← Hosting

Uptime

Lida 12337 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Existem empresas em Portugal que vivem do alojamento de uns 20 a 50 sites por exemplo, porque prestam serviços de alojamento de alta disponibilidade. Já tive oportunidade de contactar com os técnicos de uma no datacenter e trocar algumas ideias, e se há algo que não garantem são os 100% (garantem sim valores na ordem dos 99,95%). Agora imagina quanto deverá pagar cada um desses sites para rentabilizar o investimento que foi feito em load balancers da F5, firewalls, etc... tudo em failover.... e mesmo assim não têm 100%.

Por isso mesmo, não acho que seja um serviço que vá ser disponibilizado em Portugal, ou que, quem quer que o disponibilize, vá triunfar. Isto, pelo simples facto de não existirem propriamente muitos negócios em Portugal que justifiquem tão elevada taxa de disponibilidade, logo, se não existe procura, também não existirá oferta.

Associar isto aos típicos alojamentos julgo que é como comparar a àgua com o vinho. Associar mesmo taxas elevadas de disponibilidade (na ordem dos 99,95% a 99,99%) a alojamentos de CPanel em servidores com centenas de sites não me parece propriamente credível. Mas pronto... cada um sabe de si.

Seria um bom exercício planificares uma rede junto com o teu professor que visasse a maior disponibilidade possível. É um tema que por acaso acho interessante, e quando aprofundas vês que surgem alguns problemas que nem estavas a pensar inicialmente ou que desconhecias existir. Isto porque, é um tema que exige aliar conhecimento de programação (PHP e MySQL por exemplo), com conhecimento de hardware (para níveis de redundancia), com conhecimentos de redes (para implementação dos switches / balancers / firewalls) e por fim com conhecimento de software (configuração do setup, SAN´s, etc..). As bases de dados e sessões por exemplo são alguns deles, que te obrigam mesmo a adaptar as aplicações ao setup, não tornando a sua implementação assim tão transparente.

Por isso digo ser algo bastante complexo, e que exige domínio de diversas àreas e assuntos não triviais.
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

vobis e worten.pt... que eu me lembre sempre tiveram o mesmo problema..
O site do Modelo (.pt) acontece o mesmo...

Mas estranho que Vobis, Worten, Modelo, Continente, Sonae Sierra, etc é tudo do mesmo grupo e com uns acontece, com outros não...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

marsu, eu sei que ninguem em portugal nenhuma empresa de simples alojamento web tem 100% de uptime porque o valor do mesmo é elevadissimo. Porem cada vez mais se ve as empresas obrigarem os fornecedores a terem 100% de disponibilidade. Penso que dentro de anos isso em portugal vai acontecer, a ai so vao triunfar os grandes.


Obrigarem = pagarem para tal?
Offline

rgomez 
Membro
Mensagens 195 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Existem empresas em Portugal que vivem do alojamento de uns 20 a 50 sites por exemplo, porque prestam serviços de alojamento de alta disponibilidade. Já tive oportunidade de contactar com os técnicos de uma no datacenter e trocar algumas ideias, e se há algo que não garantem são os 100% (garantem sim valores na ordem dos 99,95%). Agora imagina quanto deverá pagar cada um desses sites para rentabilizar o investimento que foi feito em load balancers da F5, firewalls, etc... tudo em failover.... e mesmo assim não têm 100%.
(...)

Confirmo (se for o que estou a pensar). E por exemplo o site deles tem apenas uma página com o Logótipo e o contacto. São empresas mesmo dedicadas a fornecer serviços de Altíssima qualidade, e mesmo assim quem nos quer, já não paga um valor nada simpático.

Tal como o marsu também disse, quem tem uma empresa de alojamento sabe que existem vários factores para não se garantir taxas de disponibilidade tão grandes. Consegui-las por um acaso é uma coisa, agora tê-las com base em algo, é outra.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Confirmo (se for o que estou a pensar). E por exemplo o site deles tem apenas uma página com o Logótipo e o contacto. São empresas mesmo dedicadas a fornecer serviços de Altíssima qualidade, e mesmo assim quem nos quer, já não paga um valor nada simpático.

Por acaso não são esses, mas esses nossos "vizinhos" também devem funcionar de igual modo... e também nós vimos como esses 100% poderiam tão facilmente ser quebrados =)