hacker: Palavra usada originalmente no MIT na década de 50 para definir pessoas interessadas pela (então iniciante) era da informática. Essa definição diz que um “hacker” é um pessoa que consegue “hackear”, verbo inglês “to hack”. Define que “hack” é o ato de alterar alguma coisa que já está pronta ou em desenvolvimento, deixando-a melhor.

Nesse sentido, os hackers seriam as pessoas que criaram a Internet, que criaram o Linux, fizeram do sistema operacional Unix o que ele é hoje, mantém a Usenet, fazem a World Wide Web funcionar, e os especialistas em segurança das grandes empresas.

Com o passar dos anos, esses primeiros “hackers” passaram a utilizar o verbo hack para definir não somente as pessoas ligadas a informática, mas sim os especialistas em diversas áreas. O "Hacker How-To" (Como se tornar um Hacker [1]), de Eric S. Raymond define isso da seguinte forma:

Existem pessoas que aplicam a atitude hacker a outras coisas, como eletrônica ou música — na verdade, você pode achá-la nos mais altos níveis intelectuais de qualquer ciência ou arte. Os hackers de software reconhecem esse espírito aparentado em outros lugares, e podem chamá-los de hacker também — e alguns dizem que a natureza hacker é de fato independente do meio particular no qual o hacker trabalha.

É importante lembrar que existe toda uma cultura por trás desse sentido da palavra hacker. A Cultura Hacker define diversos pontos para estilo e atitude e, por mais que pareça estranho, muitas das pessoas que se tornam os chamados programadores extraordionários possuem esse estilo e atitude naturalmente.



- Termo LEET

Citação de: "Minha introdução"
Neste termo também penso não haver muitas dúvidas, quem joga ou já jogou um jogo online como por exemplo jogos de Acção ou Guerra, citando, Counter Strike, Unreal Tornament, Medal of Honor, America's Army, Call of Duty, etc, saberá que este termo poderá ser usado de duas formas. Uma delas é designar uma pessoa "gozando-a" que é uma merda, desculpando-me pelo termo. Também há quem diga que um leet é uma pessoa que percebe muito do assunto, aí fica a minha dúvida, acho que é dividido.


Citação de: "Definição"
Leet é uma forma de se escrever o alfabeto latino usando outros símbolos em lugar das letras, como números por exemplo. A própria palavra leet admite muitas variações, como l33t ou 1337. O uso do leet reflete uma subcultura relacionada ao mundo dos jogos de computador e internet, sendo muito usada para confundir os iniciantes e afirmar-se como parte de um grupo.

Leet veio da pronúncia da palavra elite em inglês, no sentido de que o usuário que escreve em leet faz parte de uma elite dentro da comunidade. A expressão surgiu nos anos 80 como uma forma de taquigrafia (veja Internetês), devido à baixa velocidade dos modems da época.

Com o surgimento de BBS e outros grupos de discussão, o leet se diferenciou do internetês pelo uso de símbolos e números no lugar das letras para contornar os mecanismos de auto-censura desses grupos, que proibiam o uso de palavras de baixo calão ou que pudessem estar contidas em mensagens ilegais (como hacker ou maconha). Adicionalmente, era mais difícil expulsar de uma discussão um usuário cujo nome estivesse escrito em leet porque era necessário digitar o nome.

Nos anos 90, o leet continuou a evoluir naturalmente pela substituição de palavras por formas populares ou erros comuns de digitação (por exemplo, the é escrito teh, you é escrito joo ou j00). Palavras próprias do leet também foram cunhadas, geralmente baseadas em abreviaturas da língua inglesa, como LOL (de Laughing Out Loud, ou rindo alto).
Imagem:PlaneShift screenshot 5.png
Exemplo de MMORPG

Nessa época, ele também passou a ser usado em contextos mais amplos, para confundir ou afirmar uma atitude, e se popularizou entre os usuários de jogos online e MMORPGs. Também se tornou comum o uso do leet de forma irônica, como uma crítica a pessoas viciadas nesse jogos. Assim como roupas e gírias, o leet passou a ser uma forma dos jovens se diferenciarem também na internet.



- Termo CHEATER

Citação de: "Minha introdução"
Outro termo utilizado essencialmente em jogos. Um cheater é uma pessoa que utiliza "batotices" ou mais propriamente bugs que são encontrados e possivelmente utilizados para "ser melhor que os outros".


Citação de: "Definição"
O termo cheat traduz-se para portuguesa como trapaça ou batotice, embora nem sempre um cheat seja batotice. O termo é utilizado como gíria dos aficcionados por jogos electrónicos para designar códigos e truques especiais durante o jogo. Porque estes resultam muitas das vezes em super-poderes, ou em revelações do segredo do jogo, são por vezes considerados como batotice. Assim, um cheater é, na maioria das vezes, um batoteiro.



- Termo DEFACER

Citação de: "Minha introdução"
Neste termo acho que também não existe dúvidas para quem o conhece. É simplesmente uma pessoa que gosta de estragar, simplesmente, mas que o sabe fazer.


Citação de: "Definição"
DEFACER

Defacement ou deface, é o ato que alguns crackers e script kiddies fazem. A tradução usual do termo é "desfiguração".

Consiste em modificar a página inicial de um site ou qualquer parte dele por uma previamente feita por eles. Algumas vezes por motivos políticos, outras por simples brincadeira. Também conhecidos como pichadores virtuais, agem como os pichadores de muro, deixam sua mensagem e pseudônimo.

Um famoso site que registra essas façanhas é o Zone-H.

Grupos famosos de deface são: OutLaw Group (Líder Pharoeste). h4ck3rsbr (Líder pitt3r_p4rk3r). kernel_panic (Líder acidcode). Red_Eye (Lider C4$p3r). Hacktivistas (Lider RHFactor).



- Termo NOOB

Citação de: "Minha introdução"
Uma pessoa noob, é uma pessoa ainda muito novata em certo assunto. Como a definição abaixo explica, é simplesmente um "recém-nascido" de uma certa coisa.


Citação de: "Definição"
Newbie é uma palavra inglesa para novato ou ainda, neófito. Embora algumas pessoas achem que o termo varie do inglês "new boy" ("garoto novo"), o certo é que a origem de newbie vem de New (novo) + Bio (vida). Seria algo como "recém nascido", ou, por contextualização, "recém chegado".

O termo é amplamente utilizado na Internet, para designar pessoas recém-chegadas. Também é usado, erroneamente, para designar uma pessoa sem experiência ou com menos experiência do que quem chama.

O termo geralmente é considerado como um insulto, embora em muitos casos mais pessoas de mais experiência usem com o propósitos de reforçar sua inexperiência em um campo ou área específico, em questão.

Variações:

   1. newbie
   2. newby (variação de newbie)
   3. newb (abreviação de newbie)
   4. newba (outra variação de "newbie" só que com um toque brasileiro)
   5. Nilba (outra variação em português)
   6. noob (uma variação fonética de newbie, considerada muitas vezes mais agressiva), traduzido para português como nabo e se fala como Núb
   7. n00b (variação Leetspeak para "noob")
   8. nub (outra variação de "noob")
   9. nubito (variação carinhosa de noob para amigos mais próximos)



- Termo NERD

Citação de: "Minha introdução"
Este termo geralmente é bastante utilizado a pessoas que "não largam o pc". É uma pessoa que não tem vida própria e se for preciso passa tardes inteiras agarrado a um pc, a jogar e a fazer coisas que não cabem na cabeça da maioria.


Citação de: "Definição"
Nerd é um estereótipo que pode levantar muitas questões sobre seu real significado. A maioria das pessoas o definiria como um anti-social cujos interesses recaem sobre tecnologia, coleções, RPG, HQ entre outras. Geralmente é empregado de forma pejorativa. Porém, como em todas as generalizações, isso limita muito a visão sobre as pessoas que se encontram nesse perfil. Os nerds são tão variados em seus gostos quanto quaisquer pessoas são variadas entre si.

No Brasil, chama-se de C.D.F. (lê-se cê-dê-éfe) de forma ofensiva aquele nerd que se dedica exageradamente aos estudos (usa-se a sigla ou acrônimo CDF como sendo "Cu De Ferro"). Entretanto, existe uma diferença básica entre "nerds" e "cdf´s", enquanto os nerds têm um talento natural para o conhecimento (QI's altos geralmente), os cdf´s dedicam horas a fio para adquirí-lo e muitas vezes em caráter pragmático imediatista, como para se sair bem em uma prova por exemplo.



- Termo GEEK

Citação de: "Minha introdução"
Este termo é bastante utilizado no mundo da internet. Normalmente chama-se a uma pessoa nerd quando é uma pessoa viciada em tecnologia e informática, englobando todos os assuntos deste mundo informático.


Citação de: "Definição"
Normalmente é o nerd que gosta de tecnologia e informática.



- Termo OTAKU

Citação de: "Minha introdução"
Estou certo que a maioria das pessoas que estão a ler isto nunca ouviram falar deste termo. Eu próprio não o costumo ver muito por ai "a circular". É um termo usado para pessoas que são dedicadas ou "agarradas" ao anime por exemplo.


Citação de: "Definição"
São os fãs de animações japonesas (anime) e quadrinhos (mangá)



- Termo SPAMMER

Citação de: "Minha introdução"
Estou convicto que é um dos termos mais utilizados hoje em dia no mundo da internet. Um Spammer acho que é algo que toda a gente deverá saber o que significa à partida. É uma pessoa que por exemplo envia e-mails ou mensagens em massa sem interesse nenhum. Pode também ser algo como perguntarem se o trabalho que fizeram foi bom e ele responder que "Se não chover amanhã vai estar um rico dia!".


Citação de: "Definição"
Simultaneamente ao desenvolvimento e popularização da Internet, ocorreu o crescimento de um fenômeno que, desde seu surgimento, se tornou um dos principais problemas da comunicação eletrônica em geral: o envio em massa de mensagens não-solicitadas. Esse fenômeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spam e seus autores como spammers.

Apesar da existência de mensagens não-eletrônicas que podem ser comparadas a spam, como por exemplo folhetos promocionais não-solicitados, o termo é reservado aos meios eletrônicos devido a motivações que tornam tais meios muito mais propícios ao crescimento do fenômeno do que outros.

Embora algumas leis a respeito do assunto já tenham sido aprovadas, ainda não existe uma legislação definitiva que regule a prática do spamming ou a caracterize como sendo crime. Apesar desta atual indefinição legal, diversas entidades governamentais, comerciais e independentes declaram que o spam é um dos maiores problemas atuais da comunicação eletrônica.

Este artigo fornece uma visão geral do spam, abordando características que independem do tipo ou meio de envio, exceto quando especificado.



Pronto, ficamos por aqui, não me lembrei de mais. Acho isto o essencial e como já citei acima, antes informado que ignorante, não é verdade? Estou certo que muita gente concordará comigo.

Todos os textos têm expressões Brasileiras (Português do Brasil) mas estão correctas, e para quem quer saber a fonte, foi retirado da Wikipedia.

Achei bem colocar isto e porque não haver uma certa "discução" saudável?

Fica a sugestão.

 :roll:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ah para ai muita coisa errada...
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

exit, aí é que está, as coisas estão certas, existe é muita gente enganada..lolol

Como já vi pensar que lammer é ser-se um ganda heroi! LOL
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "OFFICER"
exit, aí é que está, as coisas estão certas, existe é muita gente enganada..lolol

Como já vi pensar que lammer é ser-se um ganda heroi! LOL
OFFICER o dono da verdade LOLOL Como podes tu fiar-te em algo que foi escrito na wiki e dizer que os outros estão errados?


Cumps 8)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Essa definição de leet é das coisas mais estúpidas que já li... mas enfim, já que que quem escreveu isso é o dono da verdade e razão!

Já agora pensar que isso está tudo certo é lamme, pensem nisso!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Excelente topico officer  :wink:
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citação de: "Spread"
Citação de: "OFFICER"
exit, aí é que está, as coisas estão certas, existe é muita gente enganada..lolol

Como já vi pensar que lammer é ser-se um ganda heroi! LOL
OFFICER o dono da verdade LOLOL Como podes tu fiar-te em algo que foi escrito na wiki e dizer que os outros estão errados?


Cumps 8)


Não sou o homem da verdade, sei o que li e sei o que aprendi ao longo dos anos e por isso consigo confirmar que as definições estão correctas.

Continuo a dizer, antes informado que ignorante.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se fizeres uma leitura atenta das definições reparas que algumas até se contradizem, alem de outras fazerem pensar exactamente aquilo que as pessoas que as criaram queriam que as pessoas pensassem, efeito placebo? procurem mais sobre o assunto...

Citar
sei o que li e sei o que aprendi ao longo dos anos e por isso consigo confirmar que as definições estão correctas.


E não estamos sempre a aprender?
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim, estamos, mas não sei que definição estás a dizer que se contradiz..